Início do conteúdo
    Notícias
  • Resultados dos editais de bolsas de IC e IT apontam para ampliação na distribuição de cotas entre pesquisadores.

    Um maior número de docentes/pesquisadores contemplados com cotas de bolsas de Iniciação Científica (IC) e Tecnológica (IT) na UFPel é o principal resultado do relatório de distribuição de bolsas de IC e IT elaborado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. Os dados apontam para uma diminuição de cotas acumuladas pelo mesmo pesquisador, passando de 37% das cotas em 2016, para 27% em 2018, representando uma redução de quase 30% nas cotas acumuladas. Mesmo diante de uma redução no número absoluto de bolsas considerando todos os editais, que passaram de 565 em 2016 para 525 em 2018, houve um aumento absoluto de docentes contemplados, passando de 355 em 2016 para 385 contemplados em 2018.

                                     Gráfico 1. Evolução no número absoluto de pesquisadores contemplados

     

    Os resultados apresentados são fruto da política adotada pelo Comitê Institucional de Bolsas de IC e IT que, a partir de 2017, reduziu o acúmulo máximo de cotas por pesquisador de três para duas e impediu o acúmulo de bolsas do CNPq e FAPERGS. No âmbito das políticas implementadas a partir de 2017, destaca-se ainda a destinação de 100% das cotas institucionais para estudantes beneficiários de ações afirmativas permitindo que esses estudantes possuam oportunidade de acesso aos programas de Iniciação à Pesquisa e Inovação. Outra novidade implementada em 2018 foi a criação das bolsas para empreendedorismo inovador, com a destinação de cinco cotas para empresas incubadas junto a CONECTAR.

    Gráfico 2. Percentual de cotas de bolsas de IC e IT acumuladas por pesquisador.

    O relatório com a distribuição de cotas de IC por subárea do conhecimento, com as demandas qualificadas de cada área e os respectivos pontos de corte (50% da mediana de pontuação da área) pode ser conferido aqui.

  • Selecionadas Propostas para compor CT-INFRA 2018

    A PRPPGI torna público as propostas selecionadas para compor o projeto Institucional na CHAMADA PÚBLICA MCTIC/FINEP/CT-INFRA 04/2018 – Temática:

    Biotecnologia: Biossegurança em Manipulação de Genomas – Coordenador: Fabrício Rochedo Conceição

    Ciências Biomédicas e da Saúde – Núcleo de Estudos Clínicos da UFPel – Coordenador: Rafael Ratto de Moraes

    Engenharias – Caracterização e Aplicação de Materiais Multifuncionais – Coordenador: Darci Alberto Gatto

    Ciências Sociais – Projeto CEHUS – Coordenador Jarbas Santos Vieira

    Nanotecnologia – Nano-sistemas de origem inorgânica/orgânica aplicados à medicina – Coordenador: Márcia Foster Mesko

    Informamos que as reuniões de articulação da proposta institucional prosseguirão esta semana e serão agendadas por e-mail aos coordenadores das propostas selecionadas.

  • Lançado Edital Interno para seleção de propostas temáticas CT-INFRA 2018

    A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação torna público o Edital Interno para seleção de propostas nas áreas temáticas da CHAMADA PÚBLICA MCTIC/FINEP/CT-INFRA 04/2018 – Temática.

    O prazo para entrega das propostas na PRPPGI  é 27/07/2018.

    A PRPPGI convida os interessados na submissão de subprojetos para reuniões de articulação que ocorrerão na próxima segunda-feira,  23 de Julho, na PRPPGI, nos seguintes horários divididos de acordo com a área temática:

    14:00 – Biotecnologia

    15:00 – Ciências Biomédicas e da Saúde

    16:00 – Engenharias

    17:00 – Ciências Sociais

    18:00 – Nanotecnologia

    SEI_UFPel – 0215089 – Edital Interno

  • Abertas as inscrições para cadastramento de alunos(as) no Programa Voluntário de Iniciação a Pesquisa (PVIP)

    A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) divulga que estão abertas as solicitações de cadastramento de alunos(as) no Programa Voluntário de Iniciação a Pesquisa (PVIP).

    A PRPPGI destaca que a solicitação de cadastramento será realizada continuamente, entre os meses de agosto de 2018 a julho de 2019 através de formulário específico encontrado no SEI.

    As solicitações devem ser efetuadas até o dia 10 de cada mês, o projeto deve estar aprovado no COCEPE e deverá ter duração mínima que abranja o período da bolsa (até 31/07/2019).

    A PRPPGI solicita a leitura detalhada do edital para dirimir eventuais dúvidas.