Início do conteúdo
Formas de ingresso

Ingresso na Graduação

É a principal forma de ingresso nos cursos de graduação da UFPel. É preciso fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e realizar a inscrição pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU).

Inscrição
Matrícula

É um processo seletivo seriado para ingresso nos cursos presenciais de graduação da UFPel. São realizadas três provas ao longo do ensino médio. No PAVE, 90% das vagas são destinadas para estudantes de escolas públicas.

Inscrição
Matrícula

Portador de diploma é a possibilidade de fazer outro curso de graduação na UFPel, para quem já possui diploma de nível superior.

Inscrição
Matrícula

Reingresso no curso é a forma de retornar ao mesmo curso da UFPel, em que o aluno abandonou ou cancelou.

Inscrição
Matrícula

Reopção de curso é a mudança interna de curso de graduação na UFPel, pode ser solicitada por alunos matriculados ou em trancamento.

Inscrição
Matrícula

Reopção compulsória é a mudança de curso para alunos com deficiência que não se adaptaram ao curso ou para estudantes de cursos em extinção.

Inscrição

Retomada de estudos é a forma de voltar aos estudos na UFPel, para quem iniciou uma graduação, mas cancelou ou abandonou o curso.

Inscrição
Matrícula

Transferência voluntária é a mudança de curso para a UFPel de estudantes matriculados ou com trancamento de matrícula em curso de graduação de outra instituição.

Inscrição
Matrícula

Transferência compulsória é a mudança de curso para a UFPel e pode ser solicitada por servidor público federal.

Inscrição

A Nota do ENEM é uma forma de ingresso em cursos de graduação da UFPel, quando há sobra de vagas do SISU e PAVE. Pode ser utilizada a nota da prova do ENEM dos últimos cinco anos. 

Inscrição
Matrícula

É um processo seletivo destinado a candidatos de comunidades quilombolas e indígenas para cursos específicos da UFPel.

Inscrição
Matrícula

É um processo seletivo destinado ao preenchimento de vagas para o curso de Licenciatura em Letras Libras/Literatura Surda com vagas reservadas para comunidade surda.

Inscrição
Matrícula

É um processo seletivo para o curso de Medicina Veterinária, destinado a candidatos provenientes de assentamentos do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA.

Inscrição
Matrícula

O Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G) é a forma de ingresso para candidatos selecionados via convênio bilateral de cooperação cultural do Brasil com outros países.

Regime Especial é destinado à comunidade interessada em cursar componentes curriculares nos cursos de graduação da UFPel, a matrícula nesta modalidade está condicionada a existência de vagas disponíveis após o período de matrícula da Instituição. O número de matrículas é limitado e não configura vínculo com os cursos da instituição.

Inscrição

Para ingresso nos cursos à distância da UFPel é realizado um Vestibular. A oferta de vagas depende de recursos por parte do Ministério da Educação, por conta disso, não há oferta regular de cursos e polos.

Inscrição
Matrícula

Portador de diploma é a possibilidade de fazer outro curso de graduação na UFPel, para quem já possui diploma de nível superior. A oferta de vagas depende de recursos por parte do Ministério da Educação, por conta disso, não há oferta regular de cursos e polos.

Inscrição
Matrícula
Datas importantes

Próximos Editais

Mai15Quarta
Mostra de Cursos de Graduação.
Mai20Segunda
Publicação do Edital de Transferência, Reopção, Reingresso e Portador de Título para ingresso em 2024/2.
Mai27Segunda
INÍCIO: Período de inscrição para Transferência, Reopção, Reingresso, Retomada de Estudos e Portador de Diploma 2024/2.

Cursos Presenciais

Erro no acesso à API (129)

Cursos EAD

Mar25Segunda
INÍCIO: Semana de acolhida dos ingressantes UAB 2024
Mar27Quarta
FIM: Semana de acolhida dos ingressantes UAB 2024
Abr5Sexta
Data limite para ingresso de discentes em 2024/1.

Informações Acadêmicas

Matrículas

Diplomas e formaturas