A FaE está organizando sua mostra de trabalhos de estudantes de graduação, bolsistas de ensino, pesquisa e extensão que estavam inscritos no VI e VII SIIEPE.
Coordenação do evento com as professoras Simone Gonçalves da Silva e Aline Accorssi.
Acompanhe o projeto no Facebook. https://youtube.com/c/FalandoemEduca%C3%A7%C3%A3oUFPEL
Jornada Estadual de Formação
ESCUTA PROTEGIDA: Passo a passo para a implementação da Lei 13.431/17
EVENTO PRESENCIAL
Seminário Regional Sul – Pelotas
🗓 20/05 – Sexta-feira – 8h 30 às 17h
Auditório CEHUS l UFPel (Rua Alberto Rosa, 154 – Em frente ao ICH/UFPel)
🔖 INSCRIÇÃO AQUI: https://shre.ink/qVH
Certificado de 8 horas
👥 PÚBLICO: Profissionais da educação, assistência social, saúde e segurança pública; Conselhos Tutelares, Conselhos de Direitos, Ministério Público, Judiciário, entidades da área da infância, universitários e comunidade em geral.
📋 OBJETIVO: Tornar conhecida a Lei Federal 13.431/2017 (Lei da Escuta Protegida) e o passo a passo para sua implantação nos municípios, para a efetivação de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência.
📌 PROMOÇÃO: OPPCA – Observatório de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes, Frente Parlamentar Nacional Mista de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente no Congresso Nacional, UFPel – Universidade Federal de Pelotas e IFSul – Instituto Federal Sul-rio-grandense.
PROGRAMAÇÃO
8h 30 – Recepção/ Conferência de cadastro
9h – Mesa de Abertura
Reitoria da UFPel e do IFSul, autoridades do executivo, legislativo e judiciário
9h 45 – Leitura Literária
▪ Cristina Maria Rosa – Pedagoga, doutora em educação, FaE/UFPel
10h – Painel: Concepções de uma infância livre de violências: A lei da Escuta Protegida
▪ Maria do Rosário Nunes – Professora, doutora em Ciências Políticas pela UFRGS, coordenadora da Frente Parlamentar no Congresso Nacional e autora da Lei 13.431/2017
▪ Rogério Costa Wurdig – Doutor em educação com experiência em formação de professores e temas da infância
Mediação: Luciane Almeida
10h 40 – Painel: O papel da Rede de Atendimento no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes
▪ Leticia Galery Medeiros – Psicóloga do IFSul, especialista em psicologia da saúde, mestre em psicologia clínica e doutora em saúde e comportamento
▪ Iya Sandrali de Campos Bueno – Educadora, psicóloga, especialista em criminologia, ativista social, coordenadora de formação do Movimento Negro Unificado do RS
▪ Carmem Viegas – Enfermeira, coordenadora da Rede Materno Infantojuvenil de Pelotas e responsável pela implantação do CRAI no município
Mediação: Douglas Butzke
12h – Intervalo – almoço
14h – Painel: O papel do Sistema de Garantia de Direitos no atendimento de crianças vítimas de violências
▪ Mônica Facio – Professora, filósofa, psicopedagoga clínica e institucional e mestre em desenvolvimento regional, autora do Programa Meninas Cidadãs.
▪ Lisiane Mattarredona – Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente e representante do DECA – Divisão Especial da Criança e do Adolescente do RS
Mediação: Ronaldo Quadrado
15h 30 – Workshop: A implantação da Lei da Escuta Protegida (Lei nº 13.431/2017) passo-a-passo
Luciara Robe da Silveira – Promotora da Infância e Juventude de Pelotas
A Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas está dedicada, há mais de 45 anos, à Pesquisa, ao Ensino, à Extensão e à Formação de Professores/as, em cursos de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado. É, portanto, uma Instituição preocupada em produzir e difundir conhecimentos ligados à educação e ao ensino, com ênfase na criticidade, na laicidade e na autonomia de professores/as e estudantes. Face aos atos de cerceamento, controle e vigilância ocorridos com o professor de Biologia da Escola Mário Quintana, colocamo-nos contrários a estas atitudes, manifestando nossa solidariedade e apoio ao colega professor. Nossas argumentações estão resguardadas, inicialmente, pela Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, que no Artigo 206 assegura o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, o que, em primeira e máxima instância, já asseguraria ao docente a abordagem de conteúdos em suas mais diferentes nuances. No caso que veio a público, não parece tratar-se de um questionamento a uma forma de abordar um conteúdo, mas de colocar em dúvida, dados amplamente socializados pelas organizações científicas sobre as ameaças à vida no planeta e impostas por pequenos grupos que somente têm no horizonte da sua existência os interesses imediatos da classe que representam. A atitude tomada pela Escola fere e viola um preceito constitucional. Ainda na contramão das legislações que amparam a docência e a educação, essa Escola ultrapassa o Artigo 3 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – que garante liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber -, impedindo que estudantes do segundo ano do Ensino Médio tenham acesso ao conhecimento produzido pela Ciência, reafirmado em artigos, livros e no âmbito de instituições da sociedade civil ligadas à pesquisa na área da Biologia. Em postagem nas redes sociais, um representante do Sindicato Rural cobra da Escola atitudes de repreensão ao docente, interferindo, em primeiro lugar, na autonomia do professor ao ministrar os conteúdos e, em segundo lugar, forjando uma situação que torna a Escola, o currículo e também a sociedade, subservientes ao capital e ao poder econômico. Todo o apoio ao professor. Solicitamos à Escola, um repensar da sua atitude diante da demissão e da exposição pública do profissional. É obrigação de qualquer instituição de ensino assegurar o direito constitucional à liberdade de cátedra. Cercear a liberdade e a responsabilidade ética do professor de divulgar o conhecimento e o pensamento crítico em sala de aula fere a Constituição e, acima de tudo, os princípios da democracia.
A Faculdade de Educação divulga Edital de Bolsista para a Revista Cadernos de Educação.
O período de inscrição é de 18 de abril de 2022 até às 23h50min do dia 26 de abril de 2022.
Para concorrer a vaga o acadêmico deve ter disponibilidade de 20 horas semanais para o exercício das tarefas pertinentes à concessão da bolsa. Outros requisitos incluem matricula regular com bom desempenho acadêmico em curso de graduação na UFPel (Pedagogia, Letras, Jornalismo, Computação, Design) e conhecimentos de informática e mídias digitais.
O candidato não pode receber outras modalidades de bolsa, exceto aquelas vinculadas à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – PRAE.
Comunicamos que a Faculdade de Educação constituiu uma comissão para planejar o retorno presencial das atividades acadêmicas. A comissão é constituída por representantes dos docentes, técnicos e discentes e está trabalhando para que o retorno ocorra da forma mais tranquila e segura possível.