Curso Clínica de Grandes Animais

O PPGV informa que os professores Bruna da Rosa Curcio e Carlos Eduardo Wayne Nogueira estarão promovendo, em conjunto com o Prof. PhD Carlos R. Pinto (Louisiana State University/EUA) e a Profª. Kara Lascola (University of Illinois Urbana-Champaign/EUA), um curso teórico-prático sobre Obstetrícia equina, Neonatologia e Clínica de Potros. O curso terá uma carga horária de 18 horas e será realizado nos dias 16 e 17 de março, das 08 às 20 horas. A parte teórica será realizada no prédio da Faculdade de Veterinária e as aulas práticas serão realizadas na cidade de Aceguá/RS, nos Haras Santa Maria de Araras e Mondesir (o transporte para as aulas práticas será por conta do aluno).

O curso tem como público alvo os alunos de pós-graduação que possuem interesse na área de clínica, reprodução e neonatologia na espécie equina e terá a seguinte programação:

* Dia 16 de março de 2015 (Segunda-feira) – Aula teórica (09 horas)

08:00 as 10:00h – Complicações no Pós-parto em éguas – Diagnóstico (Prof. PhD Carlos R. Pinto – Louisiana State University/EUA)

10:30 as 12:30h – Complicações no Pós-parto em éguas – Abordagens terapêuticas e prognóstico (Prof. PhD Carlos R. Pinto – Louisiana State University/EUA)

14:00 às 16:00h – Avaliação Sistema Respiratório em potros neonatos (Prof. Kara Lascola – University of Illinois Urbana-Champaign/EUA)

16:30 às 18:30h – Alterações Respiratórias em potros neonatos (Prof. PhD Kara Lascola – University of Illinois Urbana-Champaign/EUA)

19:00 às 20:00h – Mesa de discussão sobre os temas (Prof. PhD Kara Lascola, Prof. PhD Carlos R. Pinto, Dra. Bruna Curcio e Dr Carlos Nogueira)

Dia 17 de março de 2015 (Terça-feira) – Aula Prática em Haras na cidade de Aceguá/RS (09 horas)

08:00 as 10:00h – Acompanhamento de Casos de Complicações obstétricas em éguas (Prof. PhD Carlos R. Pinto)

10:30 as 12:30h – Acompanhamento de Casos de Complicações obstétricas em éguas (Prof. PhD Carlos R. Pinto)

14:00 às 16:00h – Acompanhamento de Casos Clínicos em Potros – Sistema Neurológico em Potros (Prof. PhD Kara Lascola)

16:30 às 18:30h – Acompanhamento de Casos Clínicos em Potros – Sistema Respiratório (Prof. PhD Kara Lascola)

19:00 às 20:00h – Discussão de Casos (Prof. PhD Kara Lascola, Prof. PhD Carlos R. Pinto, Dra. Bruna Curcio, Dr Carlos Nogueira e Med. Vet. Ms Friedrich Frey Junior)

As inscrições serão realizadas por e-mail (pgradvet@gmail.com) entre os dias 09 e 10/03/15, ou até acabarem as vagas disponíveis. Serão oferecidas 20 vagas (15 para alunos do PPGV e 05 para alunos de outros PPGs), preenchidas pela ordem de inscrição. No e-mail, enviar o nome completo, RG, CPF e PPG ao qual está vinculado.

Este curso poderá ser aproveitado como disciplina do PPGV na matrícula do próximo semestre, entrando como “Tópicos Especiais em Sanidade Animal I”.

Publicado em 04/03/2015, na categoria Sem categoria.