PRPPG Divulga Resultados do Edital de Bolsas de Mestrado e Doutorado

Neste ano, a distribuição das bolsas de Mestrado e Doutorado que a CAPES aloca diretamente na PRPPG ocorreu através de Edital público, cujos resultados acabam de ser divulgados. O Edital foi construído e avaliado por comissão constituída por integrantes da PRPPG e por Coordenadores de Programas de Pós-Graduação, definidos pela Câmara de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPel.

Esta é uma nova política implementada pela PRPPG, alinhada com os princípios que regem a gestão da UFPel, que foi desenvolvida com o objetivo ampliar a transparência no processo de distribuição das bolsas e também ampliar a influência dos PPGs no processo decisório.

O Edital considerou critérios como a data de criação dos cursos, o percentual de alunos sem bolsa e o conceito CAPES, além de priorizar renovações de bolsas para alunos em curso e cursos com política de cotas sociais e/ou étnico-raciais para ingresso.

No total, através deste Edital foram distribuídas 11 bolsas de Doutorado e 23 bolsas de Mestrado. “Esse número de bolsas é muito inferior à necessidade dos mais de 40 PPGs da UFPel, de modo que, infelizmente, não foi possível atender parte muito significativa dos pedidos”, destacou o Pró-Reitor Luciano Agostini. “Faremos nova manifestação junto à CAPES, solicitando a ampliação no número de bolsas da instituição, na tentativa de minimizar esse grave problema que aflige nossos PPGs, especialmente os mais novos, e dificulta seu pleno desenvolvimento”, relatou o Pró-Reitor.

O Edital e seu resultado serão pautados na próxima reunião de Câmara Stricto Sensu, para avaliação e sugestões para suas próximas edições.

As bolsas alocadas neste Edital que ficarem vagas durante o ano, em função da conclusão dos cursos pelos alunos, serão alocadas novamente no sistema de classificação, atendendo os PPGs as demandas mais bem classificadas neste Edital.

A comissão que definiu o Edital e realizou a avaliação das propostas submetidas foi composta pelos docentes listados abaixo. Os coordenadores de PPGs, eventualmente, foram substituídos por seus coordenadores adjuntos.

• Luciano Agostini (Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação)
  • Maria Cecília Lorea Leite (Coordenadora de Pós-Graduação da PRPPG)
  • Loredana Ribeiro (PPG em Antropologia)
  • Marcia Mesko (PPG em Bioquímica e Bioprospecção)
  • Margarete Gonçalves (PPG em Ciência e Engenharia de Materiais)
  • Mauricio Meurer (PPG em Geografia)
  • Max Cenci (PPG em Odontologia)
  • Rita Heck (PPG em Enfermagem)
  • Rosangela Schulz (PPG em Ciência Política)

Os PPGs contemplados devem enviar, para a Coordenação de Pós-Graduação da PRPPG, o formulário de cadastramento de bolsista, disponível na página da PRPPG, identificando a condição de cota da Pró-Reitoria.

Os resultados estão listados no arquivo disponível no link a seguir: Resultado_Edital 001_PRPPG.

Publicado em 18/02/2016, na categoria Notícias.