Programas Residência Pedagógica ou PIBID pela Licenciatura em Química

Estimados e estimadas discentes,

O curso de Licenciatura em Química tradicionalmente participa dos programas Residência Pedagógica e PIBID, pois traz a aposta numa formação de qualidade desenvolvida na escola, com a escola, para a escola e pela a escola. Neste momento, uma vez que temos um edital aberto para ambos os programas, nesta mensagem divulgamos um formulário que visa mapear a demanda e o interesse de participação nesses projetos para, assim, podermos elaborar as vagas e o projeto em si.

O PIBID é um programa que recebe discentes do curso desde o seu PRIMEIRO SEMESTRE, e tem a função trazer os discentes a se inserirem numa INICIAÇÃO à docência. Já reconhecido no Brasil e em outros países como um programa FUNDAMENTAL de qualificação da formação docente dos cursos de licenciatura, pois qualifica a vocês, estudantes, a nós, docentes universitário, aos docentes da escola e aos alunos da escola, consideramos que é importantíssimo estudantes no início do curso se integrarem a esse projeto.

O Residência Pedagógica é o segundo projeto que também recebe estudantes de nosso curso, mas, neste, é preciso que já se esteja cursando a Licenciatura em Química há mais de 4 semestres. Isso, pois, o foco deste programa é receber estudantes já em fase final da formação e inseri-los no espaço da sala de aula e, com isso, trazer mais elementos específicos à ação de regência.

Assim, uma vez que o prazo para a organização de ambos os projetos é curto, SOLICITAMOS O PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DO LINK ABAIXO para podermos mapear as demandas, os interesses e, então, buscar o seguimento do projeto em nosso curso.

Link: https://forms.gle/pRFSMC1RK7Y78zep8

Maiores esclarecimentos, podem contatar a Coordenação do Curso pelo e-mail coordenacaolicqui@ufpel.edu.br ou pelo WhatsApp da coordenação 05399886793.

Atenciosamente,
Prof. Bruno Pastoriza
​​​​​​​   Coordenador do Curso

Publicado em 26/05/2022, na categoria Notícias.