Início do conteúdo

É baixo o crescimento do emprego formal em Pelotas no mês de novembro

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho (MTb), houve um crescimento do emprego formal em Pelotas no mês de novembro. O saldo de 744 vínculos de emprego decorre de 2.539 admissões e 1.795 desligamentos realizados no referido mês. Esse desempenho positivo foi puxado principalmente pela indústria de transformação que teve um saldo positivo de 628 empregos formais. Destaca-se, ainda, o desempenho positivo do comércio, com o saldo de 115 vínculos.

O desempenho positivo no mercado de trabalho local, na contramão do observado no conjunto do país (que apresentou saldo negativo de 12.292 vínculos formais de emprego no mês de novembro), decorre das atividades sazonais típicas do município, ligadas à indústria de alimentação. No mês de dezembro essa tendência deverá se inverter, pois se trata de um mês no qual se observa, normalmente, mais desligamentos que admissões, o saldo do emprego devendo ser negativo. Vale registrar, ainda, que esse saldo positivo em novembro, de 744 vínculos, foi muito inferior àquele registrado no ano passado, de 1.466 vínculos, o que reflete uma forte redução na geração de empregos formais na indústria de alimentação, impactada, neste ano, pela quebra na safra do pêssego.

No acumulado do ano, o saldo do emprego em Pelotas é igualmente positivo. Foram gerados, no período de janeiro a novembro de 2017, 532 empregos. Já no período de doze meses, de dezembro de 2016 a novembro de 2017, o saldo é negativo, tendo sido perdidos 718 vínculos.

 

Translate »