COMPRA DIRETA
Procedimentos:
- A formação de preço ocorre solicitando orçamentos diretamente com fornecedores, utilizando os modelos dos documentos: ‘SOLICITAÇÃO DE ORÇAMENTO PARA FORNECEDORES’ e ‘MODELO DE ORÇAMENTO A SER PREENCHIDO PELOS FORNECEDORES’.
- Instrução Normativa nº 065/2021, art. 5º, inc. IV – pesquisa direta com, no mínimo, 3 (três) fornecedores, mediante solicitação formal de cotação, por meio de ofício ou e-mail, desde que seja apresentada justificativa da escolha desses fornecedores e que não tenham sido obtidos os orçamentos com mais de 6 (seis) meses de antecedência da data de divulgação do edital;
- Anexar todos os e-mail’s que foram enviados aos fornecedores, inclusive aqueles que não responderam com a cotação.
- Instrução Normativa nº 065/2021, art. 5º, §2º, inc. IV – “registro, nos autos do processo da contratação correspondente, da relação de fornecedores que foram consultados e não enviaram propostas como resposta à solicitação de que trata o inciso IV do caput.”
- Elaborar pedido no Cobalto, conforme orientação do Núcleo de Material – NUMAT da Coordenação de Material e Patrimônio. Tutoriais acessíveis no link: https://wp.ufpel.edu.br/numat/tutoriais/
- Na elaboração do pedido, quando for incluir fornecedor novo, não esquecer de colocar a razão social, conforme o CNPJ. Não incluir com o nome fantasia.
- Gerar o Estudo Técnico Preliminar – ETP. Portal de Compras governamentais acesso por meio do link: https://www.comprasnet.gov.br/seguro/loginPortal.asp
- Finalizar o pedido no Cobalto.
- Abrir processo no SEI, tipo “Material: Aquisição por Compra de Material de Consumo (Inclusive Licitação)” ou “Material: Aquisição por Compra de Material Permanente (Inclusive Licitação)” dependendo do material a ser adquirido.
- Material permanente somente com recurso próprio.
- No processo SEI deverão ser anexados os seguintes documentos:
- Formulário “PRA Análise de Riscos Dispensa Aquis/Serv S/Contr”, conforme orientação do Núcleo de Material, acesso no link: https://wp.ufpel.edu.br/numat/files/2023/06/SEI_23110.023494_2023_53.pdf
- O Estudo Técnico Preliminar, gerado no sistema ETP-Digital.
- Formulário SEI ‘PRA Aprovação do Estudo Técnico Preliminar’ devidamente assinado pela pessoa que o elaborou, pelo Coordenador do PPG e pelo Coordenador do projeto de pesquisa.
- Pedido gerado no Cobalto, conforme orientações do NUMAT. (Formulário de pedido gerado no Sistema de Compras do Cobalto).
- Formulário SEI ‘PRA Autorização para formulário de pedido’ devidamente assinado pelo Coordenador do PPG e pelo Coordenador do projeto de pesquisa.
- Termo de Referência, devidamente assinado pelo Coordenador do PPG e pelo Coordenador do projeto de pesquisa. Formulário SEI ‘PRA Termo de Referência Aquisição Dispensa s/cont’. Modelo ajustado para dispensa no inciso da pesquisa, acessível no link: https://docs.google.com/document/d/15m04KkzUmIPBPaFOcnoWUppp6PJa3iynewGsXBVzCrE/edit?usp=sharing
- Anexar todos os e-mail’s que foram enviados aos fornecedores, inclusive aqueles que não responderam com a cotação.
- Orçamentos, conforme orientações do NUMAT: Os orçamentos obtidos devem ter a confirmação do fornecedor que cotou o menor valor, que recebe mediante Nota de Empenho. Modelos a serem utilizados, tanto para solicitar o orçamento quanto com relação ao modelo que deve ser preenchido pelo fornecedor, em atendimento a lei 14.133/2021 disponíveis no link: https://wp.ufpel.edu.br/numat/tutoriais/ ( para solicitar orçamento, modelo: SOLICITAÇÃO DE ORÇAMENTO PARA FORNECEDORES, Orçamento a ser preenchido pelo fornecedor, modelo: MODELO DE ORÇAMENTO A SER PREENCHIDO PELOS FORNECEDORES).
- Formulário SEI ‘PRA Declaração de Veracidade dos Orçamentos’, indicando os orçamentos apresentados à Ufpel, devidamente assinado pelo Coordenador do PPG e pelo Coordenador do projeto de pesquisa.
- Declaração emitida pela empresa de que não emprega menor. Modelo no link: https://wp.ufpel.edu.br/numat/files/2023/07/DECLARACAO-DE-QUE-NAO-EMPREGA-MENORES-MODELO.pdf.
- Certidões de regularidade fiscal (Certidão Negativa da Receita Federal, FGTS, Débitos Trabalhistas e Cartão CNPJ) do fornecedor de menor valor. Acessível no link: https://wp.ufpel.edu.br/numat/certidoes/
- Consulta ao quadro societário de todas as empresas que forneceram orçamento (na consulta ao cartão CNPJ, na parte inferior da tela do resultado, consta a opção ‘CONSULTAR QSA’), e não poderá constar nenhum sócio em comum entre essas empresas, caso apareça algum sócio em comum o orçamento de maior valor deverá ser descartado.
- Cópia do projeto de pesquisa, que está no Cobalto, aprovado pelo COCEPE e com a Fonte financiadora: CAPES.
- Formulário SEI ‘PRPPG Declaração de dispensa’, devidamente assinado pelo Coordenador do PPG e pelo Coordenador do projeto de pesquisa.
Importante:
- Para pedidos que não estejam vinculados à pesquisa, não haverá necessidade de anexar a cópia do projeto de pesquisa aprovado pelo COCEPE e nem o formulário “PRPPG Declaração de dispensa”.
- Os processos vinculados à pesquisa, não há limite de valor e são enquadrados no art. 75, inc. IV, alínea c, da Lei de Licitações, nº 14.133/2021.
- Para material de uso contínuo, o ideal é que se faça Pregão Eletrônico no Sistema Registro de Preços. Esta modalidade agiliza a aquisição durante o ano de sua vigência.
PRESTAÇÃO DE SERVIÇO – INSCRIÇÃO EM EVENTO
Procedimentos:
- Emitir pedido no COBALTO, conforme orientação do Núcleo de Material – NUMAT da Coordenação de Material e Patrimônio. Tutoriais acessíveis no link: https://wp.ufpel.edu.br/numat/tutoriais/. Na elaboração do pedido, quando for incluir fornecedor novo, não esquecer de colocar a razão social, conforme o CNPJ. Não incluir com o nome fantasia.
- Para servidor: informar nome e SIAPE do participante do evento.
- Para aluno: informar nome e matrícula do aluno; documento informando a modalidade pública de seleção aplicada para a escolha do aluno; declaração do Coordenador do PPG de que o aluno não recebe nenhuma modalidade de bolsa para este fim.
- Abrir processo no SEI, tipo “Material: Contratação de Serviço sem contrato”.
- No processo SEI deverão ser anexados os seguintes documentos:
- Documento SEI ‘PRA Análise de Riscos Inexig Aquis/Serv S/Contrato’.
- Pedido gerado no Cobalto, conforme orientações do NUMAT.
- Documento SEI ‘PRA Autorização para formulário de pedido’ devidamente assinado pelo Coordenador do PPG.
- Documento SEI ‘PRA Termo de Referência Serviço Inexig s/contrato’, devidamente assinado pelo Coordenador do PPG.
- Cotação da empresa com o valor da inscrição no evento, conforme orientações do NUMAT. Deve constar o CNPJ, Razão Social da Empresa, cotação dentro do prazo de validade, aceite de pagamento por meio de Nota de Empenho e dados bancários para pagamento.
- Documento SEI ‘PRA Declaração de Veracidade dos Orçamentos’, indicando o orçamento apresentado à Ufpel, devidamente assinado pelo servidor responsável
- Certidões de regularidade fiscal (Certidão Negativa da Receita Federal, FGTS, Débitos Trabalhistas e Cartão CNPJ) do prestador do serviço. Acessível no link: https://wp.ufpel.edu.br/numat/certidoes/
- Folder com a programação do evento.
- Para eventos internacionais, anexar a proforma traduzida com dados para a transferência bancária internacional.
- Solicitação para inscrição de alunos em eventos, além da documentação listada anteriormente, é necessário:
✔ documento informando qual foi a modalidade pública de seleção aplicada para a escolha do aluno que irá participar do evento;
✔ declaração do responsável pela Unidade, em despacho, de que o aluno não recebe nem uma modalidade de bolsa para este fim;
✔ deve constar o nome e matrícula do aluno.
IMPORTANTE – O processo é executado no NUMAT/CMP/PRA e deve obedecer os seguintes prazos mínimos: para eventos nacionais, antecedência de 15 dias e para eventos internacionais, antecedência de 20 dias.
PRESTAÇÃO DE SERVIÇO – ANUIDADE
Procedimentos:
- Emitir pedido no COBALTO, conforme orientação do Núcleo de Material – NUMAT da Coordenação de Material e Patrimônio. Tutoriais acessíveis no link: https://wp.ufpel.edu.br/numat/tutoriais/.
- Na elaboração do pedido, quando for incluir fornecedor novo, não esquecer de colocar a razão social, conforme o CNPJ. Não incluir com o nome fantasia.
- Abrir processo no SEI, tipo “Material: Contratação de Serviço sem contrato”.
- No processo SEI deverão ser anexados os seguintes documentos:
- Pedido gerado no Cobalto, conforme orientações do NUMAT.
- Documento SEI ‘PRA Autorização para formulário de pedido’ devidamente assinado pelo assinado pelo Coordenador do PPG.
- Documento SEI ‘PRA Termo de Referência Serviço Inexig s/contrato’, devidamente assinado pelo Coordenador do PPG..
- Documento comprobatório do valor a ser pago. A cotação precisa estar dentro do prazo de validade.
- Documento SEI ‘PRA Declaração de Veracidade dos Orçamentos’, indicando o orçamento apresentado à Ufpel, devidamente assinado pelo servidor responsável;
- Anexar certidões de regularidade fiscal (Certidão Negativa da Receita Federal, FGTS, Débitos Trabalhistas e Cartão CNPJ) do prestador do serviço. Acessível no link: https://wp.ufpel.edu.br/numat/certidoes/
- Informações bancárias para pagamento.
- Para os casos de Anuidade Internacional, anexar a proforma traduzida com dados para transferência bancária internacional
PRESTAÇÃO DE SERVIÇO – MANUTENÇÃO EM EQUIPAMENTO
Procedimentos:
- Elaborar pedido no COBALTO, conforme orientação do Núcleo de Material – NUMAT da Coordenação de Material e Patrimônio (https://wp.ufpel.edu.br/numat/nucleo-de-material/tutoriais/). Não esquecer de colocar o número do Registro Patrimonial (RP) do equipamento. Caso o equipamento não tenha mais a plaqueta do RP, é necessário que o Responsável pela Unidade faça uma declaração, informando que o equipamento de fato é utilizado na UFPel.
- Na elaboração do pedido, quando for incluir fornecedor novo, não esquecer de colocar a razão social, conforme o CNPJ. Não incluir com o nome fantasia.
- Gerar o Estudo Técnico Preliminar – ETP. Portal de Compras Governamentais acesso por meio do link https://www.comprasnet.gov.br/seguro/loginPortal.asp
- Finalizar o pedido no Cobalto.
- Abrir processo no SEI, tipo “Material: Contratação de Serviço sem contrato”.
- No processo SEI deverão ser anexados os seguintes documentos:
- Documento SEI Análise de Riscos ‘PRA An.de Riscos Dispensa Aquis/Serviço s/Contr’.
- O arquivo do ETP, gerado no sistema ETP-Digital (orientações disponíveis na página do Núcleo de Material: https://wp.ufpel.edu.br/numat/etp/); (quando for o caso)
- Documento SEI ‘PRA Aprovação do Estudo Técnico Preliminar’ assinado pelo assinado pelo Coordenador do PPG e pelo Coordenador do projeto de pesquisa bem como pelo responsável pela elaboração do ETP; (quando for o caso);
- Pedido gerado no Cobalto, conforme orientações do NUMAT.
- Documento SEI ‘PRA Autorização para formulário de pedido’ devidamente assinado pelo Coordenador do PPG e pelo Coordenador do projeto de pesquisa.
- Documento SEI Termo de Referência, ‘PRA Termo de Referência Serviço Dispensa s/cont’, devidamente assinado pelo assinado pelo Coordenador do PPG e pelo Coordenador do projeto de pesquisa.
- Anexar todos os e-mail’s que foram enviados aos fornecedores, inclusive aqueles que não responderam com a cotação
- Orçamentos (a pesquisa de preços deverá conter no mínimo três orçamentos), conforme orientações do NUMAT. Nos orçamentos apresentados deve constar o CNPJ, Razão Social da Empresa, a data que foi realizada (validade de 60 dias) a cotação e aceite de pagamento por meio de Nota de Empenho.
- Documento SEI ‘PRA Declaração de Veracidade dos Orçamentos’, indicando os orçamentos apresentados à Ufpel, devidamente assinados pelo servidor responsável.
- Comprovação de que o valor do serviço de manutenção corretiva não é superior a 50% do valor do equipamento novo, conforme art. 3º, inc. IV do Decreto 9.373/2018 e IN 205/88, item 9.3 da STN. Importante: quando for serviço de manutenção preventiva, não precisa comprovar o preço do equipamento.
- Certidões de regularidade fiscal (Certidão Negativa da Receita Federal, FGTS, Débitos Trabalhistas e Cartão CNPJ) do prestador de serviço de menor valor . Acessível no link: https://wp.ufpel.edu.br/numat/certidoes/
- Consulta ao quadro societário de todas as empresas que forneceram orçamento (na consulta ao cartão CNPJ, na parte inferior da tela do resultado, consta a opção ‘CONSULTAR QSA’), e não poderá constar nenhum sócio em comum entre essas empresas, caso apareça algum sócio em comum o orçamento de maior valor deverá ser descartado.
- Declaração emitida pela empresa de que não emprega menor. Modelo no link: https://wp.ufpel.edu.br/numat/files/2023/07/DECLARACAO-DE-QUE-NAO-EMPREGA-MENORES-MODELO.pdf.
- Cópia do projeto de pesquisa aprovado pelo COCEPE (Fonte financiadora: CAPES/PROAP).
- Formulário SEI ‘PRPPG Declaração de dispensa’, devidamente assinado pelo Coordenador do PPG e pelo Coordenador do projeto de pesquisa.
PRESTAÇÃO DE SERVIÇO GERAL – PESSOA JURÍDICA
Procedimentos:
- Elaborar pedido no COBALTO, conforme orientação do Núcleo de Material – NUMAT da Coordenação de Material e Patrimônio (https://wp.ufpel.edu.br/numat/nucleo-de-material/tutoriais/).
- Na elaboração do pedido, quando for incluir fornecedor novo, não esquecer de colocar a razão social, conforme o CNPJ. Não incluir com o nome fantasia.
- Gerar o Estudo Técnico Preliminar – ETP. Portal de Compras Governamentais acesso por meio do link https://www.comprasnet.gov.br/seguro/loginPortal.asp
- Finalizar o pedido no Cobalto.
- Abrir processo no SEI, tipo “Material: Contratação de Serviço sem contrato”.
- No processo SEI deverão ser anexados os seguintes documentos:
- Documento SEI Análise de Riscos ‘PRA An.de Riscos Dispensa Aquis/Serviço s/Contr’.
- O arquivo do ETP, gerado no sistema ETP-Digital (orientações disponíveis na página do Núcleo de Material: https://wp.ufpel.edu.br/numat/etp/); (quando for o caso)
- Documento SEI ‘PRA Aprovação do Estudo Técnico Preliminar’ assinado pelo Coordenador do PPG e pelo Coordenador do projeto de pesquisa bem como pelo responsável pela elaboração do ETP; (quando for o caso);
- Pedido gerado no Cobalto, conforme orientações do NUMAT.
- Documento SEI ‘PRA Autorização para formulário de pedido’ devidamente assinado pelo Coordenador do PPG e pelo Coordenador do projeto de pesquisa.
- Documento SEI Termo de Referência, ‘PRA Termo de Referência Serviço Dispensa s/cont’, devidamente assinado pelo Coordenador do PPG e pelo Coordenador do projeto de pesquisa.
- Anexar todos os e-mail’s que foram enviados aos fornecedores, inclusive aqueles que não responderam com a cotação
- Orçamentos (a pesquisa de preços deverá conter no mínimo três orçamentos), conforme orientações do NUMAT. Nos orçamentos apresentados deve constar o CNPJ, Razão Social da Empresa, a data que foi realizada (validade de 60 dias) a cotação e aceite de pagamento por meio de Nota de Empenho.
- Documento SEI ‘PRA Declaração de Veracidade dos Orçamentos’, indicando os orçamentos apresentados à Ufpel, devidamente assinados pelo servidor responsável.
- Certidões de regularidade fiscal (Certidão Negativa da Receita Federal, FGTS, Débitos Trabalhistas e Cartão CNPJ) do prestador de serviço de menor valor . Acessível no link: https://wp.ufpel.edu.br/numat/certidoes/
- Consulta ao quadro societário de todas as empresas que forneceram orçamento (na consulta ao cartão CNPJ, na parte inferior da tela do resultado, consta a opção ‘CONSULTAR QSA’), e não poderá constar nenhum sócio em comum entre essas empresas, caso apareça algum sócio em comum o orçamento de maior valor deverá ser descartado.
- Declaração emitida pela empresa de que não emprega menor. Modelo no link: https://wp.ufpel.edu.br/numat/files/2023/07/DECLARACAO-DE-QUE-NAO-EMPREGA-MENORES-MODELO.pdf.
- Cópia do projeto de pesquisa aprovado pelo COCEPE (Fonte financiadora: CAPES/PROAP).
- Formulário SEI ‘PRPPG Declaração de dispensa’, devidamente assinado pelo Coordenador do PPG e pelo Coordenador do projeto de pesquisa.
- Caso trate de serviço de Tradução de Artigos: deverá ser anexado o artigo.
PRESTAÇÃO DE SERVIÇO GERAL – PESSOA FÍSICA
Procedimentos:
- Elaborar no COBALTO dois pedidos: um para a prestação de serviço (33.90.36) e outro para pagamento do INSS (33.91.47), conforme orientação do Núcleo de Material – NUMAT da Coordenação de Material e Patrimônio (https://wp.ufpel.edu.br/numat/nucleo-de-material/tutoriais/).
- O valor do INSS patronal é 20% do valor total do serviço.
- Não pode esquecer que dependendo do valor, na hora do pagamento, poderá haver desconto do IRRF.
- Gerar o Estudo Técnico Preliminar – ETP somente do pedido de prestação de serviço. Portal de Compras Governamentais acesso por meio do link https://www.comprasnet.gov.br/seguro/loginPortal.asp
- Finalizar o pedido no Cobalto.
- Abrir processo no SEI, tipo “Material: Contratação de Serviço sem contrato”.
- No processo SEI deverão ser anexados os seguintes documentos:
- Documento SEI Análise de Riscos ‘PRA An.de Riscos Dispensa Aquis/Serv s/Contrato’.
- O arquivo do ETP, gerado no sistema ETP-Digital; (quando for o caso).
- Documento SEI ‘PRA Aprovação do Estudo Técnico Preliminar’ assinado pelo Coordenador do PPG e pelo Coordenador do projeto de pesquisa bem como pelo responsável pela elaboração do ETP; (quando for o caso);
- Anexar os dois pedidos (ped. serv. pessoa física e ped. INSS) gerados no Cobalto, conforme orientações do NUMAT.
- Documento SEI ‘PRA Autorização para formulário de pedido’ devidamente assinado pelo Coordenador do PPG e pelo Coordenador do projeto de pesquisa.
- Documento SEI Termo de Referência, ‘PRA Termo de Referência Serviço Dispensa s/cont’, devidamente assinado pelo Coordenador do PPG e pelo Coordenador do projeto de pesquisa.
- Anexar todos os e-mail’s que foram enviados aos fornecedores, inclusive aqueles que não responderam com a cotação
- Orçamentos (a pesquisa de preços deverá conter no mínimo três orçamentos), conforme orientações do NUMAT. Nos orçamentos apresentados deve constar o CNPJ, Razão Social da Empresa, a data que foi realizada (validade de 60 dias) a cotação e aceite de pagamento por meio de Nota de Empenho.
- Documento SEI ‘PRA Declaração de Veracidade dos Orçamentos’, indicando os orçamentos apresentados à Ufpel, devidamente assinados pelo servidor responsável.
- Certidões Negativas da pessoa física (Receita Federal e Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas) da pessoa que apresentou o menor valor dos orçamentos Acessível no link: https://wp.ufpel.edu.br/numat/certidoes/
- Número do NIT (Número de Identificação do Trabalhador).
- Informações bancárias para pagamento.
- Cópia do projeto de pesquisa aprovado pelo COCEPE (Fonte financiadora: CAPES/PROAP), se for o caso.
- Formulário SEI ‘PRPPG Declaração de dispensa’, devidamente assinado pelo Coordenador do PPG e pelo Coordenador do projeto de pesquisa, se for o caso.
- Caso trate de serviço de Tradução de Artigos: deverá ser anexado o artigo.
IMPORTANTE DIVERSOS:
- Para pedidos que não estejam vinculados à pesquisa, não haverá necessidade de anexar a cópia do projeto de pesquisa aprovado pelo COCEPE e nem o formulário “PRPPG Declaração de dispensa”.
- Para recursos próprios e PROAP não há necessidade de informar o PCA (Plano anual de contratações) no sistema PGC.
- Os processos vinculados à pesquisa, não há limite de valor e são enquadrados no art. 75, inc. IV, alínea C, da nova Lei de Licitações, nº 14.133/2021.
- O Termo de Referência é anexado no sistema e por isso o mesmo precisa ser bem elaborado e estar de acordo com a legislação.
- Os processos de aquisição de material ou prestação de serviço deverão conter as Certidões de Regularidade Fiscal do fornecedor VENCEDOR. Deverão estar válidas e anexadas ao processo no SEI. Acessíveis no link: https://wp.ufpel.edu.br/numat/certidoes/
- Nas solicitações de SERVIÇO, as despesas de locomoção e diárias, quando houver, deverão estar inclusas no valor do serviço (não podem estar discriminadas separadamente).
- Nos orçamentos deve ser considerado o valor do frete no valor final dos materiais, diluído no quantitativo total.
- Para material de uso contínuo, o ideal é que se faça Pregão Eletrônico no Sistema Registro de Preços. Esta modalidade agiliza a aquisição durante o ano de sua vigência.
- Para processos de IMPORTAÇÃO, deverá ser aberto crédito de 20 a 30% a mais do que o valor da proforma, por causa da variação cambial.
- Prestação de serviço tanto pessoa jurídica como pessoa física pode ser feito processo de dispensa de licitação no art. 75, inc. II da lei 14.133/2021. Entretanto há limite de valor e o CMP decide se será dispensa ou haverá licitação. Neste caso, ela será realizada por meio do sistema Dispensa Eletrônica, que é um sistema voltado para as aquisições realizadas através de dispensa de licitação. Se ocorrer da Dispensa Eletrônica ser deserta ou frustrada, o NUMAT poderá fazer a compra/contratação com o fornecedor de menor valor da cotação enviada.
- Não esquecer que quando anexar um pedido corrigido, o mesmo precisa ser assinado através de formulário no SEI e precisa ajustar o nº do protocolo SEI de qualquer outro documento que tenha sido relacionado.
- Os orçamentos, preferivelmente, devem ser anexados separadamente no SEI, pois quando enviamos o empenho emitido, enviamos também cópia do orçamento para o fornecedor vencedor.
- A validade do orçamento precisa estar garantida em toda a tramitação do processo em pelo menos 60 dias.
- Prestar atenção na unidade de medida dos itens. Por exemplo: não pode haver comparação de frascos ou embalagens de tamanhos diferentes.
- O código SIASG deve estar preenchido no pedido de compra ou serviço. O código pode ser consultado em https://catalogo.compras.gov.br/cnbs-web/busca?cnet-id=64135093-c9cd-492f-9647-7af1f26d1514.
- Se não houver código, favor enviar um e-mail para o NUMAT (material@ufpel.edu.br), pedindo a inclusão do material no cadastro.
- Prestar atenção para não deixar os códigos em branco, utilizar os INATIVOS ou até mesmo usar os nº das classes.
- Alguns materiais podem ocasionar dúvidas se são CONSUMO ou PERMANENTE, assim, solicita-se verificar com o Núcleo de Patrimônio – NUPAT (3284-3933) antes de iniciar o processo de compra, evitando a devolução de pedido para troca de natureza de despesa.
- No projeto de pesquisa no Cobalto, precisa aparecer a CAPES como uma das fontes financiadoras, se for utilizar o PROAP para aquisição de material de consumo (por exemplo: material de laboratório, produtos químicos, …) ou prestação de serviços. Solicitar ao NAP, via SEI, a inclusão da fonte financiadora no projeto de pesquisa, anexando junto o plano de trabalho e constando o valor no despacho/memorando.
- Atentar para a contratação de serviços de terceiros pessoa física, pois há a obrigação de pagamento de INSS patronal (20% do valor total). O recurso utilizado para atender esta despesa será o de recursos próprios, visto que o PROAP não libera nesta rubrica.
- O empenho depois de emitido e assinado, é enviado ao fornecedor e aos responsáveis pelo pedido. De praxe, o fornecedor tem 30 dias para entregar o material. Se isso não ocorrer, favor entrar em contato com o fornecedor e negociar a entrega. Dentro do ano, o empenho poderá ser anulado e reutilizado. Após, isso não é mais possível.
- Quando fizer algum pedido de compra ou de prestação de serviço, o PPG precisa acompanhar o fluxo das tramitações e atentar-se às devoluções para correção.
- Tutoriais do Núcleo de Material estão acessíveis no link https://wp.ufpel.edu.br/numat/tutoriais/
- Material sobre o ETP está disponível na página do Núcleo de Material, no link https://wp.ufpel.edu.br/numat/etp/
- Link do material explicativo sobre o ETP e o Termo de Referência (TR): https://wp.ufpel.edu.br/numat/files/2023/03/Orientacoes-ETP-e-TR_Versao1_rev03-1.pdf
- Verificar se o material entregue está de acordo com a nota de empenho: especificação do material ou serviço, marca e modelo cotado do material ou equipamento, quantidade…
- Efetuar os demais encaminhamentos para pagamento conforme orientação em: https://wp.ufpel.edu.br/sei/files/2022/03/01_Manual-SEI_Editado_v05-Notas-Fiscais.pdf
- O processo de pagamento deverá ser relacionado ao processo principal da aquisição/contratação.
- Agilizar ao máximo o ateste na Nota Fiscal evitando a cobrança de juros.
RECONHECIMENTO DE PASSIVO
- Caso seja realizada despesa sem a emissão prévia de empenho, o responsável deverá preencher e enviar pelo SEI o formulário de reconhecimento de passivo, conforme orientações no site do NUMAT: https://wp.ufpel.edu.br/numat/formularios/indenizacao-reconhecimento-de-divida/
Os processos envolvendo pagamentos sem empenho prévio serão devidamente enquadrados nos procedimentos regulamentados pela Portaria UFPel nº 1.464/2013, que delega ao Pró-Reitor Administrativo competência para apurar, mediante Sindicância Investigativa, eventuais irregularidades administrativa relativas ao pagamento de indenizações decorrentes da ausência da adesão às normas vigentes, e pela Portaria UFPel nº 0080/2015, que dispõe sobre procedimentos para apuração de fatos relativos a prejuízos a bem público.