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Diploma

Diplomas de Graduação e Pós-Graduação

A Universidade outorgará diploma que comprove a formação recebida pelo seu titular, somente após a verificação do cumprimento das exigências do currículo do curso ao qual o discente esteve vinculado e participação, devidamente comprovada através de ata, em solenidade de colação de grau, conforme a legislação vigente.

Qual o prazo de entrega do diploma?

  • Para a Graduação:

O prazo para entrega do documento vai de 60 até 120 dias após a colação de grau, conforme Portaria MEC nº 1.095, de 25 de outubro de 2018.

  • Para a Pós-Graduação:

O prazo para entrega do documento vai de 60 até 120 dias a contar da data de chegada do processo solicitando o diploma no NRD.

Tenho urgência para retirar meu diploma. Como procedo?

Veja Solicitação de urgência de diploma.

Onde retiro meu diploma?

  • Para Graduação:

Para aqueles que se formaram até 31/12/2021 o diploma é impresso e deve ser retirado na Secretaria da Direção da Unidade Acadêmica ao qual seu curso está vinculado. Para os formados a partir de 01/01/2022 o diploma é digital.

A UFPEL aderiu ao serviço de diploma digital da RNP. O seu diploma digital pode ser acessado através do Sistema Cobalto (Menu “Aluno -> Consulta -> Diploma Digital”), você terá acesso a dois documentos: o arquivo XML do Diploma Digital e a Representação Visual do Diploma Digital – RVDD.

É importante salientar que a Representação Visual do Diploma Digital – RVDD não substitui o arquivo XML do Diploma Digital, em termos jurídicos. A RVDD apresenta os dados contidos no arquivo XML em uma forma mais fácil de ser compreendida. Sendo assim, se necessário apresentar uma versão física/impressa do seu Diploma, sugerimos que a Representação Visual impressa por você seja apresentada junto com o arquivo XML do Diploma Digital.

Discentes vinculados ao programa PEC-G continuarão recebendo seus documentos na autoridade consular brasileira no seu país de origem.

  • Para Pós-Graduação:

O diploma de Pós-Graduação é físico/impresso e será entregue pela Secretaria da Direção da Unidade Acadêmica do curso, diretamente ao discente ou ao seu representante legal. Não há envio de diploma pelos Correios ou outro semelhante.

Preciso verificar a autenticidade de um diploma emitido pela UFPel. Como proceder?

Para diplomas de Graduação expedidos até maio de 2019 e diplomas de Pós-Graduação, veja Verificação de Autenticidade de Diploma.

Diplomas de graduação registrados de maio de 2019 até 31/12/2021 podem ser verificados através da Consulta ao registro de diplomas de graduação

A conformidade do diploma digital poderá ser verificada através da página do Ministério da Educação (https://validadordiplomadigital.mec.gov.br/diploma), mas para isso será necessário ter arquivo XML referente ao diploma e fazer o upload deste arquivo no site do MEC. Somente o egresso tem acesso ao arquivo XML do seu diploma através do sistema acadêmico. Não fornecemos nem damos acesso ao arquivo XML ou à RVDD para terceiros.

Preciso reconhecer a firma das autoridades que assinaram meu diploma. Como proceder?

A UFPel não faz o reconhecimento das firmas. A maioria das autoridades que assinam diplomas, incluindo ex-Reitores e funcionários da CRA, têm cartão de assinatura no Cartório Lorenzi ou no Cartório Zulmira, na cidade de Pelotas. Procure o cartório para maiores informações.

Perguntas e respostas sobre o diploma digital

Para maiores informações sobre o diploma digital, acesse o FAQ do Ministério da Educação: http://portal.mec.gov.br/diplomadigital/index.php#faq

 

Base legal: 

Portaria MEC nº 554, de 11 de março de 2019.

Portaria MEC nº 1.095, de 25 de outubro de 2018.

Parecer CNE/CES 379/2004, de 08 de dezembro de 2004.