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    Notícias
  • Disciplina – Geografia da Energia

    Alunos interessados em cursar a disciplina Geografia da Energia neste semestre, podem solicitar autorização de matrícula especial no colegiado (entre 30/09  e 04/10), para tentarem uma vaga no colegiado do curso de Geografia (entre 07/10 e 09/10).

    Disciplina: Geografia da Energia.

    Responsável: Alfredo Mendes.

    Horário: Sábado às 16:00.

    Local: Prédio da Geografia (Felix da Cunha, em frente aos correios).

  • Disciplinas Optativas

    Alunos interessados em cursar as disciplinas de Estruturas em Aço e/ou Estruturas em Madeira, em 2013/2, deverão vir ao colegiado, na semana de correção de matrícula, solicitar autorização de matrícula especial, para realizar matrícula especial no Curso de Engenharia Civil.

  • Eletrotécnica Geral (0570051) – 7º Semestre

    Interessados em cursar a disciplina de Eletrotécnica Geral (0570051), do 7º semestre, nos horários 311, 312, 611, 612, em 2013/2, devem comparecer ao colegiado na semana de correção de matrícula (entre 30/09 e 04/10), para se inscreverem na lista de interesse.

    OBS: Esta disciplina ainda não está nos horários disponibilizados nesta página.

  • Matrícula nas disciplinas do 1º semestre

    Os alunos que quiserem se matricular nas disciplinas reofertadas do primeiro semestre, deverão comparecer ao colegiado na semana de correção de matrícula (30/09 a 04/10), para solicitarem a matrícula.

  • Programa de bolsas de estudos na Califórnia – University of La Verne

    Caro(a) aluno(a),

    Informamos aos interessados que se encontram abertas as inscrições para o programa de bolsas parciais de estudos na University of La Verne – Estados Unidos – www.laverne.edu.

    Essa instituição é uma fundação privada sem fins lucrativos com interesse em atrair alunos de países emergentes. As bolsas de estudos referem-se aos programas de férias e correspondem 70% de redução sobre o custo normal do curso, além de subvenções para passagens aéreas e hospedagem. O objetivo destes programas é oferecer a oportunidade ao aluno de aprofundar conhecimentos em Administração e suas áreas de interesse, para alunos oriundos de diversas áreas de conhecimento, em conjunto ao desenvolvimento do idioma inglês e ter uma experiência internacional – objetivos de todos os jovens profissionais de hoje.

    • ·         Neste momento, são oferecidos 5 programas distintos: Strategy & Marketing, Finance & Accounting, Leadership & Human Asset Management, Contemporary Topics in Public Administration e Business English-First Lessons.

     

    Características dos programas:

    – Duração: 3 semanas em janeiro ou julho com aulas e atividades em período integral

    – Idioma: integralmente em inglês, exigindo-se proficiência em no mínimo nível intermediário (exceto para o programa Business English-First Lessons, voltado para iniciantes no estudo da língua inglesa)

    Processo seletivo para o programa de bolsas de estudo parciais (cobrindo 70% dos custos do curso):

    Os alunos deverão solicitar mais informações sobre os cursos e critérios de concessão de bolsas por meio do endereço eletrônicoprofricardopitellibritto@gmail.com até o dia 22 de agosto.

    Enviaremos aos interessados folders eletrônicos com o descritivo detalhado do programa de interesse, com todas as informações cabíveis, além do formulário específico para solicitação de bolsa de estudos.

     

    Atenciosamente,

    Prof. Dr. Ricardo Britto

    Doutor em Administração pela FEA/USP

    Representante da University of La Verne

    Honorary Research Fellow da Exeter University – Reino Unido

    DESS (MBA Francês) pela Université Pierre Mendes – France

  • Química Geral – Início das Aulas

    Começarão no dia 09/07/2013 – terça-feira, as aulas de Química Geral. As aulas serão das 8h  às 12h, no Campus Capão do Leão, no prédio 31.

  • Aula de Economia Agrícola

    A partir do dia 27/06 as aulas de Economia Agrícola serão ministradas no prédio da Engenharia Industrial Madeireira ( Rua Conde de Porto Alegre, nº 793 – Centro – Pelotas ).

  • Aula de Ecologia – Início

    Começará nesta quinta-feira, dia 20/06, as 08:00 hs, no prédio 25 do Instituto de Biologia no campus Capão do Leão, na sala 10, a disciplina de Ecologia.

    Com isso as aulas de Introdução a Eng. Agrícola, passam para o horário das 10:00 hs de quinta-feira, no  prédio 33, sala 6, Capão do Leão.

  • Operações Agroindustriais II

    Não haverá aula de Operações Agroindustriais II nesta quinta-feira (13/06).

    Não haverá aula de Operações Agroindustriais II também na próxima quinta-feira (20/06).

  • Certificados no Colegiado do Curso

    Estão disponíveis no colegiado do curso, os certificados relativos à Confecção do Livro “Operações Agroindustriais”, e também à  Participação na “IX Mostra de Trabalhos Publicados pelas Engenharias”.

  • Confirmação de Matrícula – Alunos Ingressantes em 2013/1 através do ENEM e SISU

    Alunos que não fizeram a confirmação de matrícula, no prazo de 13 à 17 de Maio, no colegiado do curso (Campus Porto, sala 319), devem comparecer no DRA da UFPel até o dia 06 de junho (próxima quinta-feira).

    Alunos que não procurarem o DRA, até este prazo, terão sua matrícula cancelada.

    Endereço DRA: Gomes Carneiro nº 01 ( Campus Porto )

    Telefone do Colegiado Eng. Agrícola: 3921-1529

    Endereço Colegiado Eng. Agrícola: Gomes Carneiro nº 01, sala 319 ( Campus Porto )

  • Atenção Alunos ingressantes que não realizaram a confirmação de matricula.

    Alguns alunos ingressantes não realizaram a confirmação de matrícula em prazo viável junto ao colegiado do curso e, portanto devem comparecer ao DRA para assinar a ata de confirmação até a sexta-feira dia 7 de junho do corrente ano.

    Para maiores informações favor entrar em contato com a secretaria do colegiado do curso pelo telefone (53) 3921-1529.

  • Trancamento de Disciplinas

    O período de trancamento de disciplina será de 3 à 7 de junho conforme o calendário acadêmico. Para proceder o trancamento de disciplina o aluno deverá levar seguinte formulário devidamente preenchido.

  • Bolsa Para Monitoria em Topografia

    O Centro de Engenharias torna publico que realizará Concurso Seletivo para o preenchimento de vaga(s) no Programa de Bolsas de Graduação, de acordo com a resolução 05/2013 conforme o edital.

  • Aulas na Trator Green Transferidas

    As aulas das disciplinas de Agricultura de Precisão e Máquinas Agrícolas II na Trator Green não serão hoje, como havia sido previsto, e o dia de campo da Trator Green será 20/7 das 9 as 17h.

  • Confirmação de Matrícula Para os Ingressantes!

    Os discentes com ingresso 2013/1 devem comparecer ao Colegiado do Curso de Engenharia Agrícola, Campus Porto sala 319, para confirmar sua matrícula no período de 13 a 17 de maio, conforme informado no calendário acadêmico.

  • Nova Alocação de Estruturas I

    As aulas da disciplina de Estruturas I serão ministradas no Prédio da Eng. Industrial Madeireira sala 04, a partir de quarta-feira, dia 15/05/2013.

  • Alocação de Programação de Computadores Pascal

    Informamos que as aulas da disciplina de Programação de Computadores Pascal serão na sede do Centro de Engenharias, Rua Almirante Barroso Nº 1734, no LABCAD.

    Os horário permanece inalterado.

  • Aula de Fundamentos de Cultivos Agrícolas

    A próxima aula de Fundamentos de Cultivos Agrícolas  (0570120) a realizar-se na segunda-feira 13 de maio será na sede do Centro de Engenharias, Rua Alm. Barroso Nº 1734, sala Nº 19.

  • “Exame de Princípio da Ciência do Solo”

    Informamos que o exame da disciplina de Princípio da Ciência do Solo será realizado no dia 19/03, no horário das 08h -10h, no Campus Capão do Leão (FAEM – mesmo local das aulas da disciplina).

  • Aproveitamento de Disciplinas – 2012/2

    Período de Aproveitamento de Disciplinas para o segundo semestre de 2012:

     

    O recebimento dos pediso acontecerá de 03 a 07 de dezembro de 2012 , quando serão aceitos os pedidos de aproveitamento de disciplinas para alunos ingressantes e regulares nos Cursos de Graduação.

    Período: de 03 a 07 de novembro de 2012
    Horário: 11h às 15h
    Local: sala 107

    Como fazer o pedido?

    O pedido é baseado no preenchimento de formulário específico, disponibilizado abaixo, que deve ser entregue já preenchido pelo interessado. Para cada pedido de dispensa de disciplina deve ser entregue um formulário, assim como cópia de cada documento necessário (a lista dos documentos que devem ser entregues anexos ao pedido constam no próprio formulário).

    O aluno, anteriormente a sua visita ao DRA, deve dirigir-se aos Colegiados de Curso para receber orientação quanto ao seu futuro pedido.

    O DRA não orientará nenhum aluno, tendo em vista que isto é exclusividade dos Colegiados de Curso e do interessado – o aluno.

    As cópias da documentação necessária (fornecida junto ao formulário) devem ser providenciadas pelo próprio aluno, para cada um dos pedidos, separadamente.

    Por exemplo, João cursou Bioquímica II no curso de Enfermagem e gostaria de aproveitar por Anatomia II no Curso de Medicina. É possível?

    Quem responde isso é o Colegiado de Curso de Medicina, não o DRA!

    Em outro exemplo, Maria cursou Matemática Discreta na Faculdade Particular (FP) e gostaria de aproveitar a disciplina na cadeira de Conjuntos Numéricos Complexos no Curso de Licenciatura em Matemática. É possível?

    Quem responde isso é o Colegiado de Curso de Matemática, não o DRA!

    Deste modo, o DRA somente formaliza o pedido do aluno para o Colegiado de Curso, abrindo o processo de aproveitamento.

    Lembre-se de trazer suas informações de maneira organizada, de modo a realizar seu pedido de forma ágil, clara e objetiva. Não desperdice seu tempo e dos demais realizando questionamentos que deveriam estar de antemão esclarecidos.

    Com o formulário preenchido, compareça ao DRA nas datas e horários marcados.

     

     

    Formulário para Aproveitamento de Disciplinas (leia com atenção as instruções contidas no formulário)

    Clique aqui

  • Trancamento de Disciplinas – 2012/2

    O período de Trancamento de Disciplinas do segundo semestre letivo de 2012 acontece de 3 a 7 de dezembro de 2012 , segundo o Calendário Acadêmico – Reinício.

     

    Os pedidos de trancamento devem ser feitos no Atendimento do DRA, no horário de Atendimento. Atente-se ao horário, pois não haverá atendimento após o estipulado.

    Quem pode trancar disciplinas? TODOS OS ALUNOS, independente da forma e ano de ingresso.

    Formulário

    O formulário do pedido deve ser entregue preenchido e assinado na Gerência de Atendimento e Informação do DRA (GAI-DRA). Sem o formulário preenchido, o pedido não será atendido. Os códigos das disciplinas devem ser pesquisados junto ao Colegiado de Curso ou no Sistema Acadêmico. O DRA não informará os códigos das disciplinas no ato da solicitação.

     

    MÍNIMO DE CRÉDITOS QUE O ALUNO DEVE FICAR MATRÍCULADO :

    Para o curso de MEDICINA VETERINÁRIA, o aluno deve ficar matriculado em no mínimo 14 créditos.

    Para os demais cursos, o aluno deve ficar matriculado em no mínimo 8 créditos.

     

    Visualizar exemplo do formulário preenchido (Note que, em caso de dúvida, consulte com antecedência o Colegiado de Curso ou acesse o Sistema Acadêmico e verifique o código das disciplinas na seção “Matrícula“).

     

    ATENÇÃO: Trancamento de disciplina não é Trancamento de Matrícula (Trancamento Geral). Veja o Regulamento dos Cursos de Graduação.

  • [Horário 2012/2] Atualização de Salas 19/11/2012

    Prezados, segue o link para a grade de horários do curso de Engenharia Agrícola com a nova alocação de salas.

    Por favor, atentem para as mudanças que ocorreram para que não tenhamos mais problemas.

    Confira a grade de horários em https://wp.ufpel.edu.br/cea/inicio/horario/

    Prestem bastante atenção nas disciplinas que tiveram alterações de salas.

    – Química Geral – M3 (0150100);

    – Estatística Básica – T1 e T3 (1640030);

    – Cálculo 3 – T1 (1640025);

    Problemas com a nova alocação, favor enviar email para ccea.ufpel@gmail.com relatando o problema.

    Sem mais para o momento, agradecemos a atenção e compreensão de todos.

    Att.

  • [Horário 2012/2] Atualização de Salas 09/11/2012

    Prezados, segue o link para a grade de horários do curso de Engenharia Agrícola com a nova alocação de salas.

    Por favor, atentem para as mudanças que ocorreram para que não tenhamos mais problemas na próxima semana.

    Confira a grade de horários em https://wp.ufpel.edu.br/cea/inicio/horario/

    Problemas com a nova alocação, favor enviar email para ccea.ufpel@gmail.com relatando o problema.

    Sem mais para o momento, agradecemos a atenção e compreensão de todos e desejamos um excelente início de semestre a todos.

    Att.

  • [Campus Canguru] Suspensão das aulas até segunda ordem

    Caros alunos e professores.

    Recebemos informações de que ainda não é possível que tenhamos aulas hoje (quarta-feira 07/11)  no prédio da antiga Canguru Embalagens, pois as salas, mesmo estando com as divisórias prontas, não possuem quadros, carteiras e demais elementos de infraestrutura necessários.

    Desta forma, comunicamos  que as aulas que deveriam acontecer no prédio da antiga Canguru estão suspensas até segunda ordem.
    Assim que as salas estiverem em condições de uso, divulgaremos no site.
    Ressaltamos ainda que o Colegiado do Curso de Engenharia Agrícola solicitou em tempo hábil as salas de aula, mas o gerenciamento do espaço físico não é atribuição dos colegiados e estes não têm inferência alguma sobre isto.
    Solicitamos ainda que sigam acessando a página da Engenharia Agrícola https://wp.ufpel.edu.br/cea/para que tenham informações atualizadas.

    Favor verificar a grade de horários com as salas e locais das aulas: https://wp.ufpel.edu.br/cea/inicio/horario/

    Qualquer dúvida estamos a disposição.

     

    Att.

  • [Atendimento 06/11] Somente até as 16:00 horas

    Caros alunos, excepcionalmente, hoje o atendimento da Engenharia Agrícola será até as 16:00 horas.

    Aqueles que não puderem comparecer até as 16:00 podem comparecer em outros períodos nesta semana.

    Sem mais para o momento, agradecemos a atenção.

    Att.

  • [Alunos sem Matrícula] Atenção – Leiam todos

    Caros alunos.

    Vimos por meio deste, informar que, os seguintes alunos abaixo relacionados, encontran-se sem matrícula no Sistema Acadêmico, visto que não solicitaram matrícula online, permanecendo em situação irregular.

    Solicitamos que verifique a situação junto ao colegiado.

    Aqueles que já compareceram no colegiado para solicitar matrícula, favor desconsiderar esta notificação.

    Alunos sem solicitação de matrícula em 2012/2:

    04100411
    05101526
    06100486
    06101749
    07100323
    07100330
    07100332
    07100334
    07100342
    07101633
    07101946
    07102087
    08100391
    08100403
    09100434
    09100447
    09100449
    09100452
    10100752
    10105027
    10206101
    11106385
    11106725
    11107725
    11108962
    11200580
    12100183
    12100184
    12100188
    12100189
    12100190
    12102288
    12102292
    12102294
    12102299
    12103403

  • [Grupo de Emails EA] Cadastro

    Caros alunos, caso não estejam recebendo os emails do curso de Engenharia Agrícola, favor cadastrar email no Grupo de Discussão da EA.

    Procedimentos:

    1º Passo: Acesse o link http://groups.google.com/group/eng-agricola-ufpel/boxsubscribe?p=FixAddr&email&_referer ou clique no logo do Google Groups na lateral direita do site da Engenharia Agrícola

    2º Passo: Informe o email que deseja cadastrar para receber os emails do curso e clique em enviar.

    3º Passo: Você receberá um email de confirmação, clique em participar. Neste momento você será direcionado para uma página que solicitará seu número de matrícula para confirmar a participação. Informe o número da matrícula e clique em prosseguir.

    Sua solicitação aguardará a confirmação do administrador do grupo. Assim que sua participação estiver confirmada, você passará a receber os emails do curso.

    Qualquer dúvida, estamos a disposição.

    Att.

  • [Aproveitamento de Disciplinas] Ingressantes 2012/2

    Período de Aproveitamento de Disciplinas para o segundo semestre de 2012:

    O recebimento dos pedidos acontecerá de 05 a 09 de novembro , quando serão aceitos os pedidos de aproveitamento de disciplinas para alunos ingressantes nos Cursos de Graduação.

    Período: de 05 a 09 de novembro de 2012
    Horário: 12h às 17h
    Local: sala 107

    Como fazer o pedido?

    O pedido é baseado no preenchimento de formulário específico, disponibilizado abaixo, que deve ser entregue já preenchido pelo interessado. Para cada pedido de dispensa de disciplina deve ser entregue um formulário, assim como cópia de cada documento necessário (a lista dos documentos que devem ser entregues anexos ao pedido constam no próprio formulário).

    O aluno, anteriormente a sua visita ao DRA, deve dirigir-se aos Colegiados de Curso para receber orientação quanto ao seu futuro pedido.

    O DRA não orientará nenhum aluno, tendo em vista que isto é exclusividade dos Colegiados de Curso e do interessado – o aluno.

    As cópias da documentação necessária (fornecida junto ao formulário) devem ser providenciadas pelo próprio aluno, para cada um dos pedidos, separadamente.

    Por exemplo, João cursou Bioquímica II no curso de Enfermagem e gostaria de aproveitar por Anatomia II no Curso de Medicina. É possível?

    Quem responde isso é o Colegiado de Curso de Medicina, não o DRA!

    Em outro exemplo, Maria cursou Matemática Discreta na Faculdade Particular (FP) e gostaria de aproveitar a disciplina na cadeira de Conjuntos Numéricos Complexos no Curso de Licenciatura em Matemática. É possível?

    Quem responde isso é o Colegiado de Curso de Matemática, não o DRA!

    Deste modo, o DRA somente formaliza o pedido do aluno para o Colegiado de Curso, abrindo o processo de aproveitamento.

    Lembre-se de trazer suas informações de maneira organizada, de modo a realizar seu pedido de forma ágil, clara e objetiva. Não desperdice seu tempo e dos demais realizando questionamentos que deveriam estar de antemão esclarecidos.

    Com o formulário preenchido, compareça ao DRA nas datas e horários marcados.

     

    Formulário para Aproveitamento de Disciplinas (leia com atenção as instruções contidas no formulário)

    Clique aqui

     

    Confira o texto publicado pelo DRA em http://www.ufpel.edu.br/alunos/index.php?link=desc_aproveitamento

  • [Campus Canguru] Suspensão das aulas segunda e terça

     Caros alunos e professores.

    Recebemos informações de que não é possível que tenhamos aulas hoje (segunda-feira dia 05/11) e amanhã (terça-feira dia 06/11) no prédio da antiga Canguru Embalagens, pois as salas, mesmo estando com as divisórias prontas, não possuem quadros, carteiras e demais elementos de infraestrutura necessários.

    Desta forma, os comunicamos que as aulas que deveriam acontecer no prédio da antiga Canguru estão suspensas nesta segunda e terça-feira.

    Ressaltamos ainda que o Colegiado do Curso de Engenharia Agrícola solicitou em tempo hábil as salas de aula, mas o gerenciamento do espaço físico não é atribuição dos colegiados e estes não têm inferência alguma sobre isto.

    Solicitamos ainda que sigam acessando a página da Engenharia Agrícola https://wp.ufpel.edu.br/cea/ para que tenham informações atualizadas, pois a promessa, que esperamos seja cumprida, é de termos as salas em condições na quarta-feira. Contudo, o cumprimento do prometido também independe do CCEA.

    Favor verificar a grade de horários com as salas e locais das aulas: https://wp.ufpel.edu.br/cea/inicio/horario/

    Qualquer dúvida estamos a disposição.

    Att.