Início do conteúdo

Saldo do emprego formal volta a ser negativo em Pelotas no mês de dezembro (-322 vínculos). No balanço do ano, a perda é de 939 vínculos formais de emprego

Depois de cinco meses consecutivos apresentando resultados positivos, o saldo do emprego formal em Pelotas mostrou-se negativo no mês de dezembro de 2020. Trata-se de um resultado esperado para este último mês do ano, tendo em vista a sazonalidade da ocupação no município. Normalmente, no mês de dezembro, ocorre um elevado nível de demissões na indústria conservas, um importante segmento no mercado de trabalho local. Assim, segundo o Novo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, no mês de dezembro ocorreram, em Pelotas, 1.958 admissões e 2.280 desligamentos, resultando em um saldo de -322 vínculos formais de emprego celetista. Com isso, a taxa de variação do emprego formal foi de -0,53%, com o estoque passando de 60.568 vínculos, em novembro, para 60.246 vínculos, em dezembro de 2020.

No acumulado do ano, ocorreram, em Pelotas, 20.292 admissões e 21.231 desligamentos, o que resultou em um saldo de -939 vínculos formais de emprego. Trata-se, igualmente, de uma perda de empregos esperada, tendo em vista o forte impacto da pandemia da Covid-19 sobre o mercado de trabalho local no primeiro semestre do ano. Apesar dos saldos positivos do emprego a partir de julho de 2020, essa recuperação não foi suficiente para compensar as fortes perdas do primeiro semestre. A crise econômica decorrente da pandemia afetou particularmente o comércio e as atividades de serviços, principais setores da economia e do mercado de trabalho de Pelotas. Assim, no ano de 2020, o estoque de empregos formais celetistas passou de 61.185 vínculos, em 1º de janeiro, para 60.246 vínculos, em dezembro, uma taxa de variação de -1,53%.

Para acessar o Boletim Informativo de dezembro, em sua íntegra, clique no link abaixo:

Boletim Informativo Nº 12 Dezembro de 2020 PELOTAS-RS

A conjuntura setorial do emprego em Pelotas

O desempenho negativo do emprego formal no mercado de trabalho de Pelotas, no mês de dezembro (-322 vínculos), foi puxado principalmente pela indústria (-403 vínculos). A construção civil (-48 vínculos) e o setor de serviços (-42 vínculos) também apresentaram saldos negativos. O comércio (+167 vínculos) e a agropecuária (+4 vínculos) apresentaram saldos positivos.

O desempenho negativo do emprego formal no mercado de trabalho de Pelotas, no acumulado do ano de 2020 (-939  vínculos), foi puxado principalmente pelo comércio (-581 vínculos) e pelo setor de serviços (-500 vínculos). A agropecuária (-21 vínculos) e a indústria (-2 vínculos) também apresentaram saldos negativos. A construção civil (+165 vínculos) foi o único setor a apresentar saldo positivo no período.

 

Translate »