Em Pelotas, emprego formal tem saldo positivo em setembro (+395 vínculos)

Segundo o Novo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, no mês de setembro de 2020 ocorreram, em Pelotas, 1.702 admissões e 1.307 desligamentos, resultando em um saldo de +395 vínculos formais de emprego celetista. Com isso, a taxa de variação do emprego formal foi de +0,68%, com o estoque passando de 58.359 vínculos, em agosto, para 58.754 vínculos, em setembro de 2020. É o terceiro mês consecutivo que apresenta saldo positivo, o que revela continuidade da tendência de recuperação das perdas de emprego ocorridas no auge do período de distanciamento social e restrição das atividades econômicas devido à pandemia. Trata-se, também, do melhor desempenho em um mês de setembro desde 2014, o que mostra que essa recuperação, em grande medida atípica, apenas compensa parcialmente as elevadas perdas do período. Apesar da melhora no cenário, este ainda está longe de recuperar completamente a elevada perda acumulada no ano.

Deste modo, observa-se que no acumulado do ano, ocorreram, em Pelotas, 13.450 admissões e 15.881 desligamentos, o que resultou em um saldo de -2.431 vínculos formais de emprego celetista, ainda muito alto. Nesse período, o estoque passou de 61.185 vínculos, em 1º de janeiro de 2020, para 58.754 vínculos, em setembro de 2020, o que corresponde a uma taxa de variação de -3,97%.

Para acessar o Boletim Informativo de setembro, na íntegra, clique no link abaixo:

Boletim Informativo Nº 09 Setembro de 2020 PELOTAS-RS

A conjuntura setorial do emprego em Pelotas

O desempenho positivo do emprego celetista no mercado de trabalho de Pelotas, no mês de setembro (+395 vínculos), foi puxado principalmente pelo setor de serviços (+163 vínculos). O comércio (+93 vínculos), a indústria (+73 vínculos), a construção civil (+62 vínculos) e a agropecuária (+4 vínculos) também apresentaram saldos positivos.

O desempenho negativo do emprego formal no mercado de trabalho de Pelotas no acumulado do ano (-2.431 vínculos) foi puxado principalmente pelo comércio (-1.235 vínculos), sendo seguido pelos serviços (-720 vínculos) e pela indústria (-579 vínculos). A agropecuária (-27 vínculos) também apresentou saldo negativo. A construção civil foi o único setor que apresentou saldo positivo, de +130 vínculos.

Translate »