Início do conteúdo
Processos Seletivos

Formas de ingresso

É a principal forma de ingresso nos cursos de graduação da UFPel. É preciso fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e realizar a inscrição pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU).

É um processo seletivo seriado para ingresso nos cursos presenciais de graduação da UFPel. São realizadas três provas ao longo do ensino médio. No PAVE, 90% das vagas são destinadas para estudantes de escolas públicas.

Para ingresso nos cursos à distância da UFPel é realizado um Vestibular. A oferta de vagas depende de recursos por parte do Ministério da Educação, por conta disso, não há oferta regular de cursos e polos.

Portador de diploma é a possibilidade de fazer outro curso de graduação na UFPel, para quem já possui diploma de nível superior. A oferta de vagas depende de recursos por parte do Ministério da Educação, por conta disso, não há oferta regular de cursos e polos.

É um processo seletivo destinado a candidatos de comunidades quilombolas para cursos específicos da UFPel.

É um processo seletivo destinado a candidatos de comunidades indígenas para cursos específicos da UFPel.

É um processo seletivo para o curso de Medicina Veterinária, destinado a candidatos provenientes de assentamentos do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA.

O Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G) é a forma de ingresso para candidatos selecionados via convênio bilateral de cooperação cultural do Brasil com outros países.

Portador de diploma é a possibilidade de fazer outro curso de graduação na UFPel, para quem já possui diploma de nível superior.

Reingresso no curso é a forma de retornar ao mesmo curso da UFPel, em que o aluno abandonou ou cancelou.

Reopção de curso é a mudança interna de curso de graduação na UFPel, pode ser solicitada por alunos matriculados ou em trancamento.


Reopção compulsória é a mudança de curso para alunos com deficiência que não se adaptaram ao curso ou para estudantes de cursos em extinção.

Retomada de estudos é a forma de voltar aos estudos na UFPel, para quem iniciou uma graduação, mas cancelou ou abandonou o curso.

Transferência voluntária é a mudança de curso para a UFPel de estudantes matriculados ou com trancamento de matrícula em curso de graduação de outra instituição.


Transferência compulsória é a mudança de curso para a UFPel e pode ser solicitada por servidor público federal.


O Vestibular simplificado é uma forma de ingresso em cursos de graduação da UFPel, quando há sobra de vagas do SISU e PAVE. É realizada uma prova de redação. 

A Nota do ENEM é uma forma de ingresso em cursos de graduação da UFPel, quando há sobra de vagas do SISU e PAVE. Pode ser utilizada a nota da prova do ENEM dos últimos cinco anos. 

Regime Especial é destinado à comunidade interessada em cursar componentes curriculares nos cursos de graduação da UFPel, a matrícula nesta modalidade está condicionada a existência de vagas disponíveis após o período de matrícula da Instituição. O número de matrículas é limitado e não configura vínculo com os cursos da instituição.

Datas importantes

Próximos Editais

Dez18Domingo
Publicação do edital de regime especial 2022/2
Jan16Segunda
INÍCIO: Período de inscrições para Regime Especial 2022/2
Jan17Terça
FIM: Período de inscrições para Regime Especial 2022/2

Cursos Presenciais

Dez14Quarta
INÍCIO: Período de solicitação de rematrícula on-line 2022/2
Dez14Quarta
Data limite para discentes solicitarem quebra de pré-requisito para 2022/2 nos colegiados
Dez16Sexta
Data limite para colegiados responderem as solicitações de quebra de pré-requisito para 2022/2

Cursos EAD

Dez12Segunda
INÍCIO: Período de exames 2022/2
Dez17Sábado
FIM: Período de exames 2022/2
Dez21Quarta
Fim do período de digitação de notas 2022/2.

Informações Acadêmicas