Aproveitamento por extraordinário conhecimento (Prova de Proficiência)

Definição
Todo discente regularmente matriculado em curso de graduação que apresentar domínio do conteúdo programático de determinado componente curricular em nível igual ou superior ao exigido, poderá solicitar uma avaliação especial para comprovar seu conhecimento e, se aprovado, será dispensado de cursar o referido componente, sendo o registro da dispensa realizado em seu histórico escolar.
Será permitido ao discente interessado submeter-se uma única vez à avaliação de aproveitamento extraordinário de estudos de um mesmo componente curricular.
O discente não poderá solicitar a avaliação em componentes curriculares nos quais tiver sido reprovado, seja por nota ou infrequência.
Não será permitida a realização de avaliação especial quando se tratar de estágio curricular obrigatório, TCC ou atividades complementares.

Como Solicitar
Para solicitar aproveitamento por extraordinário conhecimento o discente deverá encaminhar requerimento ao colegiado do seu curso, que fará a análise do currículo, juntamente com o professor responsável pelo componente curricular, conforme o Regulamento de Ensino de Graduação.

Requerimento de prova de proficiência

Fluxograma

ResponsávelProcedimento
Discente– Preencher e assinar o requerimento para aproveitamento por extraordinário conhecimento (prova de proficiência);
– Anexar documentação que ampare a justificativa;
– Entregar os documentos no colegiado do curso.
Colegiado de curso– Abrir processo no SEI;
– Digitalizar e anexar a documentação do discente;
– Avaliar currículo e deliberar sobre a solicitação;
Se for desfavorável:
– Informar o discente e encerrar o processo.
Se for favorável:
-Encaminhar ao Departamento / Câmara de ensino.
Departamento / Câmara de ensino– Avaliar currículo e deliberar sobre a solicitação;
– Encaminhar ao Colegiado.
Se for favorável:
– Indicar três docentes para compor a banca examinadora especial.
Colegiado de curso– Verificar o parecer do Departamento / Câmara de ensino.
Se for desfavorável:
– Informar o discente e encerrar o processo.
-Encaminhar ao COCEPE.
COCEPE– Deliberar sobre a solicitação.
– Encaminhar ao Colegiado
Banca examinadora especial– Elaborar e aplicar o instrumento de avaliação;
– Emitir parecer sobre aproveitamento;
– Enviar ata contendo o resultado ao Colegiado do curso para ciência e a CRA para registro.
CRA– Registrar aproveitamento no COBALTO.