Início do conteúdo
Trancamento de matrícula

O Regulamento de Ensino de Graduação prevê três modalidades de trancamento: trancamento de matrícula em componentes curriculares, trancamento geral de matrícula e trancamento geral de matrícula administrativo.

Trancamento de matrícula em componentes curriculares

O discente poderá solicitar no colegiado do seu curso o trancamento de componentes curriculares, no prazo estabelecido no calendário acadêmico, obedecendo ao limite mínimo de créditos obrigatórios para matrícula.

Requerimento
Requerimento de trancamento de componentes curriculares

Fluxograma

Etapa Responsável Procedimento
1 Discente – Preencher e assinar requerimento;
– Entregar solicitação no colegiado do curso.
2 Colegiado de curso – Registrar a correção no COBALTO.

Trancamento geral de matrícula (TGM)

O discente poderá solicitar o TGM na Coordenação de Registros Acadêmicos, será concedido de acordo com as normas estabelecidas no Regulamento do Ensino de Graduação.
O TGM é o instrumento acadêmico que permite ao discente manter o vínculo com o curso, diante da impossibilidade de cursar componentes curriculares em determinado período letivo. É permitido trancamento em até quatro semestres letivos para os cursos semestrais e dois anos letivos para os cursos anuais. Tem validade somente por um período letivo, portanto o discente deve solicitar o trancamento a cada período pretendido dentro dos prazos estabelecidos no calendário acadêmico.
O discente poderá pedir readmissão, cancelando a situação de TGM, até o último dia previsto para a correção de matrícula.
Não será concedido TGM ao discente ingressante e ao discente que estiver em situação passível de jubilamento, salvo nas seguintes hipóteses:
I – por motivo de doença do próprio aluno ou de familiar até 1º grau, mediante avaliação de pericia médica oficial da Universidade;
II – para cumprir serviço militar obrigatório, mediante comprovação.
Não será concedido TGM ao discente matriculado na modalidade de Regime Especial.

Como solicitar
O trancamento geral de matrícula deve ser solicitado à CRA pelo discente ou seu representante legal, nos prazos previstos no calendário acadêmico. A solicitação pode ser via correio ou presencial.
Prazos:
I – Para discentes que não solicitaram matrícula: somente no período estabelecido no calendário acadêmico (período de correção de matrícula).
II – Para discentes matriculados: do primeiro ao último dia letivo do semestre.

Requerimento
Requerimento de trancamento geral de matrícula

Fluxograma

Etapa Responsável Procedimento
1 Discente – Entregar requerimento de trancamento geral de matrícula na CRA.
2 CRA – Registrar a trancamento geral de matrícula no COBALTO.

Trancamento geral de matrícula administrativo

Ato realizado pela Instituição diante da impossibilidade do discente cursar determinado semestre, independente de sua vontade, será concedido nos casos a seguir:
I – ingresso por transferência compulsória após o limite de dias letivos estabelecidos para ingresso na Instituição;
II – ingresso por decisão judicial após o limite de dias letivos estabelecidos para ingresso na Instituição;
III – quando o discente não é contemplado com a oferta de componentes curriculares no período letivo.