A movimentação do emprego formal em Rio Grande no mês de maio de 2016

Segundo o Ministério do Trabalho, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), referente ao mês de maio de 2016, ocorreram em Rio Grande 1.428 admissões e 1.368 desligamentos, o que resultou num saldo de 60 empregos formais celetistas. Portanto, em sua evolução, o emprego formal apresentou uma taxa de variação de 0,13% em relação ao estoque do mês anterior.

O saldo de empregos acumulado no ano é de 18 vínculos, o que corresponde a uma taxa de variação de 0,04% em relação ao estoque de dezembro de 2015. Nos últimos doze meses, o saldo é de -2.424 vínculos e a taxa de variação de -4,96% em relação ao estoque de maio de 2015.

O volume de movimentações é bastante elevado nos últimos doze meses, atingindo 17.598 admissões e 20.022 desligamentos, o que reflete a elevada rotatividade do emprego formal celetista no município, tal como no país.

No mês de maio, os setores que mais contribuíram para o saldo positivo do emprego formal foram a indústria de transformação (164 vínculos) e o setor de serviços (86 vínculos). Entretanto, o setor do comércio, que tem peso significativo no mercado de trabalho do município, apresentou saldo negativo, com -123 vínculos.

Nos últimos doze meses, a indústria de transformação liderou os setores com saldos mais negativos, com -1.576 vínculos, seguida dos serviços (-775 vínculos) e do comércio (-266 vínculos). Vale salientar que a construção civil apresentou um saldo positivo de 232 vínculos nos últimos doze meses.

Enfim, é importante registrar que os dados do CAGED referem-se apenas aos empregos formais celetistas registrados, estando excluídos os empregos estatutários e os empregos e ocupações informais. É importante sublinhar, igualmente, que estes dados estão sujeitos a ajustes, tendo em vista as declarações que ocorrem fora do prazo normal.

Equipe do Observatório Social do Trabalho

Publicado em 25/06/2016, na categoria Notícias.
Translate »