A movimentação do emprego formal em Pelotas no mês de maio de 2016

Segundo o Ministério do Trabalho, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), referente ao mês de maio de 2016, ocorreram em Pelotas 1.752 admissões e 2.354 desligamentos, o que resultou num saldo de -602 empregos formais celetistas. Portanto, a taxa de crescimento do emprego foi de -0,92% em relação ao estoque de empregos do mês anterior.

O saldo de empregos acumulado no ano chega a -952 vínculos, o que corresponde a uma taxa de variação de -1,45% em relação ao estoque de dezembro de 2015. Nos últimos doze meses, o saldo atinge -2.722 vínculos e a taxa de variação é de -4,03% em relação ao estoque de maio de 2015.

O volume de movimentações é bastante elevado nos últimos doze meses, atingindo 25.528 admissões e 28.250 desligamentos, o que reflete a elevada rotatividade do emprego formal celetista no município, tal como no país.

No mês de maio, os setores que mais contribuiram para o elevado saldo negativo do emprego formal foram a indústria de transformação (-203 vínculos) e os serviços (-174 vínculos). Na sequência, comércio (-90 vínculos), construção civil (-68 vínculos) e agropecuária (-63 vínculos) também contribuíram para esse desempenho negativo.

Nos últimos doze meses, os serviços lideram o saldo dos setores com desempenho mais negativo, com -890 vínculos, seguido do comércio (-641 vínculos), da construção civil (-630 vínculos) e da indústria de transformação (-590 vínculos).

Vale salientar que esses dados do CAGED referem-se apenas aos empregos formais celetistas registrados, estando excluídos os empregos estatutários e os empregos e ocupações informais.

É importante sublinhar, igualmente, que estes dados estão sujeitos a ajustes, tendo em vista as declarações aos CAGED que ocorrem fora do prazo normal.

Equipe do Observatório Social do Trabalho

Publicado em 25/06/2016, na categoria Notícias.
Translate »