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    Notícias
  • Calendário de Avaliação da CAPES, Coleta 2015 e APCN (Criação de Cursos Novos)

    O Departamento de Pós-Graduação informa o calendário de Avaliação da CAPES, bem como os prazos da Pró-Reitoria, tanto para o COLETA, quanto para o APCN.

    DESTACANDO:
     último dia de envio do Coleta 2015 à PRPPG: 01/04/2015
     último dia para entrega do Projeto de Criação de Curso Novo, na PRPPG: 30/03/2016
    ATIVIDADE NA PRPPG PRAZOS DA CAPES
    Mudança da área básica 1º a 29 de fevereiro de 2016
    Envio dos dados pelo coordenador de programa- Coleta 2015 Até 1º de abril de 2016 Ate 1º de abril de 2016
    Homologação dos dados pela Pró-reitoria – Coleta 2015 Até 8 de abril de 2016
    Projeto de Criação de Curso – Institucional – Para Parecer do COCEPE Até 30 de março de 2016
    Apresentação de Propostas de Mestrado (Acadêmico e Profissional) e Doutorado (APCN) com Parecer do COCEPE Até 06 de maio de 2016 11 de abril até 10 de maio de 2016
  • Resultado das bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) do CNPq

    O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou o resultado das bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT), referente ao julgamento de propostas apresentadas em 2015.

    A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, por meio da Coordenação de Pesquisa e Iniciação Científica, parabeniza os pesquisadores da UFPel que foram contemplados com bolsas novas, que tiveram suas bolsas renovadas e que continuam com bolsas vigentes, conforme listagem abaixo:

    (mais…)

  • Substituição FAPERGS

    A substituição de bolsistas da FAPERGS é feita mensalmente, até quatro meses antes do término do período de vigência da bolsa (abril).

    Comunicamos que após o dia 7 de abril não será possível substituir bolsista PROBIC e PROBITI. A FAPERGS só aceitará cancelamentos.

  • Cronograma de reuniões do Comitê de análise de patentes da UFPEL

    A Coordenação de Inovação Tecnológica divulga, para a Comunidade da UFPel, o cronograma de reuniões do Comitê de análise de patentes da UFPEL.

    29/02/2016 – 14:30 às 18:00 – Reunião Extraordinária

    21/03/2016 – 15:30 às 17:30 – Reunião Ordinária

    18/04/2016 – 15:30 às 17:30 – Reunião Ordinária

    23/05/2016 – 15:30 às 17:30 – Reunião Ordinária

    13/06/2016 – 15:30 às 17:30 – Reunião Ordinária

    11/07/2016 – 15:30 às 17:30 – Reunião Ordinária

    12/09/2016 – 15:30 às 17:30 – Reunião Ordinária

    17/10/2016 – 15:30 às 17:30 – Reunião Ordinária

    21/11/2016 – 15:30 às 17:30 – Reunião Ordinária

    12/12/2016 – 15:30 às 17:30 – Reunião Ordinária

    Nesta reuniões serão tratados assuntos referentes aos pedidos de depósitos de patentes recebidos pela CIT ao longo do ano. Vale ressaltar que as patentes somente serão analisadas se enviadas no mês posterior ao da seguinte reunião. Por exemplo, para a reunião de março, estarão em pauta apenas os pedidos recebidos até fevereiro, e assim por diante.

    Pedimos também que não abram processos administrativos para iniciar o pedido de depósito de patente, tal processo será realizada pela equipe da CIT. E também pedimos que utilizem as últimas versões dos formulários disponíveis no site da Coordenação (Guias e formulários).

  • PRPPG Divulga Resultados do Edital de Bolsas de Mestrado e Doutorado

    Neste ano, a distribuição das bolsas de Mestrado e Doutorado que a CAPES aloca diretamente na PRPPG ocorreu através de Edital público, cujos resultados acabam de ser divulgados. O Edital foi construído e avaliado por comissão constituída por integrantes da PRPPG e por Coordenadores de Programas de Pós-Graduação, definidos pela Câmara de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPel.

    Esta é uma nova política implementada pela PRPPG, alinhada com os princípios que regem a gestão da UFPel, que foi desenvolvida com o objetivo ampliar a transparência no processo de distribuição das bolsas e também ampliar a influência dos PPGs no processo decisório.

    O Edital considerou critérios como a data de criação dos cursos, o percentual de alunos sem bolsa e o conceito CAPES, além de priorizar renovações de bolsas para alunos em curso e cursos com política de cotas sociais e/ou étnico-raciais para ingresso.

    No total, através deste Edital foram distribuídas 11 bolsas de Doutorado e 23 bolsas de Mestrado. “Esse número de bolsas é muito inferior à necessidade dos mais de 40 PPGs da UFPel, de modo que, infelizmente, não foi possível atender parte muito significativa dos pedidos”, destacou o Pró-Reitor Luciano Agostini. “Faremos nova manifestação junto à CAPES, solicitando a ampliação no número de bolsas da instituição, na tentativa de minimizar esse grave problema que aflige nossos PPGs, especialmente os mais novos, e dificulta seu pleno desenvolvimento”, relatou o Pró-Reitor.

    O Edital e seu resultado serão pautados na próxima reunião de Câmara Stricto Sensu, para avaliação e sugestões para suas próximas edições.

    As bolsas alocadas neste Edital que ficarem vagas durante o ano, em função da conclusão dos cursos pelos alunos, serão alocadas novamente no sistema de classificação, atendendo os PPGs as demandas mais bem classificadas neste Edital.

    A comissão que definiu o Edital e realizou a avaliação das propostas submetidas foi composta pelos docentes listados abaixo. Os coordenadores de PPGs, eventualmente, foram substituídos por seus coordenadores adjuntos.

    • Luciano Agostini (Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação)
    • Maria Cecília Lorea Leite (Coordenadora de Pós-Graduação da PRPPG)
    • Loredana Ribeiro (PPG em Antropologia)
    • Marcia Mesko (PPG em Bioquímica e Bioprospecção)
    • Margarete Gonçalves (PPG em Ciência e Engenharia de Materiais)
    • Mauricio Meurer (PPG em Geografia)
    • Max Cenci (PPG em Odontologia)
    • Rita Heck (PPG em Enfermagem)
    • Rosangela Schulz (PPG em Ciência Política)

    Os PPGs contemplados devem enviar, para a Coordenação de Pós-Graduação da PRPPG, o formulário de cadastramento de bolsista, disponível na página da PRPPG, identificando a condição de cota da Pró-Reitoria.

    Os resultados estão listados no arquivo disponível no link a seguir: Resultado_Edital 001_PRPPG.