Início do conteúdo

Em fevereiro, emprego formal se mantém estável em Pelotas e diminui em Rio Grande

Em fevereiro, a conjuntura do emprego mostra-se estável em Pelotas e negativa em Rio Grande.

Em Pelotas, houve um aumento do saldo de empregos formais de apenas +15 vínculos, uma situação de estabilidade, a taxa de variação sendo de +0,02%.

Em Rio Grande, o saldo foi negativo, de -81 vínculos, a taxa de variação sendo de -0,21%.

Esses dados revelam que a conjuntura local do emprego mostrou-se mais desfavorável em relação ao quadro nacional e estadual. No conjunto do país, o emprego formal apresentou uma taxa de variação de +0,45%, o que equivale a um saldo de +173.139 vínculos formais de emprego. No Estado do Rio Grande do Sul, o quadro também foi mais positivo, a taxa de variação tendo sido de +0,89%, o que equivale a um saldo de +22.463 vínculos formais de emprego.

A conjuntura do emprego em Pelotas

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), em fevereiro de 2019 ocorreram, em Pelotas, 2.343 admissões e 2.328 desligamentos, resultando no saldo de +15 vínculos formais de emprego (taxa de variação de +0,02%).

Em termos setoriais, a indústria apresentou o melhor desempenho no mês, com saldo de +79 vínculos formais de emprego. A construção civil também apresentou saldo positivo, de apenas +7 vínculos. Os demais setores, serviços (-43 vínculos), comércio (-23 vínculos) e agropecuária (-5 vínculos), apresentaram saldos negativos.

A conjuntura do emprego em Rio Grande

Segundo o CAGED, em fevereiro, ocorreram, em Rio Grande, 1.348 admissões e 1.429 desligamentos, resultando no saldo de -81 vínculos formais de emprego (taxa de variação de -0,21%).

Em termos setoriais, o desempenho negativo do mercado local de trabalho é puxado principalmente pelo comércio que apresentou saldo de -164 vínculos formais de emprego. A indústria também apresentou saldo negativo, de -9 vínculos formais de emprego. Os demais setores apresentaram saldos positivos: agropecuária (+45 vínculos), construção civil (+44 vínculos) e serviços (+3 vínculos).

Vem se destacando, em Rio Grande, o desempenho da construção civil. Este setor tem sido responsável pelo bom desempenho do mercado de trabalho do município nos últimos doze meses (+1.309 vínculos, taxa de variação de +3,53%). Nesse período, o saldo desse setor foi de +2.259 vínculos formais de emprego, compensando e superando muito o desempenho negativo do comércio (-448 vínculos), da indústria (-280 vínculos) e dos serviços (-268 vínculos).

Maiores detalhes serão publicados, em breve, nos respectivos Boletins Informativos referentes ao mês de fevereiro.

 

Translate »