Início do conteúdo
Matrícula

Matrícula de ingressantes Ver mais

A matrícula dos ingressantes é precedida pelo cadastro na CRA. O candidato ao ingressar em curso de graduação deverá enviar a documentação de cadastro nas datas e nos locais especificados em Edital ou Convocação. A matrícula nos componentes curriculares é realizada pela secretaria do colegiado de curso.
Os ingressantes dos processos seletivos SISU, PAVE e Vestibular serão matriculados em todos os componentes curriculares do primeiro período do curso, conforme o projeto pedagógico, salvo em casos de aproveitamentos de estudos.
Os ingressantes de processo seletivo específico de reopção, reingresso, transferência e portador de diploma de curso superior deverão solicitar a matrícula em componentes curriculares pelo Sistema Acadêmico Cobalto, em período estipulado no calendário acadêmico.

Confirmação de matrícula
Ingressantes dos processos seletivos SISU e PAVE deverão, obrigatoriamente, confirmar sua matrícula no Colegiado do Curso ao qual estão vinculados, no período estabelecido no calendário acadêmico.
Para confirmar a matrícula o discente deverá comparecer no colegiado do seu curso para apresentar o documento original do histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio, sob pena de desligamento do curso.

Documentos obrigatórios para cadastro
Conforme Regulamento de Ensino da Graduação, os documentos obrigatórios para cadastro são:

  1. Histórico Escolar do Ensino Médio;
  2. Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
  3. Cédula de Identidade (RG ou RNE) atualizada, sendo possível o reconhecimento por foto e assinatura;
  4. CPF;
  5. Documento que comprove estar em dia com as obrigações militares;
  6. Documento que comprove estar em dia com a justiça eleitoral;
  7. Outros documentos poderão ser solicitados, mediante Edital específico.

 Fluxograma

  1. Ingressantes SISU/PAVE
Etapa Responsável Procedimento
1 Discente – Enviar os documentos de cadastro à CRA.
2 CRA – Cadastrar discente no COBALTO.
3 Colegiado – Matricular discente nos componentes curriculares.
4 Discente – Confirmar matrícula nos dias estabelecidos no calendário acadêmico.
  1. Ingressantes Vestibular/Processos Seletivos Especiais
Etapa Responsável Procedimento
1 Discente – Enviar os documentos de cadastro à CRA.
2 CRA – Cadastrar discente no COBALTO.
3 Colegiado – Matricular discente nos componentes curriculares.
  1. Ingressantes em Processos Seletivos Complementares
Etapa Responsável Procedimento
1 Discente – Enviar os documentos de cadastro à CRA.
2 CRA – Cadastrar discente no COBALTO.
3 Discente – Solicitar matrícula nos componentes curriculares no cobalto, no período estabelecido no calendário acadêmico.
4 Colegiado – Matricular discente nos componentes curriculares.

Rematrícula Ver mais

Definição
A Rematrícula NÃO é destinada aos alunos ingressantes na Universidade.
A matrícula é obrigatória em cada período letivo previsto para o funcionamento do curso, de acordo com o calendário acadêmico.
A ausência de matrícula em um período letivo poderá implicar no desligamento do curso por abandono.
O discente poderá realizar qualquer atividade curricular em seu curso de origem, ressalvados os pré-requisitos constantes nos projetos pedagógicos, desde que haja disponibilidade de vaga. O discente deve observar o mínimo de créditos obrigatórios a serem cursados a cada semestre, conforme previsto no Projeto Pedagógico do Curso.
Não será permitida a matrícula em componentes curriculares em que houver colisão total ou parcial de horários.

Como solicitar
I-  O discente deverá fazer login no sistema acadêmico COBALTO, acessar o menu Solicitação de matrícula e selecionar os componentes curriculares que pretende cursar.
II- O sistema processa as solicitações, conforme estabelecido na Resolução COCEPE nº 47/2018.
III- O discente consulta sua solicitação no sistema COBALTO, no menu Matrícula, para confirmar em quais componentes curriculares foi matriculado. Se a solicitação foi contemplada é só aguardar o início das aulas. Caso seja necessária alguma alteração, deverá ser realizada na correção de matrícula.

Novas normas foram definidas no Parecer Normativo nº 49.2021 para a matrícula no a Calendário Acadêmico com Ensino Remoto Emergencial.

Fluxograma

Etapa Responsável Procedimento
1 Discente – Solicitar matrícula online no COBALTO.
2 CTI – Processar as solicitações de matrícula.
3 Discente – Consultar em quais componentes curriculares foi matriculado.

Correção de matrícula Ver mais

Definição
A correção de matrícula é a possibilidade de inclusão ou exclusão de componentes curriculares após o processamento de matrícula, sendo destinada aos discentes que necessitam de ajustes no resultado de sua solicitação de matrícula ou que não tenham solicitado a rematrícula.
Não será permitida a matrícula em atividades curriculares em que houver colisão total ou parcial de horários.

Como solicitar
I-  O discente deverá fazer login no sistema acadêmico COBALTO, acessar o menu Correção de matrícula, solicitar inclusão e/ou exclusão de disciplinas.
II – O sistema armazenará as solicitações de correção e ordenará os alunos de acordo com a Resolução COCEPE nº 47/2018. O Colegiado homologa ou não as solicitações.
III- O discente consulta sua solicitação no sistema COBALTO, no menu Matrícula, para confirmar em quais componentes curriculares foi matriculado. Se a solicitação foi contemplada é só aguardar o início das aulas.

Fluxograma

Etapa Responsável Procedimento
1 Discente – Solicitar correção de matrícula no cobalto.
2 Colegiado de curso – Avaliar a correção no COBALTO.

Matrícula especial Ver mais

 

Definição
A matrícula especial permite ao discente realizar matrícula em componente curriculares de outros cursos da UFPel. Esta modalidade de matrícula está condicionada à disponibilidade de vagas na disciplina e no período letivo desejado.
A matrícula especial não poderá ultrapassar o total de dois componentes curriculares por período letivo e 20% da carga horária do curso de origem.
Não será permitida a matrícula em componentes curriculares em que houver colisão total ou parcial de horários. A matrícula especial é destinada apenas para acrescentar componentes curriculares, é vedada a alteração da matrícula original.

Como solicitar
A Matrícula Especial possui período estipulado no calendário acadêmico. Para solicitar a matrícula especial o discente deve:
I – estar matriculado em, no mínimo, oito créditos no curso de origem;

II – solicitar matrícula especial no Cobalto , no menu ALUNO > CADASTROS > MATRÍCULA ESPECIAL, em disciplina do curso pretendido, no período previsto no Calendário Acadêmico;

III – o curso de origem do discente avaliará a solicitação em prazo previsto no Calendário Acadêmico, autorizando ou não a solicitação;

IV – caso o curso de origem tenha autorizado, o curso que oferta a disciplina pretendida pelo discente receberá a solicitação e avaliará, homologando ou não o pedido.

Novas normas foram definidas no Parecer Normativo nº 49.2021 para a matrícula no a Calendário Acadêmico com Ensino Remoto Emergencial.

Fluxograma

Etapa Responsável Procedimento
1 Discente – Solicitar matrícula especial no COBALTO.
2 Colegiado do curso de origem – Avaliar a solicitação do discente, autorizando-a ou não.
3 Colegiado do curso com a disciplina pretendida – Na hipótese de autorização na etapa anterior, avaliar a solicitação do discente, registrando-a no Cobalto caso seja aceita.