O evento este ano será totalmente gratuito e 100% online. Além disso, é uma ótima oportunidade para agregar conhecimento e aumentar o networking.
As inscrições iniciaram nesta segunda-feira (07/09) e encerrarão no dia 04 de outubro. Para realizar a inscrição basta clicar no link (abaixo) e seguir os passos.
Essa pesquisa é voltada para todos alunos de engenharia de universidades públicas do país e a análise dos resultados será publicada em um artigo submetido para o II Encontro Latino Americano de Engenharia e Sociedade.
O formulário está disponível no link http://bit.ly/PesqExtensao e leva menos de cinco minutos para ser respondido.
“Está aberto até o próximo dia 04/09, o período de solicitação de matrícula em regime especial para as disciplinas do segundo trimestre do Mestrado Profissional em Tecnologia Mineral (PPGTM). Para maiores informações acesse o site do programa: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/ppgtm/.”
Já está disponível no Cobalto o módulo para acesso ao certificado de conclusão de curso. A nova funcionalidade permite que o aluno formado retire seu documento, com certificação de autenticidade, diretamente no sistema acadêmico acessando o menu Aluno – Consulta – Certificado de Conclusão.
Importante frisar que somente terá acesso aquele aluno que estiver como “formado” no sistema acadêmico e, para isso, é necessário que a ata de colação de grau seja recebida pela CRA, que registrará a situação no Cobalto.
A ação foi pensada, principalmente, para atender os alunos que estão colando grau de forma não presencial, devido a Pandemia do COVID-19, mas qualquer aluno formado poderá retirar o documento.
Edital para o processo seletivo para o Doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (PPGCA-FEA/UNICAMP).
As inscrições são até o dia 22/07/2020.
Todas as informações necessárias encontram-se no edital anexo.
Os discentes que se encontram na situação de Trancamento Geral de Matrícula (TGM) e tem interesse de cursar as atividades ofertadas no Calendário Alternativo aprovado pelo COCEPE poderão solicitar a anulação do TGM junto a Coordenação de Registros Acadêmicos.
O procedimento para este processo consiste em preencher o formulário de readmissão de TGM (anexo abaixo) e encaminhar cópia do formulário preenchido e assinado, acompanhado de cópia do documento de identidade para o e-mail dra.alunos@gmail.com
A data limite para solicitar a reversão do Trancamento Geral de Matrícula é até o dia 19/06/2020.
Os discentes que se encontram em Mobilidade Acadêmica também poderão solicitar matrícula nos componentes curriculares ofertados no Calendário Alternativo, para tanto, deverão realizar a solicitação de matrícula junto ao Colegiado do seu Curso no período de Correção de Matrícula.
“O PET Engenharia Agrícola UFPEL, está organizando uma campanha com o intuito de auxiliar a comunidade. A campanha estará aceitando, agasalhos, sejam femininos ou masculinos e de todas as idades, roupas em geral, cobertores, novelos de lã, alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e higiene pessoal.
Semana que vem, nos dias 2, 3 e 4 de junho, petianos estarão postos a frente do ICH Campus II (Rua Almirante Barroso, 1202) para receber suas doações das 10h às 17h.
Venha apreciar!
Em razão da população se encontrar em quarentena, o grupo também se dispõe a buscar os artigos na sua residência. Isso ocorrerá entre os dias 11, 12 e 13 de junho.
Entre em contato por nossas redes sociais que estaremos a caminho!
Para esta seleção, há vagas nos cursos de Agronomia e Engenharia Agrícola, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia Têxtil sendo necessário que os alunos estejam no período de estágio curricular.
Os candidatos selecionados serão direcionados para as nossas fazendas, que ficam localizadas nos estados MT, GO, MS, MA, PI e BA e o estágio terá duração de no mínimo 03 meses e máximo de 06 meses.
Docentes e colaboradores do Curso de Terapia Ocupacional estarão realizando rodas de conversa na ação proposta por esta Pró-Reitoria, que podem vir contribuir com seus estudantes.
Com o repentino isolamento social, em decorrência da pandemia do Coronavírus, muitos estudantes sofreram ruptura intensa na sua rotina, ocasionando sentimentos nem sempre desejáveis.
A ação da Sala Web Reorganizando a Rotina em Tempos de Isolamento Social busca proporcionar à comunidade um espaço para discutir o tema e encontrar formas de minimizar as perdas ocupacionais, bem como vir a ser um espaço para discutir estratégias voltadas a equilibrar a saúde mental em tempos tão difíceis.
Solicitamos que divulguem entre seus estudantes esta ação.
Segue abaixo ementa e link. Ela ocorrerá nas segundas-feiras, das 13h30 às 16h no Campus Porto. Essa disciplina trará uma contextualização sobre o tema, seguindo com partes bem práticas de como preparar os dados de entrada e trabalhar em SIGs e modelagens hidrológicas (com os modelos SWAT e HEC-HMS).
“Introdução à simulação hidrológica. Elementos de análise numérica aplicados à Hidrologia. Constituição e análise de séries hidrológicas com vistas à simulação hidrológica. Constituição de banco de dados espacial usando Sistema de Informações Geográficas (SIG). Análise espacial de variáveis necessárias para simulação hidrológica. Representação digital de bacias hidrográficas usando Sistema de Informações Geográficas (SIG). Simulação hidrológica na escala de bacias hidrográficas. Avaliação de modelos hidrológicos.” https://institucional.ufpel.edu.br/disciplinas/cod/0960064
Segue as informações sobre as formaturas dos Cursos do CEng.
Formatura Institucional – 30/01/220
As cerimônias serão realizadas no auditório da FAEM, situado no Campus Capão do Leão, conforme a programação a seguir:
Dia 30/01/2020 – 18h30
Cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia Ambienta e Sanitária , Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Civil, Engenharia Geológica , Geoprocessamento, Engenharia Eletrônica, Engenharia Industrial Madeireira, Engenharia, de Petróleo e Engenharia de Produção.
Formatura Externa – CEng – 31/01/2020
A Cerimonia será realizada no Theatro Guarany
31/01/2020 – 19 horas
Cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Civil.
Formatura Interna – 07/02/2020
A Cerimonia será realizada no Auditório do Centro de Artes
07/02/220 – 10 horas, para os Coordenadores e para os alunos 9 horas.
Cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Eletrônica, Engenharia Industriais Madeireira, Engenharia Geológica, Geoprocessamento e Engenharia de Produção.
É com grande satisfação que comunicamos que o Prof. Dr. Roberlaine Ribeiro Jorge tomou posse como Reitor na Universidade Federal do Pampa, campus Alegrete. O prof. Roberlaine se formou em Engenharia Agrícola na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no ano de 1990.
Saudamos também o Prof Dr Ivano Alessandro Devilla, pois no ano de 2019 foi reitor interino na UEG – Universidade Estadual de GOIÁS. O prof. Ivano também é outro egresso do curso de Engenharia Agrícola (UFPel) se formou em 1995.
A Coordenação e os professores do curso de Engenharia Agrícola sentem muito orgulho e parabenizam os colegas pelas conquistas.
O Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis
– PPGPUR, da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar Sorocaba está
com os editais de Seleção 2020 dos cursos de Mestrado e Doutorado.
Devido à paralisação dos técnicos administrativos que ocorrerá nos dias 26/11/19 e 27/11/19, informamos que o prazo para entrega da documentação para comprovação de horas livres e complementares foi prorrogado até dia 29/11/19.
Processo Seletivo para ingresso no Mestrado em Engenharia Oceânica do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica (PPGEO) da Universidade Federal do Rio Grande – FURG para o primeiro semestre de 2020.
As inscrições ocorrem no período de 15/11/19 até 03/02/2020 e devem ser feitas em https://siposg.furg.br/
“O grupo PET Engenharia Agrícola convida a todos a prestigiar o nosso primeiro encontro do ciclo de palestras. O evento irá ocorrer no dia 21 de Novembro de 2019 (QUINTA-FEIRA), no auditório superior do Campus II e terá inicio às 18h30min.
– Aproveita a oportunidade de complementar seus conhecimentos e trocar experiências!!
– Inscrições GRATUITAS! Mediante doação de 1 kg de alimento não perecível a ser revertido para alguma instituição assistencial.
Conforme o calendário eleitoral previsto no Art. 9º do Regulamento da Eleição para Coordenador e Coordenador Adjunto do Curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Pelotas, informamos que apenas uma chapa se inscreveu para concorrer à Eleição para Coordenador e Coordenador Adjunto do Curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Pelotas. Tal chapa possui o Docente Guilherme Jahnecke Weymar inscrito como Coordenador e o Docente Adamo de Sousa Araújo inscrito como Coordenador Adjunto.
Solicitamos com urgência que os prováveis formandos 2019/2 nos informem por e-mail (ccea.ufpel@gmail.com) o dia em que irão se formar e o tipo de formatura em que colarão grau.
Informamos que estaremos recebendo a documentação para comprovação de horas livres e complementares de 20/11/19 a 26/11/19. As orientações para essa entrega estão no seguinte link: https://wp.ufpel.edu.br/cea/formularios/
“Em sua proposta o PPGEAN se propõe, juntamente ao desafio de atender as necessidades regionais, a contemplar temas de uma ciência de vanguarda como a produção agrícola sustentável em consonância com a conservação dos ecossistemas naturais, inserido em temas transversais das Ciências Agrárias.
Concurso de professor efetivo (Edital 114) para o Instituto de Ciências Agrárias (ICA), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Campus Unaí, na área de Engenharia Agrícola e nas seguintes subáreas: Máquinas e Implementos Agrícolas e Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas/Energização Rural. Link para o edital abaixo. Instruções em anexo.
Em anexo, está o Memorando-Circular nº 10/2019/PRE/REITORIA, Assunto: Evento de Formação de professores ingressantes e Formação Continuada de Professores.
A Vértice, Empresa Jr. da Engenharia Civil, está a procura de novos membros. Se você tem interesse ou conhece alguém que esteja disposto a reforçar esse time e em troca ganhar muito conhecimento (e muitas horas complementares!), se inscreva no processo seletivo.
“A Revista Docência do Ensino Superior está atualizando sua base de dados de pareceristas e convida professores e pesquisadores doutores, das diversas áreas do conhecimento, do Brasil e do exterior, a atuarem como avaliadores ad hoc.
Em 2016 realizamos uma chamada como esta e fomos contemplados com centenas de inscrições. Desde então, solicitamos pareceres a essas pessoas, de acordo com a temática dos artigos que recebemos para avaliar. Muitos não chegaram a ser solicitados, mas isso, como dissemos, depende da demanda que temos por área geral e específica. A quem se inscreveu em 2016 e deseja continuar fazendo parte da nossa base de dados, pedimos a gentileza de preencher novamente este questionário, para que os dados estejam sempre atualizados.
Esclarecemos que a atividade de parecerista não possui remuneração. Após a elaboração de cada parecer, será encaminhada a Declaração de Parecerista em nome do avaliador.
Este periódico é organizado pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), e se apresenta como espaço de debate e reflexão sobre as atividades de ensino na universidade. São publicados textos originais, com resultados de pesquisa, ensaios ou relatos de experiência, que abordam questões relacionadas à docência no ensino superior, como metodologias de ensino e de aprendizagem, desenvolvimento de materiais didáticos e recursos pedagógicos, estratégias de avaliação, entre outras, nas diferentes áreas do conhecimento.
Por esse motivo, buscamos ter em nosso corpo de pareceristas pesquisadores de diferentes áreas, mas que tenham em comum o olhar voltado para a valorização do ensino na universidade.
Os interessados devem preencher disponível no link abaixo. A solicitação de parecer será encaminhada quando houver demanda de acordo com a área do conhecimento e interesse.
Informamos aos interessados que se encontram abertas as inscrições para o programa de bolsas parciais de estudos na Califórnia, ofertado pela California State University, Northridge (CSUN) em conjunto com a University of La Verne (ULV) para alunos do Rio Grande do Sul.
O objetivo destes programas é oferecer a oportunidade ao aluno de aprofundar conhecimentos nas diversas áreas da Administração no período de férias, em conjunto com o desenvolvimento do idioma inglês e uma experiência internacional – objetivos relevantes para jovens profissionais de hoje.
Neste momento, são oferecidos os seguintes programas:
-Strategy and Marketing (Campus ULV)*
-Finance and Accounting (Campus ULV)*
-Leading & Coaching the Human Organization (Campus ULV)*
-Contemporary Topics in Public Administration (Campus ULV)*
-Leadership In An Age Of Disruption (Campus CSUN)*
-Business English – First Lessons
*Esses programas oferecem um módulo de inglês para negócios sem custo adicional.
Para alunos que desejam se desenvolver apenas no idioma inglês, dispomos do programa Business English – First Lessons.
Os cursos possuem as seguintes características:
– Duração: 3 semanas em janeiro ou julho com aulas e atividades em período integral.
– Idioma: integralmente em inglês, exigindo-se proficiência de nível básico para o programa “Business English – First Lessons” e nível a partir de intermediário para os demais programas.
– Requerimento para o processo seletivo: os candidatos devem enviar documentação para concorrer a bolsas parciais de estudos. Os alunos selecionados terão também acesso a preços especiais na hospedagem e um módulo de inglês gratuito na Califórnia. Temos 30 bolsas disponíveis para sua instituição de ensino – Universidade Federal de Pelotas. Neste momento estamos acolhendo solicitações de bolsa para janeiro/julho de 2020 e janeiro de 2021.
Os interessados deverão solicitar mais informações sobre os cursos e critérios de concessão de bolsas por meio do endereço de e-mail rbritto.usp@profbritto.com ou preencher as informações no seguinte link:
O prazo se encerrará no dia 06 de outubro. Enviaremos folders com o descritivo detalhado do programa e todas as informações cabíveis, além do formulário específico para solicitação de bolsa de estudos.
Convido você também para conhecer um pouco mais sobre as universidades:
Atenciosamente, Prof. Ricardo Britto Doutor em Administração pela FEA/USP Representante da California State University, Northridge e da University of La Verne
Exibindo registro(s) 101 a 150 de 732 encontrado(s).