Início do conteúdo
    Notícias
  • SEJA BEM-VINDO A UFPEL

    Em tempos de pandemia a recepção não pode ser tão calorosa quanto desejada. Mesmo a distância, a UFPel quer te desejar as boas vindas e aqui vamos apresentar alguns caminhos que podem ser importantes para você conhecer um pouco mais a nossa Instituição.

    Vamos te explicar um pouco sobre os procedimentos iniciais da sua matrícula, do acesso ao sistema acadêmico e indicar o contato direto para dúvidas relacionadas ao seu curso.

    MATRÍCULA NA UFPEL

    Após a homologação da documentação para o seu cadastro em um curso da UFPel, você deve acessar o Sistema Acadêmico Cobalto https://cobalto.ufpel.edu.br/ para verificar se há pendência de algum documento.

    • No primeiro acesso insira o seu CPF na aba “Esqueceu sua senha” e será encaminhado um e-mail para você definir uma nova senha.
    • Ao acessar o Cobalto vá no menu UFPel -> Aluno -> Consulta -> Débitos, e veja se está faltando alguma documentação de cadastro na sua matrícula.
    • Caso você verifique que há pendência de algum documento você poderá enviar foto do documento, ou o mesmo escaneado, para o e-mail cra.nmc@ufpel.edu.br

    Você deverá confirmar a sua matrícula no Colegiado do seu curso. Nessa etapa é necessário apresentar o documento original do histórico e certificado de conclusão do ensino médio. Você será notificado por e-mail quando for definido o período para confirmar a sua matrícula, esse procedimento é realizado após o início do semestre letivo presencial.

    ORIENTAÇÕES AOS INGRESSANTES DAS DISTINTAS MODALIDADES

    Atente-se que para o ingresso na UFPel através das modalidades de cotas das Vagas Reservadas – Lei n° 12.711/2012 ou das Vagas Reservadas – Lei n° 13.409/2016, você deve verificar as exigências das distintas comissões, conforme especificado no edital de Matrícula.

    Modalidade Etapas para matrícula
    AC
    • Envio dos documentos de cadastro pelo Cobalto – CRA
    • Confirmação de matrícula – Colegiado do curso
    L1
    L2
    L5
    • Envio dos documentos de cadastro pelo Cobalto – CRA
    • Confirmação de matrícula – Colegiado do curso*
    L6
    • Envio dos documentos de cadastro pelo Cobalto – CRA
    • Entrevista de heteroidentificação – NÚCLEO DE AÇÕES AFIRMATIVAS E DIVERSIDADE
      Site: https://wp.ufpel.edu.br/naaf/  e-mail: naaf.cid.ufpel@gmail.com
    • Confirmação de matrícula – Colegiado do curso*
    L9
    L10
    L13
    • Envio dos documentos de cadastro pelo Cobalto – CRA
    • Envio de laudo médico – NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO
      Site: https://wp.ufpel.edu.br/nai/  e-mail: nai.ufpel@gmail.com
    • Confirmação de matrícula – Colegiado do curso
    L14

    *A confirmação de matrícula ocorrerá após o retorno das atividades presenciais, na primeira semana de aula.

    CALENDÁRIO ACADÊMICO

    Devido as orientações de distanciamento social a UFPel no momento está trabalhando com atividades remotas, não presenciais. Para os alunos dos cursos presenciais ainda não há previsão de data de início das aulas referentes ao calendário 2020/2.

    Para os alunos ingressantes dos cursos dos Polos das modalidades EAD o calendário das atividades acadêmicas será publicado no link abaixo.

    Acompanhe neste link https://wp.ufpel.edu.br/cra/calendarios-academicos/ as publicações relativas ao calendário acadêmico.

    INFORMAÇÕES DO CURSO – PORTAL INSTITUCIONAL

    Para informações relativas ao curso que você ingressou, acesse o Portal Institucional https://institucional.ufpel.edu.br/ no campo de busca digite o nome do seu curso e em seguida pesquisar, ao selecionar o curso aparecerão as informações e dados de contato do Colegiado do seu curso. Na parte inferior é possível acessar a grade curricular, os professores, turmas ofertadas, alunos e egressos.

    GUIA DO ESTUDANTE

    A Pró Reitoria de Ensino elaborou um Guia do Estudante que traz informações importantes para você conhecer um pouco mais da UFPel, acesse o mesmo a partir deste link: https://wp.ufpel.edu.br/pre/guia-do-estudante-2020/

  • Edital 13/2019 – Processo Seletivo Complementar – Resultado Final – Análise étnico-racial

    O Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD) publica o Relatório Definitivo – Análise étnico-racial para o ingresso por cotas raciais no Processo Seletivo Complementar – Reopção, Reingresso, Transferência e Portador de Diploma de Ensino Superior (Edital 013/2019).

    Para ter acesso clique sobre o link:

    Reopção: Relatório Definitivo – Reopção

    Reingresso: Relatório Definitivo – Reingresso

    Portador de Diploma de Ensino Superior: Relatório Definitivo – Portador de diploma

  • Cocepe aprova Calendário Acadêmico 2020/1 com Ensino Remoto Emergencial

    O Conselho Coordenador do Ensino da Pesquisa e da Extensão (COCEPE) aprovou Calendário Acadêmico 2020 com Ensino Remoto Emergencial no contexto da Pandemia do COVID-19.

    Confira os documentos na íntegra:

    Portaria nº 1447/2020, referente ao Calendário Acadêmico 2020 – Portaria 1447.2020 – Cal. AcadSEI_23110.023032_2020_93

    Parecer Normativo nº 20/2020, que aprova Calendário Acadêmico com Ensino Remoto Emergencial no contexto da Pandemia do COVID-19, na Universidade Federal de Pelotas – Parecer Normativo nº 20.2020 SEI_23110.023032_2020_93 (1)

  • [SISU e PAVE] Matrícula de ingressantes

    Considerando que, na reunião realizada no dia 03/09, o COCEPE deliberou sobre o início das aulas em 01/10/2020 do próximo calendário, ainda referente a 2020/1, a UFPel realizará novas chamadas para preencher as vagas remanescentes dos processos seletivos SISU e PAVE 2020/1. A próxima convocação será publicada no dia 16/09/2020. As matrículas serão realizadas entre os dias 16/09/2020 e 23/09/2020, os documentos deverão ser enviados por meio eletrônico, todas as orientações para a matrícula serão publicadas junto a convocação, nas páginas:

    Será divulgado um cronograma com novas convocações para os processos seletivos SISU e PAVE 2020/1 após a aprovação do calendário acadêmico pelo COCEPE.

    Informamos que ainda não há previsão para o início do semestre letivo de 2020/2.

    As matrículas referentes ao processo seletivo do SISU 2020/2 serão retomadas após a conclusão das matrículas do SISU 2020/1.

    O Edital com as orientações para matrícula dos aprovados no PAVE 2020/2 será divulgado a partir de 15/10/2020, na página: https://wp.ufpel.edu.br/matriculaspave/

  • Reversão do trancamento geral de matrícula – calendário alternativo 2020/1

    Os discentes que se encontram na situação de Trancamento Geral de Matrícula (TGM) e tem interesse de cursar as atividades ofertadas no Calendário Alternativo aprovado pelo COCEPE poderão solicitar a reversão do TGM junto a Coordenação de Registros Acadêmicos.

    O procedimento para esta operação consiste em preencher o formulário disponível aqui e encaminhar cópia do formulário preenchido e assinado, acompanhado de cópia do documento de identidade para o e-mail dra.alunos@gmail.com

    A data limite para solicitar a reversão do Trancamento Geral de Matrícula é até o dia 19/06/2020.

    Os discentes que se encontram em Mobilidade Acadêmica também poderão solicitar matrícula nos componentes curriculares ofertados no Calendário Alternativo, para tanto, deverão realizar a solicitação de matrícula junto ao Colegiado do seu Curso no período de Correção de Matrícula.

  • Publicado o Calendário Alternativo

    A UFPel publicou o Calendário Alternativo da Universidade, aprovado pelo Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe) no dia 22 de maio.

    O Calendário é suplementar ao do primeiro semestre de 2020, que está apenas suspenso, não sendo substituído.

    As matrículas feitas pelos estudantes para as disciplinas de 2020/1 continuam valendo e o Calendário do primeiro semestre deverá ser retomado quando retornarem as aulas presenciais.

    As atividades remotas do Alternativo iniciam em 22 de junho, acabando em 12 de setembro.

    Para consultar o Calendário Alternativo clique aqui.

    Os estudantes devem ficar atentos às datas de abertura das matrículas para este período especial, constantes no Calendário Alternativo publicado em 26 de maio.

    Como será

    Serão atividades remotas durante 12 semanas, a partir de 22 de junho, para graduação e para pós-graduação. O Calendário Acadêmico de 2020 fica suspenso, sendo o Alternativo complementar. As matrículas já feitas para o primeiro semestre continuam valendo.

    Durante este período, que vai até 12 de setembro, disciplinas optativas poderão ser livremente oferecidas, enquanto que as obrigatórias deverão passar por avaliação dos Colegiados de Curso e serem, preferencialmente, ofertadas para concluintes.

    Quanto aos TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) serão também feitos com orientação remota, quando possível. Cerimônias de Colação de Grau ocorrerão online.

    Orientações sobre o processo de oferta: Calendário Alternativo – Orientações aos Colegiados de Cursos

  • Edital 07/2020 – Portador de Diploma de Curso Superior – Resultado Final

    A Coordenação de Registros Acadêmicos da Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal de Pelotas, de acordo com a legislação vigente, a Resolução n° 29/2018/COCEPE e a Resolução n° 24/2016/COCEPE,  informa o resultado final das solicitações de ingresso na modalidades de Portador de Diploma de Ensino Superior.

    Confira o resultado final na integra, no link: Edital CRA Nº 07/2020 – Resultado Final

  • ORIENTAÇÕES DA PRE AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

    Calendário acadêmico
    O calendário acadêmico será discutido e uma nova proposta deverá ser encaminhada ao COCEPE tão logo
    seja possível retomar as atividades acadêmicas. Os prazos previstos durante a suspenção das atividades,
    que dependem de interações presenciais do acadêmico com o colegiado, terão nova previsão no
    calendário de recuperação das atividades (Exemplo: Aproveitamento de disciplina).

    Débitos de documentos
    Os ingressantes que ficaram devendo documentos no momento da matrícula e deveriam entregá-los
    entre os dias correspondentes ao período de suspensão das atividades acadêmicas, terão os prazos de
    entrega prorrogados automaticamente para após o reinício das aulas.

    Matrícula e cadastro
    Matrícula de ingressantes SISU e PAVE – As convocações para matrícula de ingressantes foram suspensas.
    Um novo cronograma será publicado tão logo a Instituição retome a normalidade do funcionamento.
    Demandas em geral – A Seção de Atendimento e Informação da CRA suspendeu o atendimento presencial
    (que poderá ser agendado em situações pontuais) e está atendendo através do e-mail
    dra.secretaria@gmail.com. Qualquer solicitação de documento ou orientação deve ser encaminhada para
    o referido endereço eletrônico.
    Demandas de colegiados – Todas as demandas, oriundas das unidades acadêmicas ou administrativas,
    encaminhadas pelo SEI ou e-mail, estão sendo atendidas e/ou encaminhadas dentro das possibilidades de
    “home office”, com deslocamentos pontuais ao espaço físico da CRA, quando necessário.
    As atas de confirmação de matrícula devem ser enviadas pelos colegiados neste período, visto que o
    prazo para a ação se encerrou na última sexta-feira. Pretendemos realizar uma chamada com as vagas
    ociosas deste processo tão logo a UFPel retome o funcionamento normal.
    Os aproveitamentos de disciplinas, correções de matrícula, registros de atividades complementares, e as
    demandas que podem ser executadas em home office, estão sendo realizadas normalmente.
    Obs: O endereço dranotas@gmail.com também poderá utilizado.

    Currículos e históricos
    Formaturas – Conforme orientação encaminhada às direções de unidade pela Reitoria, as formaturas
    externas devem ser suspensas, devendo ser substituídas por colações internas, em gabinete e sem a
    participação de convidados, com todas as condições recomendadas pelos órgãos competentes para
    garantir a saúde dos participantes. No caso de alteração das datas previstas, a CRA deve ser informada
    com brevidade, para viabilizar que o colegiado cadastre a nova formatura no sistema acadêmico, além da
    inclusão e homologação dos formandos.
    As Homologações de colações de grau serão mantidas, considerando o parágrafo anterior, sendo
    realizadas somente após a liberação de todos os formandos por parte do colegiado de curso, como de
    praxe. A retirada dos certificados será agendada com as direções de unidade, conforme nossas condições
    de atendimento.
    Cadastro de PPC’s – Todas as demandas referentes a cadastro de PPC’s, aprovados pelo COCEPE, estão
    sendo atendidas.
    Históricos finais (1) – O NCH está recebendo as atas de formaturas de 2019/2, registrando os alunos como
    formados, disponibilizando o histórico final do acadêmico (histórico limpo) e liberando a diplomação dos
    egressos que não receberam o diploma na data da colação de grau, sendo fundamental que as Unidades
    encaminhem as atas dentro do prazo previsto em regulamento. Este trabalho é realizado por ordem de
    data de colação de grau.
    Históricos finais (2) – Os graduados, mesmo após o registro da formatura, estão tendo acesso ao sistema
    acadêmico cobalto para retirada do seu histórico final com verificador de autenticidade.
    Obs: O endereço dracurriculos@gmail.com também poderá utilizado.

    Registros de diplomas
    O Núcleo de Registros de Diplomas está realizando os registros de diplomas de graduação conforme
    encaminhamentos da CRA e por ordem de colação de grau (data da colação). Os diplomas serão emitidos
    e as assinaturas colhidas conforme disponibilidade das autoridades. Após registrados e devidamente
    assinados, combinaremos com as Unidades Acadêmicas a retirada dos documentos para entrega ao
    egresso.
    Os pedidos de segunda via de diplomas deverão ser encaminhados para o e-mail do atendimento da CRA
    (dra.secretaria@gmail.com) e serão atendidos dentro das possibilidades da CRA.
    Verificações de autenticidade de título deverão ser encaminhadas por e-mail.
    Os registros de diplomas externos, que dependem do setor de protocolo, serão retomados ao fim do
    período de suspensão das atividades.
    Obs: O endereço diplomas@ufpel.edu.br também poderá utilizado.