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    Notícias
  • Atenção: você está inscrito/a no Enade! Leia com cuidado o que você deverá fazer!

    Prezadas/os estudantes! Essa mensagem é muito importante para que você consiga terminar o curso de Pedagogia. Leiam com atenção!

    Escrevemos esta mensagem para informar que você foi inscrito/a como HABILITADO/A no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), das LICENCIATURAS em 2024, conforme regras do Edital INEP 124/24, disponível em https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-124-de-20-de-julho-de-2024-573487662. A leitura do Edital é de responsabilidade do/a estudante.

    O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), com o objetivo de avaliar o desempenho dos/as estudantes com relação aos conteúdos programáticos específicos do curso, assim como temas de conhecimento de formação geral docente. O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação sendo condição prévia à conclusão de curso, colação de grau, expedição e respectivo registro do diploma. Portanto, a participação é obrigatória! Quem não participa, não se forma.
    Nessa inscrição foram habilitados/as os/as seguintes estudantes da Pedagogia:
    1) Concluintes: estudantes que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso; ou aqueles/as com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2025. Concluintes deverão cadastrar-se no sistema Enade, responder ao Questionário do Estudante e participar da Fase de  Avaliação Teórica – prova (veja informações mais abaixo);
    2) Ingressantes: aqueles/as que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2024, estejam devidamente matriculados/as e tenham de 0 a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até 31/08/2024. Ingressantes não acessam o sistema Enade e não participam da Avaliação Teórica.
    Além das provas para estudantes concluintes, nesta edição do Enade haverá Avaliação das Práticas (AP) para as pessoas que estiverem em estágio de docência/regência até 2025/1. Essas pessoas serão devidamente informadas em breve. 

    INFORMAÇÕES PARA INGRESSANTES:

    Ingressantes são inscritos/as somente para fins estatísticos e por obrigatoriedade normativa, porém não fazem a avaliação, nem acessam o sistema Enade, não preencham o cadastro ou o questionário do estudante! Você, ingressante nos cursos de Pedagogia (vespertino ou noturno) em 2024/1 ou 2024/2, está recebendo esta mensagem apenas para ter conhecimento da inscrição na condição de ingressante e da existência do Enade.

    MEU NOME ESTÁ NA LISTA NA CONDIÇÃO DE INGRESSANTE, O QUE DEVO FAZER? Como foi dito, a participação como ingressante é somente para fins estatísticos e você ingressante não deve realizar nenhuma ação, além de ficar ciente.

    INFORMAÇÕES PARA CONCLUINTES:

    As pessoas concluintes deverão realizar a Avaliação Teórica (AT) através da aplicação das provas do Enade, contendo 27 questões no componente de Formação Geral Docente, todas de múltipla escolha, e 37 questões no componente Específico, sendo 36 de múltipla escolha e 1 discursiva, além de preencherem o questionário de percepção sobre a prova.

    Conforme descrito acima, a participação é obrigatória para as pessoas concluintes, sob pena de não colar grau, ou seja, não se formar.

    Segundo o Edital INEP Nº124/2024, o Enade será realizado no dia 24/11/2024 (domingo), às 13h, no Município de Pelotas, em local a ser divulgado.

    Concluintes que não estiverem em Pelotas na data da prova, exclusivamente em razão de atividade curricular obrigatória, poderão solicitar alteração do município de aplicação da prova. Pessoas que estiverem nessa condição deverão informar à Secretaria da Pedagogia por e-mail, registrando o local e a atividade curricular que estarão realizando fora de Pelotas, até o dia 29 de agosto, por e-mail. 

    MEU NOME ESTÁ NA LISTA NA CONDIÇÃO DE CONCLUINTE, O QUE DEVO FAZER?
    FASE INICIAL: CADASTRO E RESPOSTA AO QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE
    De 02 de Setembro a 13 de novembro de 2024 você deverá acessar no Sistema Enade, o Cadastro do Aluno Concluinte, que é uma Fase Obrigatória, para informar:

    • Dados pessoais;

    • E-mail;

    • Telefone.

    Após efetuar o cadastro, o/a estudante concluinte deverá responder ao Questionário do Estudante. 

    A realização do Cadastro do Aluno Concluinte e a resposta ao Questionário do Estudante possuem caráter obrigatório, sendo seu preenchimento um dos critérios do atestado de regularidade dos/as estudantes concluintes.

    Acesse enade.inep.gov.br.

    Para acessar e preencher o cadastro, o/a estudante deverá criar senha de acesso para o Sistema Enade no Portal Gov.br, no endereço sso.acesso.gov.br, que deverá ser memorizada e/ou anotada em local seguro. Ela será solicitada para:

    a) confirmar ciência e aceitação das condições e regras estabelecidas no Edital;

    b) preencher o cadastro;

    c) solicitar atendimento especializado para a prova, quando necessário;

    d) solicitar tratamento pelo nome social, quando necessário;

    e) alterar dados cadastrais, de 02 de Setembro a 13 de novembro de 2024;

    f) acompanhar a situação de sua inscrição;

    g) preencher o Questionário do Estudante;

    h) consultar e imprimir o Cartão de Confirmação da Inscrição;

    i) solicitar dispensa da prova, se necessário.

    A participação do/a aluno/a concluinte no ENADE vai além da obrigatoriedade normativa, visto que o exame é uma avaliação nacional do desempenho dos/as estudantes concluintes, que permite uma análise de seu próprio processo formativo.

    Ao participar da avaliação, o/a aluno/a, através do preenchimento de maneira correta e fidedigna do questionário do estudante e da participação da prova, auxilia nos processos avaliativos de seu curso e de sua Instituição, ao apresentar a sua visão sobre os processos educacionais e infraestrutura institucionais. Além disso, a partir do desempenho dos/as alunos/as, o curso e a Instituição a ele vinculados são avaliados, recebendo o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC), respectivamente. Desse modo, participe com responsabilidade, pois isso refletirá na avaliação do seu Curso.

    Atenção estudantes concluintes:reunião informativa online, dia 02 de setembro (segunda-feira), às 17h30, no link https://webconf.ufpel.edu.br/b/eug-yeq-pgp.

    As demais fases para estudantes concluintes e para quem realizará a avaliação das práticas, serão oportunamente informadas.

    Cartaz para divulgação do Enade 2024:  https://wp.ufpel.edu.br/regulacaodecursos/files/2024/08/Cartaz_ENADE-2024_rev01.pdf

    Manual AUXILIAR para estudantes e coordenadores – Enade 2024: https://wp.ufpel.edu.br/regulacaodecursos/files/2024/08/Enade-2024-Manual-Auxiliar-do-Estudante.pdf

    Importante você também ler a PORTARIA Nº 272, que dispõe sobre a Matriz de Referência do componente específico da Licenciatura em Pedagogia, no âmbito do Enade, a partir da edição 2024, além da PORTARIA Nº 257, que trata da Matriz de Referência do componente de Formação Geral Docente

    Confira também as listas de inscritos/as:

    Pedagogia Vespertino

    Pedagogia Noturno

  • IV Jornada sobre Pedagogia Triangular

    Entre os dias 26 e 30 de agosto de 2024 acontece a IV Jornada sobre Pedagogia Triangular, nas dependências do CEHUS – UFPel (Sala 32), um evento promovido pela FAPERGS e realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) – UFPel. Na ocasião teremos a presença de convidados nacionais e internacionais que vem fortalecer o debate em torno a “Ética, Docência e a Interculturalidade”, tema desta quarta jornada. Para conhecer a programação completa e fazer  sua inscrição acesse o link: https://forms.gle/TUtqJDyMBAceqMcD6.

    A Jornada sobre Pedagogia Triangular é um evento cujo ponto de partida está em problematizar a abordagem educacional em torno das matrizes etno-históricas e geoculturais que perfazem a diversidade de mundos e de concepções de vida inerentes ao atual contexto afro-ibérico e americano. Esse aporte visa reconstruir a base de um projeto político-pedagógico, suas composições originárias e, então, poder reorganizar as perspectivas teórico-filosóficas dos nossos mundos. Sua fundamentação não deriva de uma perspectiva alicerçada em bipolarizações, mas de complementaridade, cujas condições intersubjetivas exige o reconhecimento das distintas perspectivas de compreensão de mundo. Por um lado, essa noção abre caminho para o resgate descolonizador da racionalidade ontologizada pela perspectiva científico-monolinguista. Por outro, a nova proposta trata de consolidar uma pedagogia triangular, cuja perspectiva fenomenológica possibilita compreender as matizes afro-luso e ameríndias das Américas, reorganizando as matizes desde uma racionalidade comunicativa.

    Para mais informações entre em contato com: epistemologiatriangularufpel@gmail.com

     

  • Nota de pesar

       

    Os familiares convidam as pessoas de suas relações e amizade para assistirem à cerimônia de sepultamento, a realizar-se no dia 26/07/2024,  às 14h, saindo o féretro da sala 02 do MEMORIAL ANGELUS PAX ( AV DUQUE DE CAXIAS 406 ) às 13h20, com destino ao memorial PELOTAS CEMITÉRIO PARQUE ( AV ELISEU MACIEL 3003 ). O velório terá início às 8h.

  • Seleção de bolsista para o PET Pedagogia – EDITAL 001/2024

    EDITAL 001/2024 – EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS PET PEDAGOGIA 2024

    O PET Pedagogia convida os estudantes da Licenciatura em Pedagogia a inscreverem-se às vagas de bolsistas no Programa de Educação Tutorial – PET/Pedagogia.

    Inscrições:
    Serão realizadas exclusivamente através do formulário https://forms.gle/6GNdBd1qtodhF5zz5no período de 17 de julho a 25 de julho de 2024.

    Edital 001 – Seleção Bolsistas PET Pedagogia Julho 2024.docx

  • Pesquisa “ATENÇÃO MÃES E PAIS! Nós queremos ouvir vocês”.

    Divulgamos a pesquisa e estimulamos a participação, a pedido da Professora Andriza Zanella, do curso de Licenciatura em Teatro da UFPel.

    ATENÇÃO MÃES E PAIS! Nós queremos ouvir vocês.

    O formulário abaixo visa mapear discentes do Ensino Superior que tenham filhos, buscando entender os desafios na conciliação da rotina familiar e vida acadêmica. O formulário foi elaborado pelo grupo de trabalho do Ministério da Educação criado para analisar e propor melhorias na Política Nacional de Permanência Materna nas Instituições de Ensino Superior Brasileiras.

    O questionário é direcionado a discentes de graduação, pós-graduação e pós-doutorandas(os) vinculados a qualquer instituição de ensino superior brasileira, que tenham filhos.

    Leva cerca de 5 minutos e pode ser preenchido de maneira anônima.

    Não deixe de participar!
    https://forms.gle/XpdSNFV7Ns4ZAhnJA

Sobre o Curso

O Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pelotas é um dos mais antigos do Rio Grande do Sul. O curso foi criado em 1978, reconhecido pela Portaria nº. 92 de 08 de março de 1984, contando com 30 anos de história e tendo como motivação principal a colaboração na melhoria da qualidade do ensino, preparando os docentes para atuarem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir de 2000 o curso passou por uma reforma curricular, priorizando os princípios da integração, da interdisciplinaridade, do trabalho coletivo, da autonomia, da cooperação e da solidariedade. O currículo está organizado em Eixos e Blocos Temáticos e Disciplinas Optativas, articulando os diferentes momentos da formação inicial do Pedagogo. Atualmente são ofertadas 110 vagas por ano (55 diurno e 55 noturno), tendo o curso duração de 9 semestres (4 anos e meio). O egresso no curso de Pedagogia recebe a titulação de Licenciado em Pedagogia, podendo atuar junto à Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Gestão Escolar e Educação de Jovens e Adultos.