Início do conteúdo
Infraestrutura

 

O PPGV/UFPel possui uma Infraestrutura qualificada para contribuir para a formação dos alunos pós-graduandos e conta com uma rede de Laboratórios, Hospital Veterinário, Fazenda Experimental da Palma, Biotério, recursos de informática e um sistema informatizado e integrado de bibliotecas.

 

Laboratórios de Pesquisa

  • Laboratório de Epidemiologia e Bioestatística
  • Laboratório de Imunologia Aplicada
  • Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal
  • Laboratório de Micologia
  • Laboratório de Microbiologia
  • Laboratório de Nutrição Animal
  • Laboratório de Nutrigenômica e Metabologia
  • Laboratório de Patologia Animal e Microscopia Eletrônica
  • Laboratório de Vacinologia
  • Laboratório de Virologia e Imunologia
  • Laboratórios do Grupo de Estudos em Doenças Transmitidas por Animais
  • Laboratórios do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Reprodução Animal (ReproPel)
  • Laboratórios do Núcleo de Pesquisa, Ensino, Extensão em Pecuária (NUPEEC)
  • Laboratório Regional de Diagnósticos (LRD)

Os Laboratórios de Pesquisa estão adequados para atender a demanda de execução dos projetos nos níveis de mestrado e doutorado nas diferentes áreas e linhas de atuação. Os laboratórios são disponibilizados para todos os docentes e discentes do Programa e estão equipados com Agitadores magnéticos, Balanças de Precisão, Banhos-maria, Bomba de vácuo, Botijões de nitrogênio líquido, Cabines de Segurança Biológica Fluxos Horizontal e Vertical níveis I e II, Câmara Fria, Capelas de Exaustão, Centrífugas, Centrífugas Refrigeradas, Citômetro de Fluxo, Criostatos, Destiladores, Eletroporador, Espectrofotômetro, Estufas BOD, Estufas de secagem, Fornos, Autoclaves, e equipamentos de esterilização, Freezers e Ultrafreezeres, Incubadora de CO2, Incubadora de ovos com temperatura e umidade controlada, Leitoras de placas de ELISA, Lavador automático de placas de ELISA, Liofilizadores, Microcentrífugas, Microscópios binoculares, Microscópios digitais, Microscópio eletrônico, Microscópios para imunofluorescência, Micrótomos, Nanodrop, pHmetros, Refrigeradores domésticos, Osmômetro, Shakers, Sistemas de Eletroforese, Sistemas de Fotodocumentação, Sistema de filtração de meio para cultivo celular, Sistema de Western blotting, Qubit, Termocicladores, Termociclador em Tempo Real, Transiluminador de luz UV, Ultrassom, entre outros.

                                     

 

Além das Salas de Aula e Salas de Reuniões, para atender às demandas da comunidade acadêmica, a Faculdade de Veterinária dispõe de um Laboratório de Informática vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Veterinária, de forma a promover a integração pós-graduação-graduação, que possui 3 servidores de rede Alfa digital, 10 computadores, 2 baterias Moura 14 FP3 – 36 amp, 10 estabilizadores (1KWA); 10 estabilizadores/transformadores; 3 Hubs com 16 portas e 1BNC, 2 Impressoras multifuncionais, 2 câmeras fotográficas digitais além de projetores multimídia. O sistema wireless foi ampliado pelo PPGV, permitindo acesso à internet em toda a área física através de computadores portáteis, por discentes da graduação e pós-graduação. Todos os laboratórios possuem computadores, impressoras multifuncionais e acesso a internet, que permanecem disponíveis para uso dos discentes do PPGV. O uso de recursos de informática tem se intensificado como ferramenta de ensino e a maioria dos grupos de pesquisa lotados no Programa também possui página na internet para divulgação de suas atividades, possibilitando o acesso a trabalhos científicos e a outras páginas de interesse.

 

Bibliotecas

A Universidade Federal de Pelotas conta com o sistema de bibliotecas “online” (http://wp.ufpel.edu.br/sisbi/) que permite que os alunos do PPGV acessem serviços como catalogação, consulta ao acervo, normas de publicação, periódicos eletrônicos da UFPel (incluindo a Revista Science and Animal Health, do Programa de Pós-Graduação em Veterinária), e biblioteca digital de teses e dissertações da UFPel.  O acervo na área de atuação do Programa (Ciência Agrárias, Ciência biológicas, Ciência exatas e da terra) é de mais de 3600 títulos e 10.000 exemplares.

 

Biotério Central

O Biotério Central possui estrutura de produção e experimentação com animais de laboratório, fornecendo modelos animais para projetos de pesquisa do PPGV. Produz 3 linhagens de camundongos (Mus muscullus), sendo duas isogênicas, Balb/c e C57BL6, e uma heterogênica, Swiss albino. Além destes, produz ratos (Rattus novergicus) da linhagem heterogênica Wistar e hamster (Mesocricetus aurattus) da linhagem capa dourada (Golden syrian). Sua estrutura conta com estantes abertas, estantes ventiladas e racks ventilados para miniisoladores. As estruturas são dispostas em dois prédios independentes, devidamente climatizados e com barreiras físicas para a manutenção dos animais.

 

Centro de experimentação e ensino da palma (CEEP)

Conta com uma área de 12 hectares, na Fazenda Experimental da Palma, com pastagem e infraestrutura para realização de estudos e experimentos com equinos, bovinos e suínos na área de clínica médica, reprodução e neonatologia.

                              

 

Hospital de Clínicas Veterinárias

Oferece atendimento clínico e cirúrgico para pequenos e grandes animais. O hospital serve de apoio às disciplinas e na realização de experimentos e colheita de dados epidemiológicos relacionados as linhas de pesquisa do PPGV. Possui local para internação e laboratório de patologia clínica, além de sala de exames de imagens com aparelho de Raio X, ultrassom, endoscópio e vídeo endoscópio, bloco cirúrgico com aparelho de anestesia inalatória, monitores multiparamétricos, respiradores, incubadoras, autoclaves, estufa de esterilização, central de gases (oxigênio), videootoscópio, aferidor de pressão, eletrocardiograma, oftalmoscópio, otoscópio, setor de reabilitação e fisioterapia, equipamentos de auxílio a diagnóstico clínico.