Início do conteúdo

Doutorandas da UFPel são premiadas no Programa Les Doctoriales

A Universidade Federal de Pelotas, teve 6 doutorandos de diversos Programas, selecionados para a participação no Seminário Les Doctoriales, que ocorreu recentemente em Bento Gonçalves, através de uma iniciativa  da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT) do Rio Grande do Sul, em parceria com a região do Pays de la Loire, na França. O seminário teve por objetivo ampliar a consciência dos doutorandos sobre as competências profissionais adquiridas ao longo de suas formações preparando-os para a inserção no mundo profissional, e sua aproximação com o mercado de trabalho, por meio de diferentes ações organizadas durante o evento, em parceria com as empresas locais. Nesse evento a UFPel se destacou por possuir 2 doutorandas que receberam premiações.

Na UFPel o programa foi liderado pela Coordenação de Inovação Tecnológica (CIT/PRPPG) com a participação do Prof. Ricardo Araújo (INF-CDTec). Além da SCIT, o evento contou com a participação da Fapergs, Finep, empresas e de todas as universidades gaúchas com programas de doutoramentos.

As premiações recebidas pelas doutorandas da UFPel foram  no Desafio 24h Innov, e no “Minha tese em 180 segundos”. O projeto das equipes integradas pelas doutorandas Simone Gomes Dias de Oliveira (Programa de Pós Graduação em Odontologia- Area de Concentração em Materiais Dentários) e Mariana Teixeira Tillmann (Programa de Pós Graduação em Veterinária- ClinPet- Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Clínica de Pequenos Animais) receberam 1º  e 3º  lugar, respectivamente no Desafio 24h Innov. A doutoranda Simone também foi premiada no desafio “Minha tese em 180 segundos” também com o tema da sua tese: Desenvolvimento de um sistema de entrega de fármacos inteligente.

A premiação do Desafio 24h Innov foi entregue pelo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães; pelo sócio-proprietário do Grupo Ditrento e diretor da Luiz Argenta Vinhos Finos, Deunir Luis Argenta; pelo secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do RS, Cleber Prodanov; e pela secretária adjunta e coordenadora da edição gaúcha, Ghissia Hauser.

Atividades Realizadas no Seminário Les Doctoriales

No Seminário participaram 100 doutorandos de 16 universidades gaúchas, além de  quatro alunos franceses. Entre as atividades  desatacadas do evento estiveram: o Desafio 24h Innov, desenvolvido durante 24 horas por oito grupos transdisciplinares, com o objetivo de elaborar projetos inovadores sob orientação de especialistas e julgados por uma banca de empresários; e o desafio “Minha tese em 180 segundos”, no qual os doutorandos apresentaram suas pesquisas em três minutos, no formato das conferências do Technology, Entertainment, Design (TED), em linguagem acessível ao público não especializado, com o intuito de popularizar a ciência.

Publicado em 17/11/2014, na categoria Sem categoria.