Início do conteúdo
Ata de Colação de grau (Formatura)

Definição
A ata de colação de grau é o documento formal e registro oficial da cerimônia de formatura, seja interna, externa ou institucional. No documento deverá constar seu número, o período letivo referente à cerimônia, a data em que ocorreu a solenidade e o nome de cada formando. A ata deverá ser assinada pelo(a) diretor(a) da unidade acadêmica responsável pela cerimônia.
A unidade acadêmica terá 5 dias úteis após a data da colação de grau para encaminhar o documento à CRA, conforme o Regulamento do Ensino de Graduação, porém somente após seu recebimento a CRA poderá registrar a situação de “formado” para os alunos que colaram grau, dando prosseguimento ao processo de diplomação ou validando o registro do diploma entregue no momento da colação de grau.
O registro de “formado” também possibilita o acesso, pelo aluno formado, ao seu certificado de conclusão de curso e seu Histórico, com verificador de autenticidade, no sistema acadêmico.

Fluxograma

Etapa Responsável Procedimento
1 Direção da unidade acadêmica Redigir, assinar e encaminhar a ata, via SEI, à CRA.
2 Colegiado – Registrar no sistema acadêmico a situação de “formado” para os alunos constantes como graduados na ata de colação de grau.