Para visualizar as informações clique no link: https://wp.ufpel.edu.br/ead/2016/03/08/alteracao-da-data-de-divulgacao-dos-resultados-do-edital-n012016-do-curso-de-licenciatura-em-educacao-do-campo/
Confira o Edital no link: https://wp.ufpel.edu.br/ead/2016/02/24/clec-edital-n012016-para-selecao-de-tutor-a-distancia-do-curso-de-educacao/
Ou clique aqui CLEC-Tutor-a-distância .
https://youtu.be/x1NG06gkaE8
Na quinta-feira, 10 de dezembro de 2015, em solenidade em Brasília, a professora Doutora Patrícia Daniela Maciel recebeu menção honrosa da Capes (Prêmio Capes de Tese 2015) pela tese Lésbicas e professoras: modos de viver o gênero na docência, defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel em 2014, sob orientação da professora Doutora Maria Manuela Alves Garcia. É a segunda vez que uma tese do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel é premiada pela Capes. No ano de 2013, a professora Doutora Lisiane Sias Manke também recebeu menção honrosa por sua tese História e Sociologia das Práticas de Leitura: a trajetória de seis leitores oriundos do meio rural, defendida em 2012 e orientada pela professora Doutora Eliane Teresinha Peres.
Viva os feitos bem feitos desta turma da Faculdade de Educação! Desta vez, foi o grupo HISALES, que aprendeu a fazer do limão uma super limonada e das boas. Parabéns pelo trabalho e pelo Porto de Honra. Podemos mais. Vamos em frente!
Mais uma edição do Brincando na Rua, sob a coordenação do Professor Rogério Wurdig. Uma projeto para reviver, aprender e valorizar como uma das matérias ensinantes na formação das nossas futuras Pedagogas e Pedagogos.
Duas iniciativas de estruturas da Administração Central da Universidade Federal de Pelotas já permitem aos estudantes da instituição realizar de avaliação dos cursos e das disciplinas ofertadas. Por meio de formulário disponibilizado no sistema Cobalto, os alunos podem, de forma anônima, apontar o desempenho de seus professores, a pertinência do tema tratado, bem como sua autoavaliação.
A primeira dessas ações, a avaliação dos cursos, é fruto das primeiras discussões do Fórum de Coordenadores. É uma ferramenta inédita, que além da opinião dos estudantes, colherá impressões por parte dos coordenadores, dos núcleos docentes estruturantes e dos colegiados. Segundo a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, ao coletar as opiniões relacionadas a diferentes aspectos de seu curso, podem ser pensadas estratégias para a promoção de ações que tenham por horizonte a excelência acadêmica e institucional. Essa iniciativa é liderada pela Proplan, pela Pró-Reitoria de Graduação e pelo Fórum, com apoio da Comissão Permanente de Avaliação.
Já a avaliação específica das disciplinas, proposta pela CPA, é um processo em andamento e realizado anteriormente. A ideia é formar um retrato abrangente das disciplinas e professores e agregar subsídios para uma reflexão mais fiel das atividades, de modo que se favoreça o processo ensino-aprendizagem, ampliando a qualidade do ensino do curso. Nessa modalidade serão avaliados três âmbitos: o desempenho do docente responsável pela disciplina, a autoavaliação do estudante em relação ao seu aproveitamento e a contextualização da disciplina em relação ao projeto pedagógico do curso.
De acordo com a organização de ambas iniciativas, as respostas serão avaliadas em sua totalidade e as informações pessoais dos participantes das pesquisas não serão identificadas. Dessa forma, espera-se que aqueles que responderem aos questionamentos sejam sinceros e responsáveis com aquilo que for opinado.
Como realizar a avaliação?
O acesso ao processo avaliativo já está disponível como funcionalidade do sistema Cobalto. Após realizar o login, com CPF e senha pessoal, o estudante poderá acessar o menu “Alunos” e as opções “Cadastros” e, posteriormente, “Avaliação de Disciplinas 2015/2”, para a avaliação de disciplinas, e “Avaliação discente dos cursos de graduação 2015/2”, para a avaliação do curso, conforme a imagem.
Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2015/12/01/alunos-podem-avaliar-cursos-e-disciplinas/