Início do conteúdo
    Notícias
  • Atividades SUSPENSAS na Odontologia

    No dia 30/05/2018 (a partir das 12:00hs) e no dia 01/06/2018 (durante todo o dia), estarão SUSPENSAS todas as atividades na Unidade da Odontologia, para que seja realizado o processo de DEDETIZAÇÃO da mesma.

  • Programa de bolsas de estudos na Europa

    Prezados,

    Publicamos mensagem que recebemos sobre Programa de bolsas de estudos na Europa:

    “Caro(a) aluno(a),

    Informamos aos interessados que se encontram abertas as inscrições para o programa de bolsas parciais de estudos na Europa (Londres e Itália), ofertado pela Pearson College London (pearsoncollegelondon.ac.uk) e pela CUOA Business School (cuoa.it).

    Tratam-se de instituições de ensino tradicionais, sem fins lucrativos, com interesse em atender alunos de países emergentes.

    O objetivo desses programas é oferecer a oportunidade ao aluno de aprofundar conhecimentos nas diversas áreas da Administração no período de férias, em conjunto com o desenvolvimento do idioma inglês e uma experiência internacional (objetivos relevantes para jovens profissionais de hoje).

    Neste momento, são oferecidos os seguintes programas:

    • Advanced Topics in Business Management* (Pearson College London)
    • Contemporary Topics in Business Strategy* (Pearson College London)                  
    • International Management & Leadership** (CUOA Business School)
    • Business Strategy & Marketing Management** (CUOA Business School)
    • Operations, Logistics & Lean Management** (CUOA Business School)                     
    • Creativity, Innovation & New Businesses** (CUOA Business School)

     

    *Estes programas oferecem um módulo de inglês para negócios gratuitamente. O programa Advanced Topics in Business Management é destinado exclusivamente a alunos que estejam cursando ou que já finalizaram uma pós-graduação.

    **Estes programas oferecem uma visita opcional à ONU e OMC, em Genebra – Suíça.

    Os cursos têm as seguintes características:

    – Duração: 3 semanas em janeiro ou julho com aulas e atividades em período integral.

    – Idioma: integralmente em inglês, exigindo-se proficiência de nível a partir de intermediário na data da viagem para todos os programas.

    – Processo seletivo de bolsas de estudos: os candidatos devem enviar documentação para concorrer a bolsas parciais de estudos. Os alunos selecionados terão também acesso a preços especiais na hospedagem e um curso de inglês gratuito em Londres. As 36 primeiras solicitações aprovadas serão atendidas, sendo 12 para Londres e 24 para Itália, deixando as seguintes em lista de espera. Neste momento estamos acolhendo solicitações de bolsa para janeiro e julho de 2019, além de janeiro de 2020.

    Os interessados deverão solicitar mais informações sobre os cursos e critérios de concessão de bolsas por meio do endereço de e-mail profricardopbritto@gmail.com até o dia 02 de Junho. Enviaremos folders com o descritivo detalhado do programa e todas as informações cabíveis, além do formulário específico para solicitação de bolsa de estudos.

    Convido você também para assistir aos depoimentos de alunos que já realizaram esses programas: https://goo.gl/8rBwVc

     

    Atenciosamente,

    Prof. Ricardo Britto – profricardopbritto@gmail.com

    Doutor em Administração pela FEA/USP

    Representante da Pearson College London e da CUOA Business School”

  • Funcionamento do Colegiado no dia 17/05/2018

    Prezados,

    Em virtude de convocação para presença em curso ministrado pelo CRA, informamos que no dia 17/05/2018, o Colegiado funcionará na parte da manhã, após esse curso, até as 14 horas.

  • Alteração de sala de Obras em Terra

    Conforme solicitado pelos acadêmicos, informamos que a sala da disciplina de Obras em Terra foi alterada para o prédio da Odonto, sala 711, a partir do dia 14/05 até o final do semestre.

  • Pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Instituições Federais de Ensino Superior

    A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (FONAPRACE) estão realizando a quinta edição da Pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Instituições Federais de Ensino Superior. Os dados, coletados durante o período de matrícula para o primeiro semestre de 2018, são fundamentais por gerarem subsídios para políticas públicas e diagnóstico de como está constituído o corpo discente das instituições federais de Ensino Superior, com a finalidade de auxiliar, sobretudo, nas demandas de assistência estudantil.

    Assim, solicitamos, por gentileza, que respondam ao seguinte questionário:

    https://www.perfil.ufu.br/2018/questionario/?i=634

  • Processo Seletivo para o preenchimento de vaga(s) no Programa Bolsas Acadêmicas

    O Projeto de Ensino Contextualização da representação gráfica na Engenharia, Coordenado pelo/a Professor/a Roger Toscan Spagnolo da Unidade Acadêmica Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas, torna público que realizará Processo Seletivo para o preenchimento de vaga(s) no Programa Bolsas Acadêmicas, de acordo com a Resolução COCEPE 05/2014 e o Edital PRE/CEC/NUPROP Nº 05/18, conforme a identificação do Campo 2 do Edital em anexo.

    Confira o Edital, clicando aqui.

  • Programa Trainee Conglomerado Alfa 2018

     Programa Trainee Conglomerado Alfa 2018.

    Pré-Requisitos:

    • Com até 2 anos de formação – julho/2016 a julho/2018.
    • Empreendedores, dinâmicos, determinados, bom relacionamento interpessoal, pensamento crítico e habilidade para trabalhar em equipe, com excelente formação acadêmica/curricular.
    • Inglês a partir do nível avançado.
    • Alguns cursos que compõem os requisitos básicos do perfil: Administração de Empresas, Economia, Ciências Contábeis, Engenharia, Matemática, Física, Hotelaria, Marketing, Logística, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais ou áreas afins.
    • Disponibilidade para viagens.

    As inscrições só vão até dia 10 de Maio

    Inscrições pelo site: https://www.atsglobe.com/oportunidades/traineeconglomeradoalfa/

  • Monsanto Estágio Agro 2018

    Monsanto Estágio Agro 2018

    A Empregueafro – Consultoria em RH e Diversidade Étnico-Racial, parceira da Monsanto, busca jovens universitários de todo o Brasil para o Monsanto Estágio Agro 2018!

    Perfil
    – Graduandos em Administração, Agronomia, Biologia, Biotecnologia, Engenharias, Estatística, Matemática ou Zootecnia;
    – Formação: Dezembro de 2018;
    – Inglês intermediário (desejável);
    – Pacote Office intermediário (desejável);
    – Disponibilidade para estagiar em qualquer região do país;
    – Disponibilidade para estagiar 40 horas semanais.
    Locais de Atuação
    – Maranhão; – Tocantins; – Pernambuco; – Mato Grosso; – Mato Grosso do Sul; – Goiás; – Minas Gerais; – São Paulo; – Paraná; – Rio Grande do Sul.

    Interessados, favor enviar o seu currículo com o título da vaga no assunto para o email estagio@empregueafro.com.br até o dia 12/04.


  • Acadêmicos com menos de 8 créditos

    Prezados,

    Informamos que os acadêmicos mencionados abaixo estão com menos de 8 créditos, assim precisam entrar em contato com o Colegiado do Curso via e-mail no endereço: ccea.ufpel@gmail.com

    Quem já solicitou matrícula em nova disciplina, favor desconsiderar.

    EVERTON SILVA CRUZ
    GABRIEL DA SILVEIRA ALMEIDA
    MHIKHAIL DE SOUZA AGUIAR
    TAIANE CAROLINE CANDIDO
    TALISSON BERGMANN HARTWIG
    THAISA GOMES CEOLIN
    VINICIUS PEROBA ROSINHA

  • Confirmação de Matrícula

    Informamos que os ingressantes de 2018/1 precisam comparecer no Colegiado de Curso para confirmarem a matrícula nos dias 2 e 3 de abril de 2018.

  • Horários com salas 2018/1

    Horário EA – 2018.1 SALAS16

    •  A disciplina de Obras em Terra foi alterada para o prédio da Odonto, sala 711, a partir do dia 14/05 até o final do semestre.
    • Alteração das salas de Controle e Autom. Industrial – M1 para Anglo – 251.
    • Alteração das salas de Hidrologia T1 (quarta-feira), para a sala 202, Salis.
    • Alteração das salas de Física II e de Mecânica I, para a sala 205, Salis.
    • Alteração da sala de Climatologia Agrícola para sala 207, Salis.
    • Alteração da sala de Projeto de Edif. Agrícolas para sala 107, Campus II
    • Alteração da sala de Met. da Pesq. Cient. e Prod. de Texto para 403 da Cotada
  • Consulta à comunidade acadêmica do Curso de Engenharia Agrícola para eleição de representante da área de Construções Rurais e Ambiência do Colegiado do Curso

    Informamos que foi instaurada a consulta à comunidade acadêmica do Curso de Engenharia Agrícola para eleição de representante da área de Construções Rurais e Ambiência do Colegiado do Curso, conforme descrito no regimento interno do Centro de Engenharias (CENG) e no Regimento Interno do Curso. A seguir, transcreve-se trecho do Edital (em anexo) desse procedimento:

    Consulta à comunidade acadêmica do Curso de Engenharia Agrícola para eleição de representante da área de Construções Rurais e Ambiência do Colegiado do Curso, conforme descrito no regimento interno do Centro de Engenharias (CENG) e no Regimento Interno do Curso.A comissão eleitoral designada em reunião de colegiado Ata No 01/2018 e Portaria CCEA 01/18 convida os docentes da área Construções Rurais e Ambiência que ministram disciplinas para o Curso de Engenharia Agrícola para a eleição de seus representantes no Colegiado do Curso.

    DISPOSIÇÃO DAS VAGAS DE REPRESENTANTES NO COLEGIADO:

    Serão eleitos para o Colegiado do Curso de Engenharia Agrícola:
    – Um representante titular dos docentes da área Construções Rurais e Ambiência, com seu respectivo suplente;

    INSCRIÇÕES
    As inscrições ocorrerão por chapas, compostas por um titular e um suplente.
    Período: 12 a 13 de março de 2018.
    Horário: 14:00hs às 20:00hs
    Local: Prédio do Centro de Engenharias (Cotada) – Sala 303 – Secretaria do Colegiado do Curso de Engenharia Agrícola.

    As demais informações e documentos encontram-se nos seguintes links:

    Ficha de Inscricao – Representação Docente no CCEA 2018

    Áreas EleiçõesConstruções2018

    Edital Representacao Docente no C olegiado Engenharia AgrícolaAREAAMBIENTCIA

  • Quinta-feira, dia 08/03/18

    Prezados,

    Informamos que o Colegiado não realizará atendimentos nessa quinta-feira, dia 08/03/18, em virtude de paralisação do Sindicato dos Técnicos Administrativos.

  • Programa de bolsas de estudos parciais em New York, ofertado pela State University of New York at New Paltz/Albany.

    Caro(a) aluno(a),

    Informamos aos interessados que se encontram abertas as inscrições para o programa de bolsas de estudos parciais em New York, ofertado pela State University of New York at New Paltz/Albany.

    Tratam-se de instituições de ensino tradicionais, sem fins lucrativos, com interesse em atender alunos de países emergentes.

    O objetivo destes programas é oferecer a oportunidade ao aluno de aprofundar conhecimentos nas diversas áreas da Administração no período de férias, em conjunto com o desenvolvimento do idioma inglês e uma experiência internacional (objetivos relevantes para jovens profissionais de hoje).

    Neste momento, são oferecidos os seguintes programas:

    • Strategic Thinking;
    • Marketing & Value Management;
    • Corporate Financial Management;
    • Competitive Project Management;

    Estes programas oferecem um módulo de inglês para negócios gratuitamente, com dupla certificação, uma visita a empresa e uma visita opcional à ONU New York.

    Para alunos que desejam se desenvolver apenas no idioma inglês, dispomos do programa Business English – First Lessons.

    Os cursos têm as seguintes características:

    – Duração: 3 semanas em janeiro ou julho com aulas e atividades em período integral.

    – Idioma: integralmente em inglês, exigindo-se proficiência de nível básico para o programa “Business English – First Lessons” e nível a partir de intermediário para os demais programas.

    – Processo seletivo de bolsas de estudos: os candidatos devem enviar documentação para concorrer a bolsas parciais de estudos. Os alunos selecionados terão também acesso a preços especiais na hospedagem e um curso de inglês gratuito em New York. As 45 primeiras solicitações aprovadas serão atendidas, deixando as seguintes em lista de espera. Neste momento estamos acolhendo solicitações de bolsa para julho de 2018 e janeiro/julho de 2019.

    Os interessados deverão solicitar mais informações sobre os cursos e critérios de concessão de bolsas por meio do endereço de e-mail profricardopbritto@gmail.com até o dia 25 de Março. Enviaremos folders com o descritivo detalhado do programa e todas as informações cabíveis, além do formulário específico para solicitação de bolsa de estudos.

    Você também é convidado para assistir aos depoimentos de alunos que já realizaram estes programas: https://goo.gl/wSr5z3

  •  Programa de Estágio da Raízen em Agosto 2018

    Texto fornecido pela Empresa:

    “A Raízen se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. Criada a partir da junção de parte dos negócios da Shell e da Cosan, crescemos como empresa única, com experiência e ampla penetração no mercado.

    Alguns números da Raízen:

    • Cerca de 30 mil funcionários;
    • Possui 26 usinas produtoras (produz cerca de 2 bilhões de litros de etanol por ano, 4,5 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar);
    •    Presença nos principais aeroportos do país (cerca de 69 aeroportos);
    • 67 terminais de distribuição de combustíveis;
    • Mais de 6 mil Postos de serviço com a marca Shell;
    • Mais de 1 mil Lojas de Conveniência com a marca Select.

    Programa de Estágio Raízen tem como objetivo preparar profissionais para serem líderes no futuro. Pensando nisso, a Raízen desenvolveu um Programa que contempla integração corporativa e desenvolvimento. Ele tem duração de até dois anos e a seleção acontece duas vezes ao ano. A Raízen busca gente com energia!

    Link da página do Processo Seletivo : https://www.raizen.com.br/trabalhar-na-raizen-1

    Pré-requisitos:

    • Cursos: Administração, Agronomia, Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Direito, Engenharias (todas), Estatística, Marketing, Matemática, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Internacionais, Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação;

    • Penúltimo e último ano de faculdade  – (Graduação de dezembro/2018 até julho/2020);

    • Ter disponibilidade para estagiar trinta horas semanais ou estágio integral de seis meses ou um ano;

    • Inglês a partir do nível Intermediário.”
  • Novo prazo para a solicitação de aproveitamento de disciplinas para 2017/2

    Novo prazo para a solicitação de aproveitamento de disciplinas para 2017/2. As solicitações serão recebidas até 21/02/2018.

    Destacamos os documentos necessários para o Requerimento de Aproveitamento de Disciplinas (digitalizados em formato PDF):

    -Requerimento preenchido pelo acadêmico

    -Histórico

    -Ementa da disciplina cursada

  • Aluno do curso de Engenharia Agrícola da UFPel integrou o grupo que foi premiado em 1o. lugar em atividade interna do Treinamento Técnico do NUPEA – ESALQ/USP.

    Aluno do curso de Engenharia Agrícola da UFPel integrou o grupo que foi premiado em 1o. lugar em atividade interna do Treinamento Técnico do NUPEA – ESALQ/USP.
    O aluno Augusto Maciel foi apresentador e auxiliou no desenvolvimento do aplicativo “AviSense”.
    O Objetivo do treinamento é capacitar os acadêmicos em estudos nas áreas de AMBIÊNCIA, ZOOTECNIA DE PRECISÃO E BEM-ESTAR DE ANIMAIS DE PRODUÇÃO.
  • Nova localização da Perícia Médica da UFPel

    Informamos que a Perícia Médica da UFPel está em novo local. A nova localização é:

    Seção de Perícia Médica
    Endereço: Campus Anglo (Rua Gomes Carneiro, 1)  Sala 210 – junto à PROGEP
    Horário de funcionamento: das 8h às 20h (durante período de turno único da Universidade, das 8h às 14h)
    Telefone: (53) 3284-3985
    E-mail: pericia.medica@ufpel.edu.br

    http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2018/01/05/pericia-medica-esta-instalada-no-campus-anglo/

  • Certificados do Projeto de Extensão “Engenharia Agrícola na Expofeira – XXXVI Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Agrícola

    Informamos que os certificados relativos ao Projeto de Extensão “Engenharia Agrícola na Expofeira – XXXVI Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Agrícola”, realizado no período de 10 de outubro a 10 de novembro de 2016, já estão no Colegiado do Curso de Engenharia Agrícola. Salientamos que os acadêmicos devem retirar esses documentos pessoalmente, pois necessitamos das respectivas assinaturas.

  • Egressos da Engenharia Agrícola

    Egressos da Engenharia Agrícola Ufpel​, por gentileza, nos ajudem a atualizar esses dados! Agradecemos!

    https://goo.gl/forms/DpLVSWM0Ue4LlcY13

  • Instalação de aparelhos de ar condicionado nos prédios do Centro de Engenharias

    Informamos que, a partir de hoje, serão instalados vinte aparelhos de ar condicionado nos prédios do Centro de Engenharias. A priorização de instalação ocorreu para salas de aula e laboratórios.
    Solicitamos a colaboração de todos, tendo em vista que teremos ruído gerado a partir do uso de equipamentos necessários para a instalação. Além disso, talvez haja a necessidade de realocação de algumas aulas temporariamente. Neste caso, o docente será avisado com antecedência.
    Em caso de dúvidas, favor entrar em contato com o Engenheiro do Centro de Engenharias, Giusepe –  engenheiro.ceng@gmail.com ou com o Assessor Administrativo, Rafael – coordenacao.adm.ceng@gmail.com.
  • Os Requerimentos de Aproveitamento de Disciplinas e os demais documentos necessários (histórico, ementas de disciplinas) para esse fim devem ser enviados digitalizados para o e-mail do Colegiado do Curso

    Em virtude da implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na UFPEL, informamos que os Requerimentos de Aproveitamento de Disciplinas e os demais documentos necessários (histórico, ementas de disciplinas) para esse fim devem ser enviados digitalizados para o e-mail  ccea.ufpel@gmail.com. O Requerimento deve estar assinado pelo acadêmico. Além disso, os arquivos precisam estar em formato PDF.

    Segue o Requerimento de Aproveitamento de Disciplinas no seguinte link: Formulário-Aproveitamento-de-Disciplina

    Já estamos aceitando tais Requerimentos.

     

  • Requerimentos devem ser apresentados por meio digital em formato PDF

    Em razão da implementação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) na UFPEL, informamos que  todos os requerimentos referentes a procedimentos do Colegiado do Curso devem ser encaminhados ao endereço eletrônico do Curso, por meio digital, em formato PDF. Esses requerimentos devem ser encaminhados para o e-mail do Colegiado da Engenharia Agrícola, que é: ccea.ufpel@gmail.com

  • Programa de Estágio e Trainee 2018 – Cielo

    Cielo, em parceria com a Cia de Talentos, está com inscrições abertas para o seu Programa de Estágio e Trainee 2018.

    CONHEÇA OS DETALHES DOS PROGRAMAS!

     

     

    Programa de Estágio tem o objetivo

    de desenvolver o potencial de jovens talentos em início de carreira com projetos e processos desafiadores do dia a dia. Com acompanhamento contínuo da liderança etreinamentos da Universidade Cielo, você poderá desenvolver competências comportamentais e técnicas essenciais para profissionais de alto potencial.

     

    PRÉ-REQUISITOS ESTÁGIO

    ü  Conclusão do curso de graduação entre dez/2018 e dez/2019;

    ü  Inglês a partir do intermediário;

    ü  Disponibilidade para estagiar 6 horas diárias (30 horas semanais);

    ü  Bons conhecimentos no Pacote Office;

    ü  Para ver a relação de área x cursos clique aqui;

    ü  Início em Janeiro de 2018.

     

     

     

     

    O objetivo do Programa Trainee é de formar um pool de talentos, em um ambiente inovador e dinâmico. Com duração de 12 meses, você terá a oportunidade de desenvolver um projeto desafiador na área escolhida e realizar um job rotation para aprofundar seus conhecimentos em diferentes áreas.

     

     

     

    PRÉ-REQUISITOS TRAINEE

    ü  Conclusão do curso de graduação entre dez/2015 e dez/2017;

    ü  Inglês a partir do avançado;

    ü  Mobilidade e disponibilidade para viagens;

    ü  Para ver a relação de área x cursos clique aqui;

    ü  Início em Janeiro de 2018.

     

     

    Todas as oportunidades são para trabalhar em Alphaville – Barueri/SP

    INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ O DIA 09 DE NOVEMBRO DE 2017.

    Acesse: www.cielo.com.br/carreiras

  • Programa de bolsas de estudos na Califórnia – University of La Verne e California State University

    Caro (a) aluno (a),

    Informamos aos interessados que se encontram abertas as inscrições para o programa de bolsas parciais de estudos na University of La Verne (www.laverne.edu)  e a California State University, Northridge (www.csun.edu) – Estados Unidos.

    Tratam-se de Instituições de Ensino tradicional, privada e sem fins lucrativos com interesse em atrair alunos de países emergentes. As bolsas de estudos referem-se aos programas de férias e correspondem a 70% de redução sobre o custo normal do curso, além de subvenções na hospedagem. O objetivo destes programas é oferecer a oportunidade ao aluno de aprofundar conhecimentos em Administração de Empresas e suas áreas de interesse, em conjunto com o desenvolvimento do idioma inglês e uma experiência internacional – objetivos relevantes para jovens profissionais de hoje.

    Neste momento, são oferecidos quatro programas distintos na University of La Verne: Strategy & Marketing, Finance & Accounting, Leadership & Human Asset Management e Contemporary Topics in Public Administration. A California State University oferece bolsas para o curso Communication, Design & Innovation.

     

    Para alunos com proficiência no idioma inglês em nível básico, há o programa Business English – First Lessons.

     

    Os cursos têm as seguintes características:

    – Duração: 3 semanas em janeiro ou julho com aulas e atividades em período integral

    – Idioma: integralmente em inglês, exigindo-se proficiência de nível básico para o programa “Business English – First Lessons” e nível intermediário para os demais programas.

    – Processo seletivo de bolsas de estudos: os candidatos devem enviar documentação para concorrer a bolsas, que representam um desconto de 70% sobre o valor do programa. Os alunos selecionados terão também acesso a subvenções para hospedagem.

    Os interessados deverão solicitar mais informações sobre os cursos e critérios de concessão de bolsas por meio do endereço eletrônico profricardopbritto@gmail.com até o dia 1º de Maio. Serão enviados folders eletrônicos com o descritivo detalhado do programa e todas as informações cabíveis, além do formulário específico para solicitação de bolsa de estudos.

  • Funcionamento do Colegiado no período de Trancamento de Disciplinas

    Em virtude de diligência referente à transição do sistema da UFPEL para o SEI, informamos que não haverá atendimento no Colegiado da Engenharia Agrícola nos dias 19 e 20 de outubro. O Colegiado funcionará normalmente nos dias 16, 17 e 18 de outubro.  Assim, quem desejar atendimento nessa semana, inclusive para a solicitação de trancamento de disciplinas, deverá comparecer na Secretaria da EA nos dias 16, 17 e 18. Nos dias 19 e 20, os acadêmicos podem deixar as suas solicitações de trancamento de disciplinas na mesa da Engenharia Agrícola na Secretaria do Colegiado. Em anexo, disponibilizamos o formulário de trancamento de disciplinas que precisa ser entregue.

    Trancamento de disciplina

  • ROTA PARA O ôNIBUS UFPEL NA 91 EXPOFEIRA

    ROTA PARA O ôNIBUS UFPEL NA 91 EXPOFEIRA
    de 09 a 15 de outubro

    saída as 08h do campus Anglo; paradas no prédio da antiga Cotada [Centro das Engenharias (CEng) e a Coordenação de Programas de Educação a Distância (CPED) ] ; predio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Restaurante Universitário; direto para a Expofeira (Ficar entre 15 a 20 min no local) retorno para o Anglo.

    saída as 11h do campus Anglo; paradas no prédio da antiga Cotada [Centro das Engenharias (CEng) e a Coordenação de Programas de Educação a Distância (CPED) ] ; predio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Restaurante Universitário; direto para a Expofeira (Ficar entre 15 a 20 min no local) retorno para o Restaurante Universitário.

    saída as 13h30h do campus Anglo; paradas no prédio da antiga Cotada [Centro das Engenharias (CEng) e a Coordenação de Programas de Educação a Distância (CPED) ] ; predio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Restaurante Universitário; direto para a Expofeira (Ficar entre 15 a 20 min no local) retorno para o Anglo.

    saída as 17h30 do campus Anglo; paradas no prédio da antiga Cotada [Centro das Engenharias (CEng) e a Coordenação de Programas de Educação a Distância (CPED) ] ; predio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Restaurante Universitário; direto para a Expofeira (Ficar entre 15 a 20 min no local)retorno para o Restaurante Universitário.

     Modelo Página UFPEL

    transporte expofeira

  • Formatura Interna – Engenharia Agrícola

    A Formatura Interna da Engenharia Agrícola já tem data, está marcada para o dia 20/04/2018, pela manhã, no Auditório da Reitoria. Será uma formatura conjunta dos cursos do Centro de Engenharias.

  • Associação Brasileira de Engenharia Ambiental e Sanitária

    Pessoas que tenham interesse no trabalho, da publicação do Perfil de consultoria individual para para apoio técnico especializado à Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades (SNSA/MCidades), no desenvolvimento e aplicação prática de “Roteiro para Elaboração de Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) para Municípios de Pequeno Porte”.

    A publicação foi feita no Diário Oficial e no Correio Braziliense (segue abaixo).

    O prazo para recebimento de currículo se encerra no dia 09/10.

    Para envio de currículo o(a) candidato(a) deverá acessar o site:http://www.iicabr.iica.org.br/pessoa-fisica/

     
  • Programa de Pós-graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais (PPGEAN) da Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Curitibanos.

    O PPGEAN possui a área de concentração “Manejo e Conservação de Ecossistemas Agrícolas e Naturais” e duas linhas de pesquisa “Ecologia de ecossistemas” e “Manejo integrado de sistemas agrícolas e florestais”. O programa é recomendado pela CAPES e credenciado na área de Ciências Agrárias I. Para este processo seletivo, e início das aulas em março/2018,  estão sendo oferecidas 15 vagas (inscrições de 02 a 27 de outubro). O Edital e mais informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas em http://ppgean.ufsc.br/É importante considerar que candidatos residentes fora do Estado de Santa Catarina, ou até em outros países, poderão realizar todas as fases do processo seletivo a distância pela internet.

    Em sua proposta o PPGEAN se propõe, juntamente ao desafio de atender as necessidades regionais, a contemplar temas de uma ciência de vanguarda como a produção agrícola sustentável em consonância com a conservação dos ecossistemas naturais, inserido em temas transversais das Ciências Agrárias.

  • Projeto GAMA abre inscrições para as Atividades de Reforço em Cálculo: Módulo de Funções

    Os conteúdos revisados neste módulo serão os seguintes: Definição de função; domínio e imagem; lei de formação; valor numérico; função composta; função inversa; esboço de gráficos; função do primeiro grau; funções definidas por várias sentenças e função modular; função do segundo grau; função polinomial e função raiz; função exponencial; função logarítmica e funções trigonométricas.

    O professor Cícero Nachtigall, coordenador do GAMA, ressalta que a revisão de tais conteúdos é de extrema importância para os alunos que pretendem cursar disciplinas iniciais de matemática, tais como Pré-cálculo, Cálculo, entre outras.

    Estão sendo oferecidas seis turmas, cada uma com 50 vagas, nos seguintes dias e horários:

    Turma 1: Segunda-feira e quinta-feira das 17:00 às 19:00.
    Local: Sala 308 do Campus ANGLO – Porto (INÍCIO 09/10)Turma 2: Segunda-feira e sexta-feira das 17:00 às 19:00.
    Local: Sala 308 do Campus ANGLO – Porto (INÍCIO 09/10)

    Turma 3: Terça-feira e quinta-feira das 17:00 às 19:00.
    Local: Sala 308 do Campus ANGLO – Porto (INÍCIO 10/10)

    Turma 4: Terça-feira e sexta-feira das 17:00 às 19:00.
    Local: Sala 308 do Campus ANGLO – Porto (INÍCIO 10/10)

    Turma 5: Sábado das 08:00 às 12:00.
    Local: Sala 01 do Lyceu – Praça sete de julho, 180 – Centro (INÍCIO 14/10)

    Turma 6: Sábado das 08:00 às 12:00.
    Local: Sala 04 do Lyceu – Praça sete de julho, 180 – Centro (INÍCIO 14/10)

    A duração deste módulo será de três semanas e os participantes que obtiverem pelo menos 75% de frequência terão direito a um certificado de 12 horas.

    As inscrições vão de 29/09/17 até 05/10/17 e a relação de alunos contemplados será divulgada no dia 06/10/17.
    Inscrições e maiores informações podem ser obtidas na página do Projeto GAMA: https://wp.ufpel.edu.br/projetogama/