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  • [Grade de Horários EA 2012/2] Versão Atualizada 01/11/12 – Salas de Aula

    Prezados alunos,

    Segue algumas explicações sobre a matrícula de 2012/2 e o link com o horário 2012/2.

    Ocorreram mudanças nas aulas anteriormente definidas como Campus Porto.

    Estas foram ateradas para o antigo prédio da Empresa Canguru Embalagens S/A, situado no seguinte endereço:

    Rua Lobo da Costa, nº 1877 – Bairro Centro – Pelotas – RS – CEP: 96010-150

    Confira no mapa: http://goo.gl/maps/EfiIP

     

    Grade de Horários 2012/2: https://wp.ufpel.edu.br/cea/inicio/horario

    Fluxograma do Curso de Engenharia Agrícola: https://wp.ufpel.edu.br/cea/curso/curriculo

    Atendimento na Correção de Matrícula: https://wp.ufpel.edu.br/cea/inicio/correcao-de-matriculas/

    Calendário Acadêmico 2012 – Pós Greve:  https://wp.ufpel.edu.br/cea/…/Calendário-Acadêmico-2012.pdf

    Veja no fluxograma quais são os pré-requisitos das disciplinas pretendidas.

    Não será aceita a quebra de pré-requisitos!!

    Dúvidas entrem em contato com o colegiado.

    Leiam todas as informações abaixo com ATENÇÃO!

  • Verificação e Correção de Matrículas 2012/2

    Prezados alunos:

    Para melhor atendê-los na semana de correção de matrículas, os Colegiados dos cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia Civil e Engenharia Sanitária e Ambiental começarão a partir desse semestre, a implantar um calendário de atendimento, distribuindo os alunos por ano de ingresso.

    Leia com atenção as orientações abaixo e verifique o calendário.

     

    Verificação e Correção de Matrículas 2012/2

     

    • Verificando a efetivação da matrícula – 05/11/12

    Após o processamento da matrícula (momento em que o DRA processa todas as solicitações de vaga nas disciplinas – consulte o Calendário Acadêmico), acesse novamente o Sistema Acadêmico (http://www.ufpel.edu.br/alunos/sistema_academico.html).

    No link Matrícula >> Consulta – aparecerão as opções de verificação.

    Lembre-se: somente após o processamento da matrícula é possível saber se o aluno conseguiu ou não a vaga nas disciplinas. (05 de novembro de 2012)

    Se estiver tudo correto, o aluno terá a opção de imprimir seu Comprovante de Matrícula.

    • Correção de matrícula – 05/11/12 a 09/11/12

    A preferência (ordem) na obtenção de vaga para a matrícula em uma disciplina é dada pela média geral do aluno (somatório das notas nas disciplinas matriculadas, dividida pelo número de disciplinas matriculadas), onde a infreqüência conta como média zero.

    As disciplinas do primeiro semestre normalmente ficam bloqueadas para os repetentes, impedindo que estes se matriculem automaticamente. Se isso acontecer será resolvido no período de correção de matrícula, ressaltando que a preferência na obtenção de vaga será dada pela média geral do aluno.

    Procedimentos

    Para a correção de matrícula 2012/2 será instituído procedimentos necessários para o bom funcionamento da correção de matrícula, a fim de minimizar o desperdício de tempo contribuindo para um atendimento de qualidade.

    Para isso será padronizado os procedimentos da secretaria dos colegiados dos cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia Civil e Engenharia Sanitária e ambiental, garantindo que as matrículas ocorram de acordo com a ordem estipulada pela Universidade.

    A correção de matrícula obedecerá a uma escala de atendimento, distribuindo os alunos por ano de ingresso, conforme Tabela a seguir.

    A efetiva matrícula nas disciplinas solicitadas no período de correção de matrícula estará sujeito à existência da vaga na disciplina e obedecerá obrigatoriamente a ordem de matrícula gerada pelo sistema, tendo como base a média geral do aluno.

    Os alunos que solicitarem disciplinas cujas vagas estão esgotadas irão compor uma lista de espera, podendo ser efetivamente matriculado caso algum aluno já matriculado ou que possui direito a vaga desista da mesma.

    • Matrícula Especial – 12/11/12

    O aluno que necessita realizar matrícula especial em outro curso, deverá solicitar uma autorização na secretaria do Colegiado de Engenharia Agrícola na semana de correção de matrícula.

    No ato da solicitação dessa autorização será verificado se o aluno possui os pré-requisitos necessários, para o Curso de Engenharia Agrícola.

    É responsabilidade do aluno verificar nos demais colegiados os horários e a disponibilidade de vagas para matrícula especial.

    Confira a grade de escala de atendimento.

    Confira o documento com os procedimentos e a grade de atendimento em Atendimento na correção de matrícula 2012-2


  • Matrícula + Horário + Informações + Correção de Matrícula

    O Colegiado do curso de Engenharia Agrícola divulga prévia da grade de horários para 2012/2, além de informações sobre matrícula, locais onde as aulas serão ministradas, contendo links para visualização no Google Maps e calendário acadêmico semestral para o ano de 2012.

    Todas essas informações estão disponiveis no site do curso wp.ufpel.edu.br/cea.

    Qualquel dúvida entre em contato com o colegiado do curso.

  • [Oportunidade] Analista Comercial

    A ALL – América Latina Logística, maior operadora logística de base ferroviária da América Latina, contrata:

    ANALISTA COMERCIAL – Rio Grande do Sul

    Requisitos:
    Formado ou cursando ultimo ano de Administração, ciências contábeis, economia, engenharias, e afins

    Atividades
    – Alinhamento de operações com clientes
    – Sinergia com a operação (controle de encostes / tração)
    – Programação de carga e descarga em Rio Grande
    – Follow-up e geração de relatórios para Coordenador Comercial

    Interessados deverão encaminhar CV para maria.dallegrave@all-logistica.com (colocar no assunto: ANALISTA COMERCIAL RIO GRANDE)

    Att,
    Maria Eugênia Nogueira Dallegrave
    Coordenação de Recrutamento e Seleção
    Gerência de Gente
    ALL – América Latina Logística
    Tel: (41) 2141-7969

    Visite nosso site: www.all-logistica.com

  • Programa de Trainee BASF 2013

    A Basf em parceria com a Cia de Talentos está selecionando candidatos para o seu Programa de Trainee BASF 2013.

    BASF é a empresa química líder mundial. Nossa meta é crescer de forma rentável, e melhorar ainda mais o valor de nossa empresa. Nós ajudamos nossos clientes a atingir o sucesso por meio de soluções inteligentes e produtos de alta qualidade. O portfólio da BASF abrange desde produtos químicos, plásticos, produtos performance, para agricultura equímica fina, até óleo crú e gás natural. Por meio de novas formas de tecnologia, podemos ativar novas oportunidades de mercado. Conduzimos nossos negócios de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável.

    São poucas as empresas que chegam aos 140 anos. Talvez nosso segredo seja o valor que damos à diversidade e à individualidade – e sabemos que todo talento tem o potencial para se desenvolver infinitamente. Na empresa química líder mundial, isto se traduz em oportunidades não apenas para um crescimento profissional rápido, mas também duradouro.

    Preocupada com a necessidade de desenvolver talentos e criar um banco de profissionais prontos para o apoio necessário a um desenvolvimento sustentável, a BASF, por meio de seu Programa Trainee, busca jovens no início de sua carreira profissional com a perspectiva de desenvolvê-los para formar futuros lideres da BASF.


    Pré-requisitos

    Formação: Concluiu o curso de graduação entre Dez/2010 e Mar/2013, em:

    – Engenharias (todas)

    – Agronomia

    – Química

    – Administração

    – Comercio Exterior

    – Ciências Econômicas

    – Marketing

    – Ciências Contábeis

    – Ciências Atuariais

    Concluiu mestrado ou doutorado entre Dez/2010 e Mar/2013 em:

    – Agronomia

    – Química
    Idiomas:

    – Inglês fluente

    – Espanhol e alemão (desejável)

    Duração: 18 meses

    Remuneração: acima da média de mercado para trainees.

    Benefícios:

    ·         Assistência Médica e Odontológica

    ·         Plano de Previdência Privada

    ·         Cooperativa de Crédito

    ·         Plano de Participação de Resultados

    ·         Vale-refeição

    Perspectivas de carreira: assumir uma posição de liderança em 5 anos.

    Inscrições até 16 de outubro de 2012

    http://www.basf.com.br/traineebasf/

     

    Cartaz de divulgação: http://cia3.tempsite.ws/atracao/clientes/basf/

     

    Qualquer dúvida entre em contato com a Cia de Talentos pelo telefone (11) 5112-3294, de Segunda a Sexta–Feira das 8h30 às 18h.

    Atenciosamente,

    Bianka Camargo
    Cia de Talentos
    Tel. (55 11) 5112 3294
    Twitter: @ciadetalentos
    Blog: chegamais
    Facebook: ciadetalentos
    www.grupodmrh.com.br
  • [Oportunidade] Engenharia Agrícola

    Divulgamos vaga para Engenheiro Agrícola:  Vaga Publicada em 02/10/2012

     

    A RF Consultoria contrata Coordenador de Mecanização com formação em Engenharia  Agrícola, para atuar na região de Barreiras – BA, com a cultura do Algodão e soja.

    Requisitos:

    – Graduado em Engenharia Agrícola.

    – Disponibilidade para residir na fazenda.(Região de Barreiras – BA).

    Atividades:

    – Atuação em mecanização e equipamentos agrícolas das culturas de algodão e soja.

     

    Faça inscrição em : www.rfrh.com.br em – conheça nossas vagas – código da vaga – v616025

  • SISTEMA ACADÊMICO

    ANTES DE ACESSAR O SISTEMA ACADÊMICO, leia com atenção: 
    O Sistema Acadêmico é mantido pelo Centro de Gerenciamento de Informações e Concursos e atualizado com os dados fornecidos pelo DRA.

    Este aviso se destina a orientar os usuários quanto a qualquer tipo de dificuldade no acesso ao Sistema Acadêmico.

    1 – Todos os tipo de problemas relacionados a dados (dados de cadastro, rg, cpf, data de nascimento) registrados no Sistema Acadêmico provavelmente podem ser resolvidos no DRA (no Atendimento do DRA, conforme nossos horários de atendimento).

    2 – Problemas relatados quanto a instabilidade do Sistema Acadêmico (banco de dados inacessível, erro no cadastro do aluno, página não carrega, não abre, etc) provavelmente podem ser resolvidos no Centro de Gerenciamento de Informações e Concursos – área de manutenção de rede.

    3 – A senha para acesso ao Sistema Acadêmico é gerada automaticamente pelo sistema: Para acessar sua senha, clique em “Esqueci ou não cadatrei minha senha” siga os passos indicados.

    4 – Alunos ingressantes (que estão no primeiro semestre de curso, incluindo reopção, transferência e reingresso) podem não obter acesso durante os primeiros meses de aula (data de nascimento, RG e CPF não conferem quando digitadas). Isto é normal. Seja paciente e aguarde, pois demanda que o DRA cadastre estes dados no Sistema e não há prazo para isto, a digitação é feita durante o semestre.

    5 – O número de matrícula é indispensável para acesso ao Sistema Acadêmico. Você pode obtê-lo no Colegiado do seu curso (preferencialmente) ou visitando pessoalmente o Atendimento do DRA, mediante identificação. Não são informados números de matrícula através de telefone ou e-mail.

    6 – Visite nossa seção de Perguntas Frequentes para maiores esclarecimentos.

    Atenciosamente,

    Gerência de Atendimento e Informação

    Acesse o Sistema acadêmico em http://gol.ufpel.edu.br/extranet/consultas-alunosufpel/

    Confira o texto em http://www.ufpel.edu.br/alunos/sistema_academico.html

  • Ciclo de Palestras

    O PET Engenharia Agrícola esta promovendo o “Ciclo de Palestras” para os alunos e profissionais das áreas de engenharia e afins.

    Dados das palestras, locais e datas podem ser visualizados no banner: Ciclo de palestras

  • LANÇADAS NOVAS CHAMADAS PUBLICAS PARA GRADUAÇÃO-SANDUÍCHE DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

    Estão abertas a partir do dia 06 de agosto/2012 as inscrições para bolsa graduação sanduíche as chamadas públicas do Programa Ciência sem Fronteiras n°s 117, 118, 119, 120, 121, 122, 123 e 124 para os países : Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Canadá CBIE, Coréia do Sul, Holanda, Reino Unido e Canadá Caldo.

    LEIA COM ATENÇÃO AS CHAMADAS PÚBLICAS DISPONIBILIZADAS EM: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao1

    ATENÇÃO:

    LEIA COM ATENÇÃO O EDITAL INTERNO DA UFPEL

    Após sua inscrição no site do Programa Ciência sem Fronteiras deverá atender o edital interno da UFPel para ter sua candidatura homologada pela instituição.

    Edital 08- agosto 2012 DIPI

  • III CURSO DE FUNDAMENTOS: BASICO PARA SECAGEM E ARMAZENAGEM DE GRÃOS DE ARROZ

    Público Alvo: Engenheiros agrônomos, engenheiros agrícolas, técnicos agrícolas, empreendedores, (de cooperativas, empresas privadas, agentes de extensão rural, etc…) que tenham atividade profissional relacionada com a temática do curso.

    LOCAL: AUDITÓRIO 2 – ESTAÇÃO EXPERIMENTAL DO ARROZ- CACHOEIRINHA RS

    Data:  14, 15 E 16 DE AGOSTO DE 2012

    Vagas : 70

  • Estruturas II e III – Provas

    A prova de Estruturas II, dia 27/06, acontecerá no prédio da Engenharia Industrial Madeireira, na sala 04 às 19h.

    A prova de Estruturas III, dia 28/06, acontecerá no prédio da Engenharia Industrial Madeireira, na sala 02 às 08h.

  • Palestra sobre GPS

    O Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Agricola estará promovendo uma palestra sobre ”GPS”.

    Esse evento será realizado dia 1 de junho (sexta-feira) das 19:00hs às 22:00 hs, no mini Auditório da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim, (situado próximo ao Prédio do CENG) na rua: Lobo da Costa, 447.

    O evento não terá custos para os participantes.

    Caso haja interesse mande email com nome, rg e número de matricula no email petfeaufpel@gmail.com para efetuar a inscrição do participante.

    Para mais informações vir a sala do PET-Engenharia Agricola ou tratar com:
    Rodrigo Herrero Macedo (53)8425-8505 ou (53)8117-6600/ rohhema.macedo@gmail.com

  • Dia Mundial do Meio Ambiente

    O curso de Engenharia Sanitária e Ambiental estará realizando no dia 05/06 um dia de palestras sobre o tema “Meio ambiente e o aproveitamento de resíduos para produção de energia” em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

    Local: Auditório Lagoa Mirim;

    Endereço: rua Lobo da Costa, nº 447;

    Horário: 08:30 às 17:30;

     

    As inscrições serão realizadas no colegiado do curso ou via internet.

    – Período: de 28/05 a 31/05;

    – Colegiado do curso: Campus Porto, rua Gomes Carneiro nº 1, Sala 319 – 3º Andar;

    – Internet: wp.ufpel.edu.br/esa/contato/inscricao

    – Entrada: 1 kg de alimento não perecível, entregue no colegiado do curso;

    Inscrições  limitadas aos 100 primeiros inscritos.

    Aqueles que realizarem a inscrição online poderão entregar o alimento no dia das palestras.

     

  • TRANSFERÊNCIA, REOPÇÃO e REINGRESSO 2012/2

    Edital de Transferência, Reopção e Reingresso para 2012/2

    ATENÇÃO: OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO SERÃO DIVULGADOS PELOS PRÓPRIOS CURSOS

     

    – Critérios para avaliação de solicitações de Transferência, Reopção e Reingresso para o curso de Engenharia Agrícola.

    Conforme Edital nº 017/2012 – DRA, o curso de Engenharia Agrícola divulga os critérios para avaliação de solicitações de Transferência, Reopção e Reingresso.

    Confira os critérios no Link: https://wp.ufpel.edu.br/cea/files/2011/11/Criterios-Reingresso-Reopcao-Transferencia.pdf

    Maiores informações podem ser obtidas na secretaria do curso: Contato

  • [Disciplinas 2012/2] Pesquisa sobre oferta de disciplinas

    Bom dia caros alunos do Curso de Engenharia Agrícola.

    Para tentarmos aproximar o número exato de vagas a serem ofertadas nas disciplinas do próximo semestre (2012/2) e planejar o dimensionamento dos professores, iremos realizar a seguinte pesquisa.

    Link da Pesquisa: http://www.doodle.com/z3fcen4iqtqnqzr7

    Por favor!! Entrem no site http://www.doodle.com/z3fcen4iqtqnqzr7 e respondam com:

    • Nome completo (nº matrícula);
    • Marquem as disciplinas que vocês necessitam cursar neste semestre (2012/2), porém somente as que vocês tenham os pré-requisitos para cursa-la.
    Caso vocês estejam cursando alguma disciplina que seja pré-requisito, considere ela como aprovada (exceto se você acha que não será aprovado).

    • Data limite para responder a pesquisa: 30 de Maio de 2012

    Atenção:

    Em 2011/2 foi realizada uma pesquisa semelhante à essa, porém apenas 72 alunos (40%) dos 180 alunos efetivos do curso responderam a pesquisa, semestre passado a mesma pesquisa foi realizada e 100 alunos (57%) dos 175 alunos efetivos do curso responderam a pesquisa.
    Sendo assim pedimos encarecidamente que vocês alunos colaborem com o planejamento do curso, principalmente no que se refere à oferta de disciplinas do curso, mostrando que estão realmente interessados e dispostos a melhorar o curso.

    Observações:

    A seguir segue o Fluxograma do Curso de Engenharia Agrícola, nele vocês podem verificar as disciplinas de cada semestre.

    Essa pesquisa não garante vaga aos alunos que a responderem, apenas auxilia na elaboração dos horários e disciplinas a serem ofertadas no próximo semestre (2012/2).

    Dúvidas devem ser encaminhadas ao email ccea.ufpel@gmail.com ou através do Formulário Contato.

    Sem mais para o momento, agradecemos a atenção.

    Att.

  • Divulgação do Curso de Engenharia Agrícola da UFPel

    Os alunos do PET – Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Agrícola, desenvolvem vídeo com a finalidade de divulgar o Curso de Engenharia Agrícola da UFPEL.

    Confira o vídeo em: http://www.youtube.com/watch?v=RohMoiiwmgI

    O vídeo tem o objetivo de divulgar o curso de Engenharia Agrícola para alunos, professores, instituições de ensino e empresas, para que os mesmos tenham conhecimento sobre o curso e conseqüentemente atrair novos alunos, professores, investimentos de empresas, oportunidades de estágio, emprego e concurso para esta área que é de suma importância para o desenvolvimento do nosso país.

    Desde já agradecemos a colaboração na divulgação.

  • Curso de Licenciamento Ambiental

    O Programa de Educação Tutorial do Curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Pelotas realizará nos dias 12, 13 e 14 de junho, das 19:00 as 22:30 horas no Anfiteatro Simón Bolívar no Centro de Integração do Mercosul (CIM) o “Curso de Licenciamento Ambiental”, que tem como principal objetivo, oferecer subsídios teóricos e práticos sobre os procedimentos e processos na obtenção das licenças ambientais (licença prévia, de instalação e de operação). Para tanto, serão abordadas questões conceituais e orientadoras, tais como:

    • Conhecimento da legislação ambiental;
    • Atividades e empreendimentos que necessitam de licenciamento ambiental;
    • Conhecimento sobre o licenciamento nos recursos hídricos, nas atividades de pesca, na flora e fauna, na biodiversidade, defensivos agrícolas e meio ambiente urbano.

    Inscrições pelo site do PET-EA: http://www.ufpel.edu.br/fea/pet/

  • [Energização Rural I] Não haverá aula hoje 23/05

    Bom dia caros alunos,

    A pedido da prof.ª Claudia Lemos, informamos que não aula de Energização Rural hoje dia 23/05.

    E na sexta-feira haverá uma visita técnica à Uzina de Bioenergia de Piratini, na qual os alunos estão de Energização estão convidados a participar.

    A visita vai valer por uma aula de energização. Maiores informações com a professora Claudia.

    Pedimos que seja enviado ainda hoje para o email do colegiado ccea.ufpel@gmail.com, os nomes e respectivos RG daqueles que irão à visita.

    Obrigado pela atenção.

    Att.
  • [ALGA – T1] Alteração de sala de aula

    Boa tarde caros alunos, vimos por meio deste, informar que ocorreu uma alteração de sala de aula na disciplina de ALGA turma T1.

    A alteração ocorreu apenas no horário da sexta-feira, que passará a ser na sala 224, ao lado da sala onde estava ocorrendo as aulas de sexta-feira.

    As alterações entram em vigor nesta semana.

    Sem mais para o momento, agradecemos a atenção.

    Att.

  • ALGA – T6 e Cálculo 2 – T5 e T6

    Caros alunos, vimos por meio deste, informar que as aulas de ALGA turma T6 (turma compartilhada) e Cálculo 2 turmas T5 (Eng. Agrícola) e T6 (Eng. Civil e Sanit. Ambiental) iniciarão a partir da próxima quinta-feira dia 03/05, tendo em vista que a professora Karin Simonato acaba de assumir e entrará em exercício na próxima semana.

    Hoje a professora se apresentou no Centro de Engenharias, inclusive compareceu na secretaria dos colegiados para se inteirar dos horários e salas de aulas das disciplinas.

    Os horários e as salas permanecem os mesmos, confira em https://wp.ufpel.edu.br/cea/inicio/horario/

  • Editais de Seleção PBG – Centro de Engenharias

    Editais de Seleção PBG – Centro de Engenharias:

    Atenten-se para os prazos de inscrição, datas e locais das provas e documentação necessária.

    Mais informações em https://wp.ufpel.edu.br/cea/atividades-academicas/pbg/ ou https://wp.ufpel.edu.br/prg/bolsas/pbg/

    Cálculo

    Edital de Seleção PBG – ALGA: https://wp.ufpel.edu.br/cea/files/2012/04/Edital-Seleção-PBG-ALGA.pdf

    Edital de Seleção PBG – Cálculo 1: https://wp.ufpel.edu.br/cea/files/2012/04/Edital-Seleção-PBG-Cálculo-1.pdf

    Edital de Seleção PBG – Cálculo 2: https://wp.ufpel.edu.br/cea/files/2012/04/Edital-Seleção-PBG-Cálculo-1-e-2.pdf

    Edital de Seleção PBG – Cálculo 3: https://wp.ufpel.edu.br/cea/files/2012/04/Edital-Seleção-PBG-Cálculo-3.pdf

    Desenho

    Edital de Seleção PBG – Desenho: https://wp.ufpel.edu.br/cea/files/2012/04/Edital-Seleção-PBG-Desenho.pdf

    Engenharia Agrícola

    Edital de Seleção PBG – Termodinâmica: https://wp.ufpel.edu.br/cea/files/2012/04/Edital-Seleção-PBG-Termodinâmica.pdf

    Engenharia Civil

    Edital de Seleção PBG – Mecânica Aplicada I e Isostática: https://wp.ufpel.edu.br/cea/files/2012/04/Edital-Seleção-PBG-Mecânica-Aplicada-I-e-Isostática.pdf

    Engenharia Sanitária e Ambiental

    Edital de Seleção PBG – Topografia: https://wp.ufpel.edu.br/cea/files/2012/04/Edital-Seleção-PBG-Topografia.pdf

    Edital de Seleção PBG – Ecotoxicologia: https://wp.ufpel.edu.br/cea/files/2012/04/Edital-Seleção-PBG-Ecotoxicologia.pdf

    Requisitos:

    Para participar do Programa de Bolsas de Graduação, o acadêmico deverá:
    – Estar regularmente matriculado e frequentando curso de nível superior na UFPel;
    – Ter cursado, no mínimo, 1 (um) semestre do seu curso na UFPel;
    – Não ser aluno formando no semestre acadêmico de ingresso no Programa;
    – Não ter outras modalidades de bolsa, exceto aquelas vinculadas à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – PRAE (moradia, alimentação e transporte);
    – Não apresentar mais do que 3 (três) reprovações e/ou infrequências (no total).

    Carga Horária, Vigência e Valor Das Bolsas:

    As bolsas serão concedidas no período de maio a dezembro de 2012.
    O valor será de R$ 300,00 (trezentos reais), com carga horária total de 48h mensais.

    Documentos Exigidos para os Candidatos Selecionados:

    – Cópia da Carteira de Identidade e do CPF;
    – Cópia do cartão bancário (conta corrente em qualquer banco, cujo titular deve ser o próprio bolsista). Não será aceita conta poupança;
    – Original do histórico escolar atualizado, fornecido pelo DRA ou pelo Colegiado de Curso;
    – Termo de Compromisso, preenchido digitado e assinado por todas as partes. Só será aceito o FORMULÁRIO ATUALIZADO (versão 2012), disponível em https://wp.ufpel.edu.br/prg/bolsas/pbg/.

  • Oportunidade de Estágio na Termasa – Eng. Agrícola

    Informamos que a empresa Termasa está selecionando 01 vaga para estagiário na área de Engenhria Agrícola.

    Caso haja interesse,  favor enviar-me curriculo para email: rh@termasa.com.br.

    EMPRESA:  TERMINAL MARÍTIMO LUIZ FOGLIATTO S/A.
    RAMO DE ATIVIDADE: Atividades de recebimento, armazenagem, e expedição de produtos e mercadorias no mercado interno e externo, exploração de terminal marítimo, carga e descarga e participar de outas empresas (armazém geral).

    HORÁRIO: 
    07:30 hs às 12:00 e das 13:00 às 14:30 hs.

    N.º DE VAGAS: 01

    BENEFÍCIOS: Vale Transporte e Refeitório
    INSCRIÇÕES: rh@termasa.com.br

  • Programa de Bolsas de Graduação – PBG

    Vimos por meio deste, divulgar o Programa de Bolsas de Graduação (PBG) que tem a finalidade de contribuir com a melhoria da qualidade das disciplinas atendidas e oportunizar a inserção do estudante em atividades de docência.

    O Edital para a seleção dos bolsistas PBG e a documentação pertinente encontra-se em https://wp.ufpel.edu.br/cea/atividades-academicas/pbg/

    OBSERVAÇÕES:

    Atentem para os prazos e locais de inscrição, requisitos e documentos necessários (inscrição e posterior efetivação).

  • Estruturas II – Prova dia 18/04 – Quarta-feira

    Caros alunos, a pedido do prof. Michelon, informamos que a prova de Estruturas II, na próxima quarta-feira dia 18/04, será realizada no prédio da Engenharia Industrial Madeireira, no seguinte endereço, ( Conde de Porto Alegre ) – Rua Conde de Porto Alegre, nº 793 – Bairro Centro – Pelotas – RS – CEP: 96010-290.

    Disciplina: Estruturas II – Prova
    Local: Eng. Ind. Madeireira – Sala 04
    Data: 18/04

    Att.

  • Aproveitamento de Disciplinas – 10 a 20 de abril

    Período de Aproveitamento de Disciplinas para o primeiro semestre de 2012:

    O recebimento dos pediso acontecerá de 10 a 20 de abril, quando serão aceitos os pedidos de aproveitamento de disciplinas para alunos regulares e ingressantes nos Cursos de Graduação.

    Período: de 10 a 20 de abril de 2012
    Horário: 10h às 15h
    Local: sala 107

    Como fazer o pedido?

    O pedido, este ano, será baseado no preenchimento de formulário específico, disponibilizado abaixo, que deve ser entregue já preenchido pelo interessado. Leia as instruções de preenchimento no anexo do formulário.

    O aluno, nos dias que antecedem sua visita ao DRA, deve dirigir-se aos Colegiados de Curso para receber orientação quanto ao seu futuro pedido. O DRA não orientará nenhum aluno, tendo em vista que isto é exclusividade dos Colegiados de Curso e do interessado – o aluno.

    Por exemplo, João cursou Bioquímica II no curso de Enfermagem e gostaria de aproveitar por Anatomia II no Curso deMedicina. É possível?

    Quem responde isso é o Colegiado de Curso de Medicina, não o DRA!

    Em outro exemplo, Maria cursou Matemática Discreta na Faculdade Particular (FP) e gostaria de aproveitar a disciplina na cadeira de Conjuntos Numéricos Complexos no Curso de Licenciatura em Matemática. É possível?

    Quem responde isso é o Colegiado de Curso de Matemática, não o DRA!

    Deste modo, o DRA somente formaliza o pedido do aluno para o Colegiado de Curso, abrindo o processo de aproveitamento.

    Lembre-se de trazer suas informações de maneira organizada, de modo a realizar seu pedido de forma ágil, clara e objetiva. Não desperdice seu tempo e dos demais realizando questionamentos que deveriam estar de antemão esclarecidos.

    Com o formulário preenchido, compareça ao DRA nas datas e horários marcados.

    Formulário para Aproveitamento de Disciplinas (leia com atenção as instruções contidas no formulário) Clique aqui

    Confira o texto em http://www.ufpel.edu.br/alunos/index1.php?link=desc_aproveitamento

  • Seleção de Estagiários Voluntários – NEPERS

    Núcleo de Educação, Pesquisa e Extensão em Resíduos Sólidos e Sustentabilidade – NEPERS

    Seleção de Estagiários Voluntários

    Requisitos básicos:

    – Estar devidamente matriculado no semestre letivo de 2012/1 nos cursos:

    Engenharia Sanitária e Ambiental, Ciências Biológicas, Química, Química de Alimentos, Química Industrial, Engenharia Agrícola, Tecnólogo em Gestão Ambiental, Tecnólogo em Agroindústria, Tecnólogo em Gestão de Cooperativas, Tecnólogo em Hotelaria, Biotecnologia, Agronomia ou Zootecnia;

    – Possuir disponibilidade de 3 turnos semanais (não incluso período noturno);

    – Não ser aluno concluinte.

    Documentação requirida:

    – Ficha de Inscrição, disponível no site : Ficha de inscrição

    – Currículo atualizado e comprovado (não será devolvido);

    – Histórico atualizado;

    – Xerox da carteira de identidade

    Período de inscrições: de 09/04/2012 até 27/04/2012

    Local da inscrição: Av. Bento Gonçalves, nº 3395, entregar todos os documentos impressos na portaria.

    Para mais informações: 32224318 ramal 21 ou nepers.ufpel@yahoo.com.br

  • Disciplinas de ALGA, Cálculo 1, 2 e 3

    Caros alunos,

    Segundo informações do Prof. Tillmann (Diretor do Centro de Engenharias), a partir desta semana (02/04) todas as turmas de ALGA, Cálculo 1, Cálculo 2 e Cálculo 3 oferecidas aos cursos do Centro de Engenharias terão professores para ministrá-las, ou seja, as turmas de disciplinas que ainda não haviam iniciadas até o presente momento, iniciarão nesta semana.

    Os horários e locais das disciplinas do curso de Engenharia Agrícola podem ser visualizados em wp.ufpel.edu.br/cea/inicio/horario.


    Resaltamos que foi aprovado o novo horário de funcionamento das aulas no Campus Porto e Andrade Neves, portanto as aulas nestes locais deverão seguir a seguinte grade de horários, conforme  informações no link https://wp.ufpel.edu.br/cea/noticias/horario-de-funcionamento-campus-porto-e-andrade-neves/

    OBS: As turmas da disciplina de Estatística Básica permanecem sem professor até o presente momento.

    Sem mais para o momento, agradecemos a atenção dispensada.

  • Trancamento de Disciplinas – 02 a 09 de abril de 2012

    O período de Trancamento de Disciplinas acontece de 2 a 09 de abril de 2012 , segundo o Calendário Acadêmico.

    Os pedidos de trancamento devem ser feitos no Atendimento do DRA, no horário de Atendimento, das 08:15h às 15:30h. Atente-se ao horário, pois não haverá atendimento após o estipulado.

    Quem pode trancar disciplinas? TODOS OS ALUNOS, independente da forma e ano de ingresso.

    O formulário do pedido deve ser entregue preenchido e assinado na Gerência de Atendimento e Informação do DRA (GAI-DRA). Isso agiliza o processo. Não perca seu tempo e não tome o tempo dos demais preenchendo o formulário na hora, no balcão.

    ATENÇÃO: Trancamento de disciplina não é Trancamento de Matrícula (Trancamento Geral). Veja o Regulamento dos Cursos de Graduação.

    Formulário

    Visualizar exemplo do formulário preenchido (Note que, em caso de dúvida, consulte com antecedência o Colegiado de Cursoou acesse o Sistema Acadêmico e verifique o código das disciplinas na seção “Matrícula“).

    MÍNIMO DE CRÉDITOS QUE O ALUNO DEVE FICAR MATRÍCULADO :

    Para o curso de MEDICINA VETERINÁRIA, o aluno deve ficar matriculado em no mínimo 14 créditos.

    Para os demais cursos, em no mínimo 8 créditos.

    Gerência de Atendimento e Informação