Nota da Coordenação do Curso sobre o calendário acadêmico para o ano civil de 2022

Estimadas e estimados estudantes da Licenciatura em Química,

Em 28 de setembro, esta Coordenação enviou à toda a representação do colegiado do curso (que inclui docentes e discentes) a informação de que no dia 05 de outubro a Pró-Reitoria de Ensino discutiria com as Coordenações sugestões de novo calendário. Dessa discussão, vários pontos foram elencados, sendo que da reunião foi encaminhado um pedido às unidades proporem formas possíveis de organização dos próximos semestres, haja vista que estamos “deslocados” um semestre acadêmico em relação ao semestre civil (ou seja, agora, no segundo semestre de 2021, estamos finalizando o primeiro semestre acadêmico desse ano).

Nas unidades (a do nosso curso é o CCQFA), as ideias foram debatidas em reunião, sendo que nela temos representantes de todos os seguimentos: docentes, técnicos e discentes. Espero que a representação discente de vocês, tanto no Colegiado quanto no Conselho da Unidade tenha conversado amplamente com vocês. Se não, é tarefa de vocês cobrar isso.

Na nossa unidade foi gerada uma proposta de retorno que foi encaminhada à PRE. Lá na Pró-Reitoria de Ensino ele juntaram todas as propostas das unidades e elaboraram 2 possibilidades. Houve uma terceira, que foi cancelada dados problemas em sua composição.

Assim, para buscar um processo democrático e participativo da comunidade, a proposição dos próximos calendários (que tem a ver com “retomarmos a normalidade”) deverá ser votado POR TODOS NÓS (docente, discentes e técnicos) NUMA VOTAÇÃO VIA SISTEMA DA UFPEL.

Desse modo, para ter esclarecimentos antes da votação, a Reitoria e a PRE farão uma Live de esclarecimentos sobre essas propostas.

A live ocorrerá AMANHÁ, DIA 10 DE NOVEMBRO, ÀS 9H, NOS CANAIS DA UFPEL.

Mais dados sobre as propostas a serem votadas são possíveis de serem acessados em: https://wp.ufpel.edu.br/pre/files/2021/11/SEI_UFPel-1491305-Edital-para-Votacao-Eletronica.pdf

Atenciosamente,
Prof. Bruno Pastoriza
​​​​​​​Coordenador da Licenciatura em Química.

Publicado em 09/11/2021, na categoria Notícias.