Observatório publica Relatório Anual de 2018 sobre a movimentação do emprego formal em Pelotas

O Observatório Social do Trabalho acaba de publicar o Relatório Anual sobre a movimentação do emprego formal celetista em Pelotas, referente ao ano de 2018. O Relatório faz parte dos produtos previstos no Acordo de Cooperação entre a UFPel e o antigo Ministério do Trabalho (atual Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia). Os resultados do Relatório apresentam um panorama significativo da situação e movimentação do emprego formal celetista no município, revelando as características setoriais e ocupacionais do emprego, bem como seu perfil em termos de sexo, idade, escolaridade. O Relatório também faz um balanço da conjuntura econômica e do emprego no município nos últimos anos.

Para acessar o Relatório Anual de 2018 de Pelotas, clique no link abaixo:

O Mercado de Trabalho de Pelotas Relatório Anual 2018

Alguns Resultados

Segundo o Relatório, a crise recente impactou fortemente a economia e o mercado de trabalho de Pelotas. Nos últimos anos, a economia local manteve estável sua participação no PIB nacional, acompanhando a tendência de crise. Em relação ao emprego formal, os anos de 2015 a 2017 foram marcados por perdas significativas nos níveis de emprego, o que mostra a tendência de deterioração do mercado de trabalho local. Entre 2015 e 2017, registra-se uma perda de 5.799 vínculos formais de emprego, segundo a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).  O estoque total de empregos formais no município, incluindo os empregos do setor privado, regidos pela CLT, e os empregos estatutários, no âmbito do setor público, passou de 79.601 vínculos, em 2014, para 73.802, em 2017, o que corresponde a uma taxa de variação de -7,3%.

Apesar do desempenho negativo do emprego formal nos anos anteriores, em 2018 o quadro se altera um pouco e o emprego celetista apresenta crescimento, ainda que bastante tímido. Assim, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), base de dados que apresenta indicadores de movimentação do emprego celetista, o saldo de 2018 foi de +613 vínculos (segundo dados coletados no mês de abril e sujeitos a constantes ajustes, devido às declarações realizadas fora do prazo regular). Ao longo do ano, ocorreram 24.318 admissões e 23.705 desligamentos, o que revela, também, o elevado nível de movimentação dos vínculos de emprego celetistas no município de Pelotas.

Ainda segundo o Relatório, os setores que mais contribuíram para este desempenho positivo foram a indústria e a construção civil, cujos saldos de movimentação do ano de 2018 foram de +560 e +244 vínculos, respectivamente. No entanto, vale registrar que esses setores apresentam níveis elevados de movimentação e rotatividade do emprego, bem como são marcados por forte sazonalidade em suas atividades e em seus níveis de ocupação, principalmente o setor industrial. O setor de serviços também apresentou saldo positivo no ano, de +105 vínculos formais de emprego. Já o comércio e a agropecuária, apresentaram desempenho negativo no ano de 2018, com saldos de -210 e -86 vínculos, respectivamente.

Quanto ao perfil dos vínculos movimentados no ano de 2018, os dados apresentados pelo Relatório revelam que 56,9% são do sexo masculino e 43,1% do sexo feminino. Os dados também mostram que o saldo positivo entre as mulheres (+414 vínculos) foi superior ao saldo apresentado entre os homens (+199 vínculos).

Em relação à faixa etária, os dados revelam que saldos positivos da movimentação do emprego no ano de 2018 ocorrerram entre os mais jovens, isto é, entre os menores até 17 anos de idade e os jovens de 18 a 29 anos, as faixas etárias adultas e mais velhas apresentando saldos negativos. Assim, o saldo do emprego celetista foi de +236 vínculos na faixa até 17 anos de idade; de +1.249 vínculos na faixa de 18 a 29 anos de idade; de -278 vínculos na faixa de 30 a 49 anos de idade; de -444 vínculos na faixa de 50 a 64 anos de idade; e de -150 vínculos na faixa de 65 anos ou mais.

O Relatório também traz informações sobre os níveis de rendimento médio nominal dos vínculos movimentados. O rendimento médio total dos vínculos movimentados no ano de 2018 foi de R$ 1.407,53, o rendimento sendo sempre mais alto entre os desligados em relação aos admitidos. Também se observa que o rendimento médio nominal das mulheres, de R$ 1.334,05, é inferior ao rendimento médio masculino, de R$ 1.463,88. O rendimento médio feminino corresponde a 91,1% do rendimento médio masculino.

Mais detalhes sobre a movimentação do emprego formal celetista em Pelotas em 2018 estão disponíveis no Relatório Anual.

Translate »