O Departamento de Pós-Graduação informa o calendário de Avaliação da CAPES, bem como os prazos da Pró-Reitoria, tanto para o COLETA, quanto para o APCN.
DESTACANDO:
–último dia de enviodo Coleta 2015 à PRPPG:01/04/2015
–último dia para entrega do Projeto de Criaçãode Curso Novo, na PRPPG:30/03/2016
ATIVIDADE
NA PRPPG
PRAZOS DA CAPES
Mudança da área básica
1º a 29 de fevereiro de 2016
Envio dos dados pelo coordenador de programa- Coleta 2015
Até 1º de abril de 2016
Ate 1º de abril de 2016
Homologação dos dados pela Pró-reitoria – Coleta 2015
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Até 8 de abril de 2016
Projeto de Criação de Curso – Institucional – Para Parecer do COCEPE
Até 30 de março de 2016
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Apresentação de Propostas de Mestrado (Acadêmico e Profissional) e Doutorado (APCN) com Parecer do COCEPE
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou o resultado das bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT), referente ao julgamento de propostas apresentadas em 2015.
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, por meio da Coordenação de Pesquisa e Iniciação Científica, parabeniza os pesquisadores da UFPel que foram contemplados com bolsas novas, que tiveram suas bolsas renovadas e que continuam com bolsas vigentes, conforme listagem abaixo:
A Coordenação de Inovação Tecnológica divulga, para a Comunidade da UFPel, o cronograma de reuniões do Comitê de análise de patentes da UFPEL.
29/02/2016 – 14:30 às 18:00 – Reunião Extraordinária
21/03/2016 – 15:30 às 17:30 – Reunião Ordinária
18/04/2016 – 15:30 às 17:30 – Reunião Ordinária
23/05/2016 – 15:30 às 17:30 – Reunião Ordinária
13/06/2016 – 15:30 às 17:30 – Reunião Ordinária
11/07/2016 – 15:30 às 17:30 – Reunião Ordinária
12/09/2016 – 15:30 às 17:30 – Reunião Ordinária
17/10/2016 – 15:30 às 17:30 – Reunião Ordinária
21/11/2016 – 15:30 às 17:30 – Reunião Ordinária
12/12/2016 – 15:30 às 17:30 – Reunião Ordinária
Nesta reuniões serão tratados assuntos referentes aos pedidos de depósitos de patentes recebidos pela CIT ao longo do ano. Vale ressaltar que as patentes somente serão analisadas se enviadas no mês posterior ao da seguinte reunião. Por exemplo, para a reunião de março, estarão em pauta apenas os pedidos recebidos até fevereiro, e assim por diante.
Pedimos também que não abram processos administrativos para iniciar o pedido de depósito de patente, tal processo será realizada pela equipe da CIT. E também pedimos que utilizem as últimas versões dos formulários disponíveis no site da Coordenação (Guias e formulários).
Neste ano, a distribuição das bolsas de Mestrado e Doutorado que a CAPES aloca diretamente na PRPPG ocorreu através de Edital público, cujos resultados acabam de ser divulgados. O Edital foi construído e avaliado por comissão constituída por integrantes da PRPPG e por Coordenadores de Programas de Pós-Graduação, definidos pela Câmara de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPel.
Esta é uma nova política implementada pela PRPPG, alinhada com os princípios que regem a gestão da UFPel, que foi desenvolvida com o objetivo ampliar a transparência no processo de distribuição das bolsas e também ampliar a influência dos PPGs no processo decisório.
O Edital considerou critérios como a data de criação dos cursos, o percentual de alunos sem bolsa e o conceito CAPES, além de priorizar renovações de bolsas para alunos em curso e cursos com política de cotas sociais e/ou étnico-raciais para ingresso.
No total, através deste Edital foram distribuídas 11 bolsas de Doutorado e 23 bolsas de Mestrado. “Esse número de bolsas é muito inferior à necessidade dos mais de 40 PPGs da UFPel, de modo que, infelizmente, não foi possível atender parte muito significativa dos pedidos”, destacou o Pró-Reitor Luciano Agostini. “Faremos nova manifestação junto à CAPES, solicitando a ampliação no número de bolsas da instituição, na tentativa de minimizar esse grave problema que aflige nossos PPGs, especialmente os mais novos, e dificulta seu pleno desenvolvimento”, relatou o Pró-Reitor.
O Edital e seu resultado serão pautados na próxima reunião de Câmara Stricto Sensu, para avaliação e sugestões para suas próximas edições.
As bolsas alocadas neste Edital que ficarem vagas durante o ano, em função da conclusão dos cursos pelos alunos, serão alocadas novamente no sistema de classificação, atendendo os PPGs as demandas mais bem classificadas neste Edital.
A comissão que definiu o Edital e realizou a avaliação das propostas submetidas foi composta pelos docentes listados abaixo. Os coordenadores de PPGs, eventualmente, foram substituídos por seus coordenadores adjuntos.
Luciano Agostini (Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação)
Maria Cecília Lorea Leite (Coordenadora de Pós-Graduação da PRPPG)
Loredana Ribeiro (PPG em Antropologia)
Marcia Mesko (PPG em Bioquímica e Bioprospecção)
Margarete Gonçalves (PPG em Ciência e Engenharia de Materiais)
Mauricio Meurer (PPG em Geografia)
Max Cenci (PPG em Odontologia)
Rita Heck (PPG em Enfermagem)
Rosangela Schulz (PPG em Ciência Política)
Os PPGs contemplados devem enviar, para a Coordenação de Pós-Graduação da PRPPG, o formulário de cadastramento de bolsista, disponível na página da PRPPG, identificando a condição de cota da Pró-Reitoria.