Início do conteúdo

Em Pelotas, saldo do emprego formal é positivo em agosto: + 250 vínculos

Segundo os dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), publicados pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT) do Ministério da Economia, a movimentação do emprego formal em Pelotas apresentou saldo positivo no mês de agosto de 2020, com +250 vínculos. Esse saldo resultou da movimentação provocada por 1.312 admissões e 1.062 desligamentos. Trata-se do segundo mês consecutivo com saldo positivo, depois de quatro meses seguidos de perdas de emprego (março a junho), o que indica que as perdas decorrentes da pandemia da Covid-19 estão sendo revertidas, ainda que em patamares muito baixos. A taxa de variação do emprego no mês de agosto foi de +0,43%, o estoque passando de 58.185 vínculos de emprego celetista, em julho, para 58.435 vínculos, em agosto. No acumulado do ano, as perdas mostram-se ainda bem elevadas, observando-se um saldo de -2.750 vínculos, o que corresponde a uma taxa de variação de -4,49% em relação ao estoque de empregos de 1º de janeiro deste ano (61.185 vínculos).

Para acessar o Boletim Informativo de agosto de 2020, clique no link abaixo:

Boletim Informativo Nº 08 Agosto de 2020 PELOTAS-RS

 

 A conjuntura setorial do emprego

Analisando-se os dados do Novo CAGED por setor da atividade econômica, constata-se que todos os setores apresentaram saldos positivos. O comércio foi o setor que mais contribuiu para o desempenho positivo do emprego formal no município de Pelotas em agosto, com saldo de +159 vínculos. A construção civil (+61 vínculos) e a indústria (+26 vínculos) também apresentaram saldos significativos. Os serviços (+3 vínculos) e a agropecuária (+1 vínculos) apresentaram saldos muito baixos, o que caracteriza uma situação de quase estabilidade.

No acumulado do ano, a perda de empregos no município de Pelotas (-2.750 vínculos) é puxada principalmente pelo comércio, cujo saldo é de -1.302 vínculos. Os serviços (-852 vínculos) e a indústria (-657 vínculos) também apresentam saldos negativos expressivos no período. A agropecuária apresenta saldo de -31 vínculos. Já a construção civil é o único setor a apresentar desempenho positivo nesse período de janeiro a agosto, com saldo de +92 vínculos.

 

Translate »