Abertura de Concurso para o Departamento de Fundamentos da Educação
Educação OU Sociologia da Educação” (1 vaga/40h) e “Psicologia Educacional” (2 vagas/40h).
16 DE MAIO
NOITE – Auditório do CCHS – Campus II (Barroso, 1202)
Abertura: 19h – Apresentação do Grupo Vocal do Corredor
Palestra: 19h30min “A conjuntura atual e seus impactos na educação e na formação de professores”.Palestrante: Profª. Dra. Russel Dutra da Rosa – Faced/UFRGS
Debate: 20h30min
17 DE MAIO
MANHÃ – Auditório II do CeArt (Álvaro Chaves, 65)
FaE: os Curso de Licenciatura e o Curso de Pedagogia Noturno
1ª parte: 8h15min – 10h
GT – Fundamentos socio-histórico-filosóficos
GT – Teoria e Prática Pedagógica
GT- Regulamento e Diretrizes da Formação de Professores
GT – Educação Inclusiva
Intervalo: 10h – 10h20min
2ª parte: 10h20 – 11h30min
GT – Fundamentos Psicológicos
GT – Políticas Educacionais
GT – Curso de Pedagogia Noturno
Debate: 11h30min – 12h
TARDE – FaE (salas de aula)
1ª parte: 14h – 16h30min – Debate em pequenos grupos
Intervalo: 16h30min – 17h
2ª parte: 17h – 19h30min (sala 352) – Sínteses dos grupos, debate e encaminhamentos e encerramento do seminário
Pós 20h – Alegoria Casa Bar (Antônio do Anjos, 1040): Confraternização em homenagem aos servidores aposentados da FaE (Elomar, Manuela e Vanderlei)
Conforme anexo.
O trabalho intitulado A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE LEITOR LITERÁRIO: AÇÕES DO PET EDUCAÇÃO 2017-2018, apresentado pelo estudante da Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da UFPel foi premiado no SulPET em Curitiba, PR, realizado entre 28 de abril e 01 de maio de 2018.
A seguir, leia o resumo enviado pelo estudante Leonardo Capra:
INTRODUÇÃOO PET EDUCAÇÃO desenvolve intensa programação que culmina na formação do leitor literário entre os universitários da Pedagogia. Tendo estabelecido parceria com o GELL – Grupo de Estudos em Leitura Literária -, objetiva proporcionar um encontro profícuo com o livro literário, com espaços de letramento e com práticas e metodologias de formação do leitor, além de estender à comunidade escolar e da cidade. O objetivo é propiciar a efetiva relação entre Ensino, Pesquisa e Extensão através de ações que capacitam o estudante a apresentar o livro literário ao público. Oreferencial teórico considera os escritos de Ana Maria Machado (2002), Bartolomeu Campos de Queirós (2009), Beatriz Cardoso (2014), Cristina Maria Rosa (2017), Graça Paulino (2014), Lígia Cademartori (2014), Regina Zilberman (2003), Tzvetan Todorov (2012) e Yolanda Reyes, entre outros.
De cunho qualitativo, a metodologia adotada é integrada por três ações: estudo (formação), experimento (ação) e reflexão (avaliar e divulgar). Entre as ações ocorridas em 2017 – micropolíticas de leitura literária – destaco: 1. Formação do leitor literário, através da participação em disciplina, cursos e eventos de letramento; 2. Integrar como leitor e mediador a Sala de Leitura Erico Verissimo; 3. Integrar a equipe da pesquisa “Perfil Leitor do estudante da Licenciatura em Pedagogia”; 4. Realização de práticas de leitura literária em escolas públicas da cidade e região; 5. Integrar o grupo que realiza o “Espetáculo literário no Museu do Doce”, com foco na literatura pelotense; 6. Realizar atividades focadas em datas como o programa “Leitura para meninas”, cujo tema é o diálogo sobre a condição das mulheres na sociedade.
Com os vínculos estabelecidos desenvolvem-se habilidades fundamentais através da mediação literária, desde o contato com o público integrado por crianças, adolescentes, adultos, professores e bibliotecários como com obras, autores e locais plurais de formação. Ao atuar na escola pública e conhecer a intervir com públicos em vulnerabilidade social, criam-se laços fortes e enriquecedores que contribuem para a formação acadêmica e também pessoal.
A proposta do PET EDUCAÇÃO vai ao encontro do que Yolanda Reyes (2010) define como mediador: um agente que torne possível o encontro de um livro e um leitor, estando estes por toda parte e não apenas na escola, mas em toda esfera social e criando modos de ler para si, para seu leitor e para o mundo.
Palavras-chave: Leitor literário; Mediação; Formação docente.
O SulPET é um evento que reúne estudantes do sul do Brasil (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catariana), por alguns dias para dialogar, aprender, estudar, fazer amizades, discutir, discordar e agendar pauta de lutas, além de conhecer o que cada grupo realiza em termos de pesquisa, ensino e extensão em suas universidades de origem. Neste ano, o PET Educação esteve presente com dois trabalhos:
Notícia divulgada no site do PET.
Estão abertas as inscrições para bolsista do projeto EFASUL – formação de professores e corporeidade.
As inscrições ocorrem de 18/04/2018 a 20/04/2018.
Para mais detalhes, consulte o edital abaixo:
Edital para seleção de bolsistas EFASUL
Eleição dos Coordenadores dos Cursos de Pedagogia Diurno e Noturno da Faculdade de Educação (2018).
A Comissão Eleitoral torna público o calendário da eleição de Coordenadores dos Cursos de Pedagogia Diurno e Noturno da Faculdade de Educação.
Período: de 19/04/2018 a 25/04/2018
Local: Faculdade de Educação (Secretaria)
Horário: Das 8has 18h
Pauta: Apresentação das propostasdos(as) candidatos(as).
Data/ Horário/Local: 02/05/2018 –16:30 Curso Diurno
02/05/2018 –20:30 Curso Noturno
Sala 352.
Data: 07/05/2018 e 08/05/2018 das 15:30 até 20:30
Local: Faculdade de Educação
Escrutínio e divulgação do resultado: 08/05/2018 – 21h
O regulamento eleitoral encontra-se publicado na Secretaria da Faculdade de Educação.
Gilsenira de Alcino Rangel – representante docente e presidente
Gustavo Hoffmann Moreira – representante técnico administrativo
Leonardo Capra – representante discente
Pelotas, 17 de abril de 2018.
Mais detalhes podem ser encontrados no regulamento e edital das eleições: Edital eleição para Coordenador do Colegiado dos Cursos de Pedagogia (2018)
| Disciplina | Horário | Professor | Sala |
| Fundamentos Psicológicos da Educação T1 | Terça Tarde | Substituto | 208 CII |
| Fundamentos Psicológicos da Educação T2 | Terça Tarde | Síglia | 210A CII |
| Fundamentos Psicológicos da Educação T3 | Terça Noite | Substitut0 | 205 CII |
| Fundamentos Psicológicos da Educação T4 | Terça Noite | Lourdes | 203 Salis |
| Fundamentos Psicológicos da Educação T5 | Quinta Tarde | Substituto | 201 Salis |
| Fundamentos Psicológicos da Educação T6 | Quinta Tarde | Substituto | 103 CII |
| Fundamentos Psicológicos da Educação T7 | Quinta Noite | Substituto | 102 |
| Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T1 | Terça Tarde | Giana | 301 CII |
| Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T2 | Terça Noite | Armando | 205 Salis |
| Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T3 | Terça Noite | Maria Lúcia | 102 |
| Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T4 | Quarta Manhã | Richele | 305 |
| Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T5 | Quarta Tarde | Armando | 103CII |
| Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T6 | Quarta Tarde | Maria Lúcia | 201 Salis |
| Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T7 | Quarta Tarde | Substituto | 305 CII |
| Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T8 | Quarta Noite | Paulo | 205 Salis |
| Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T9 | Quarta Noite | Substituto | 102 |
| Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T10 | Quarta Noite | Maria Lúcia | 253 |
| Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T11 | Quinta Tarde | Lui | 301 CII |
| Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T12 | Quinta Tarde | Armando | 205 Salis |
| Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação T13 | Quinta Noite | Maria Lúcia | 205 Salis |
| Educação Inclusiva: Pedagogia da Diferença T1 | Quinta Tarde | Madalena | 305 CII |
| Disciplinas Universais do Departamento de Ensino – TPP – EBOPP – Profissão Docente | |||
| Educação Brasileira: Org. e Políticas Públicas (EBOPP)– T1 | Profª Jeane | Seg – Noite | Sala 106 – Sallis Goulart |
| Educação Brasileira: Org. e Políticas Públicas (EBOPP)– T2 | Profª Magda | Seg – Noite | Sala 201 – Sallis Goulart |
| Educação Brasileira: Org. e Políticas Públicas (EBOPP)– T3 | Profª Maria Cecília | Ter – Noite | Sala 106 – Sallis Goulart |
| Educação Brasileira: Org. e Políticas Públicas (EBOPP)– T4 | Profª Magda | Qua – Tarde | Sala 208 – Campus II – Diocesano |
| Educação Brasileira: Org. e Políticas Públicas (EBOPP)– T5 | Profª Magda | Qua – Noite | Sala 201 – Sallis Goulart |
| Educação Brasileira: Org. e Políticas Públicas (EBOPP)– T6 | Profª Jeane | Qui – Tarde | Sala 311 – FaE/CCHS |
| Educação Brasileira: Org. e Políticas Públicas (EBOPP)– T7 | Profª Jeane | Qui – Noite | Sala 253 – FaE/CCHS |
| Educação Brasileira: Org. e Políticas Públicas (EBOPP)– T8 | Profª Magda | Qui – Noite | Sala 201 – Sallis Goulart |
| Teoria e Prática Pedagógica (TPP) – T1 | Prof. Filipi | Seg – Tarde | Sala 313 – FaE/CCHS |
| Teoria e Prática Pedagógica (TPP) – T2 | Profª Elisa | Ter – Noite | Sala 201 – Sallis Goulart |
| Teoria e Prática Pedagógica (TPP) – T3 | Prof. Mauro | Qua – Manhã | Sala 307 – FaE/CCHS |
| Teoria e Prática Pedagógica (TPP) – T4 | Prof. Filipi | Qua – Noite | Sala 106 – Sallis Goulart |
| Teoria e Prática Pedagógica (TPP) – T5 | Profª Denise | Qui – Noite | Sala 106 – Sallis Goulart |
| Teoria e Prática Pedagógica (TPP) – T6 | Profª Denise | Seg – Noite | Sala 204 – Cearte |
| Profissão Docente | Prof. Cleriston e Profª Manuela | Qua – Manhã | Sala 301 – Campus II – Diocesano |
| Profissão Docente | Profª Caroline | Qua – Tarde | Sala 301 – Campus II – Diocesano |
| Profissão Docente | Profª Eliane | Sex – Manhã | Sala HISALES – Campus II – Diocesano |
| Pré-estágio Ens. Fundamental (Geografia) | Prof. Cleriston | Seg – Noite | Sala 202 – Campus II – Diocesano |
*Salis Goulart – RUA FÉLIX DA CUNHA, Nº 520 – CENTRO
* Campus II – Diocesano – R. ALM. BARROSO, 1202 – CENTRO
Quando não indicado, as salas se referem ao prédio do CCHS.
Horário das provas didáticas e defesa de memorial
Edital COODEC 26/2017
Processo UFPEL 23110.006257/2017-80
Informamos, à pedido da Unidade, que as datas das provas e banca examinadora da área de Política Educacional da Faculdade de Educação, processo 23110.006253/2017-00 sofrerão alterações e NÃO SERÃO AS INFORMADAS NO EDITAL DE HOMOLOGAÇÃO.
Assim que recebermos a nova constituição da banca e novas datas e horários para início e fim da seleção, divulgaremos no site do concurso.