Início do conteúdo
PDSE-CAPES

PDSE 2019

Informamos que a CAPES exige, como requisito de candidatura para os editais que prevejam a concessão de bolsa no exterior, a apresentação de teste de proficiência no idioma do país de destino (ou inglês, conforme o caso), bem como de ORCID (orcid.org). Para mais informações acerca do nível de proficiência exigido, orientamos que verifique o edital de seleção do Programa no qual submeterá a sua candidatura. Atenção! O prazo para inscrição do candidato selecionado no Sistema da CAPES (Sicapes) foi prorrogado até às 17h do dia 26 de abril de 2019.

O PDSE foi instituído em 2011, em substituição ao Doutorado Sanduíche Balcão e ao Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE). A alteração visou ampliar o número de cotas concedidas às Instituições de Ensino Superior (IES), e dar maior agilidade no processo de implementação das bolsas de estágio de doutorando no exterior.

A Pró-Reitoria de Pós-graduação das IES, e os PPGs, são responsáveis por divulgar o PDSE, gerenciar suas cotas, selecionar e orientar seus estudantes, homologar as candidaturas aprovadas, divulgar os resultados, realizar o acompanhamento dos bolsistas e egressos, mantendo a CAPES informada sobre o andamento do estágio no exterior e garantindo o cumprimento das normas do PDSE.

Os Programas de Pós Graduação participantes do Programa CAPES-PrInt não poderão indicar estudantes para o PDSE.

Inscrição

  • Conferir calendário de inscrição nesta página.
  • O candidato deve apresentar Plano de Pesquisa e toda a documentação necessária para a seleção prévia à Comissão de Seleção de Candidatura em sua Instituição.
  • A IES fará seleção e, se aprovado, o candidato deverá fazer a inscrição online no site da Capes anexando a documentação exigida, para que seja homologada pela Pró-Reitoria. A Instituição, deverá verificar a documentação pertinente à candidatura), validar as inscrições ao PDSE, mediante Homologação na página eletrônica da Capes, atendendo às cotas disponíveis na IES
  • A Comissão fará a análise e seleção e, se aprovado, o candidato deverá fazer a inscrição online no site da Capes anexando a documentação exigida, para que seja homologada pela Pró-reitoria. A Pró-reitoria, deverá verificar a documentação pertinente à candidatura e validar as inscrições ao PDSE, mediante Homologação na página eletrônica da Capes, atendendo às cotas disponíveis na IES. Para a Pró-Reitoria: enviar cópia (Termo ou Ata de Seleção e resultado do Teste de Proficiência).
  • Para implementação da bolsa, o aluno aprovado deve enviar a documentação solicitada, em arquivo .pdf, por meio de seu processo eletrônico, conforme orientação recebida.
  • Requisitos e condições devem ser observados conforme o regulamento de bolsas para o exterior e edital do programa PDSE.
  • É vedado o acúmulo de bolsa destinada à mesma finalidade, quando concedida por agência de fomento brasileira. Estudantes/pesquisadores que já usufruíram da bolsa no exterior não poderão ser contemplados novamente, na mesma modalidade, mesmo após o cumprimento do interstício exigido, exceto para bolsas de pesquisa pós-doutoral.

 

Cronograma

Etapa Prazo Responsável
Seleção interna dos candidatos e publicação do resultado final Até 08 de março de 2019         IES
Inscrição do candidato selecionado no Sistema da CAPES (Sicapes) Até 26 de abril de 2019 (até às 17 horas)                           Candidato
Homologação dos candidatos inscritos no Sistema da CAPES (Sicapes) De 29 de abril a 17 de maio de 2019       Pró-Reitoria
Emissão das cartas de concessão A partir de 22 de maio de 2019 CAPES
Início das atividades do programa de estudos no exterior Agosto a novembro de 2019 Bolsista

Obs.: O(A) candidato(a) deve inscrever-se na Capes, exclusivamente via Internet, até às 17h00m do último dia para inscrição.