UFPel envia proposta institucional de R$ 14,9 milhões para o CTInfra

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) enviou, na última sexta-feira (16), a proposta institucional para o Edital CTInfra-2014 da FINEP, que prevê a aquisição de equipamentos de grande porte para dar suporte para pesquisa e pós-graduação. Foram cinco subprojetos presentes na proposta institucional, em um valor total de R$ 14.955.840,00.

Os subprojetos foram construídos com uma metodologia inédita na instituição. Inicialmente, foi constituído o Comitê de Infraestrutura em Pesquisa na UFPel, formado por pesquisadores seniores de diversas áreas de conhecimento da Universidade, sob coordenação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Este Comitê, entre outras responsabilidades, teve a atribuição de coordenar o processo de construção da proposta institucional para o edital FINEP. Para tanto, foi elaborado um edital interno para a submissão de propostas. Esse edital interno estimulou a integração entre diversos PPGs e pesquisadores para a construção de subprojetos com a máxima relevância para a comunidade da UFPel. O Edital foi julgado com a participação de pesquisadores externos à UFPel, ampliando a qualidade e a transparência do processo. Após a definição dos equipamentos recomendados nos subprojetos, o Comitê seguiu auxiliando os coordenadores dos subprojetos na qualificação de suas propostas.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciano Agostini, foi uma conquista importante para a UFPel a constituição do Comitê de Infraestrutura em Pesquisa e a construção do projeto institucional a partir de ferramentas como o edital interno que foi lançado. “Vamos manter a discussão permanente, através do Comitê, na construção de propostas para qualificar a infraestrutura da pesquisa e da pós-graduação na UFPel” afirma. Segundo ele, com o estímulo à integração dos PPGs e pesquisadores gerados pelo edital interno, foi possível construir propostas muito qualificadas e de grande relevância para a instituição. “São 32 PPGs diretamente beneficiados pelo projeto institucional e, em caso de aprovação dos subprojetos, teremos uma qualificação expressiva de nossa infraestrutura laboratorial, capaz de beneficiar todos os PPGs e grupos de pesquisa da instituição, bem como de outras instituições”, complementou.

Os títulos dos subprojetos encaminhados para a FINEP, com os respectivos valores, estão listados abaixo.

• Unidade de Microscopia avançado do Campus Capão do Leão (R$ 4.070.347,00)
• Laboratório Multiusuários de Análise de Materiais (R$ 3.755.868,00)
• Bioma Pampa: Tecnologias para o Desenvolvimento do Bioma Pampa/RS
(R$ 2.853.886,00)
• Laboratório Multiusuários de Saúde Populacional (R$ 2.608.757,00)
• Estratégias integradas de baixo impacto ambiental na produção de alimentos seguros (R$ 1.666.982,00)

Mais informações podem ser encontradas nos links abaixo, incluindo a composição do Comitê Institucional de Infraestrutura, o edital interno, o edital FINEP e a lista de equipamentos solicitados por subprojeto.

Portaria com a Composição do Comitê de Infraestrutura em Pesquisa.

Edital Nº 002/2015 – PRPPG que normatizou a seleção interna.

Edital CTInfra 2014 da FINEP.

Arquivo com lista de equipamentos solicitados por subprojeto: LISTA DE EQUIPAMENTOS POR SUBPROJETO SUBMETIDO

Publicado em 22/10/2015, na categoria Notícias.