Início do conteúdo
Aproveitamento de estudos

Definição
Discente que cursou com aprovação componente curricular de curso de graduação ou pós-graduação poderá solicitar aproveitamento de estudos a qualquer tempo através do sistema Cobalto.
Para obter o aproveitamento, a atividade curricular cursada deverá contemplar, no mínimo, 75% da carga horária e do conteúdo da atividade curricular pretendida, sendo facultada ao professor responsável pelo componente curricular a realização de avaliação especial para eventual complementação.

Como Solicitar

Para solicitar o aproveitamento de estudos o discente deverá acessar o menu do Cobalto: Aluno > Cadastro > Solicitação de aproveitamentos, clicar em “Novo” e selecionar a disciplina que deseja solicitar o aproveitamento.
É preciso fazer uma solicitação para cada aproveitamento pretendido.
a) para disciplinas cursadas na UFPEL deverá indicar a(s) disciplina(s) relacionadas pelo sistema quer usar para a solicitação de aproveitamento e clicar em “Salvar”.
b) para disciplinas cursadas em outra instituição deverá selecionar a instituição, anexar o seu histórico escolar, indicar o nome das disciplinas que deseja utilizar para o aproveitamento, anexar o conteúdo programático (ou plano de ensino) da disciplina cursada e clicar em “Salvar”.

Fluxograma

ResponsávelProcedimento
Discente– Solicitar aproveitamento via Cobalto;
– Anexar histórico e conteúdos programaticos (para disciplinas cursadas em outra instituição)
– Acompanhar resultados.
Menu: Aluno -> cadastro -> Solicitação de aproveitamentos de estudos
Docente– Avaliar a solicitação;
– Emitir parecer;
Menu: Professor -> Processos -> Aproveitamento de estudos – Parecer
Colegiado– Homologar parecer.
Menu: Gestão acadêmica -> Processos-> Homologar aproveitamento de estudos