Procedimentos importantes
Matrícula semestral
A matrícula e a rematrícula devem ser feitas pelo cobalto. Além disso devem ser entregues o termos de compromisso atualizados conforme modelo para Bolsistas e Não Bolsistas.
Aproveitamento de créditos
Como proceder com a solicitação de aproveitamento de créditos no PPGNA:
- Preencher e assinar junto com o(a) orientador(a) o Formulário 3 – Plano de Estudo. O Plano de Estudos deve indicar como o(a) aluno(a) pretende integralizar o total de créditos (mestrado ou doutorado). Ou seja, o(a) aluno(a) deve indicar quais disciplinas pretende efetivamente cursar e quais pretende aproveitar os créditos obtidos em cursos anteriores. Lembrando que o Plano de Estudos deve ser preenchido de forma completa, ou seja, indicando a integralização total dos créditos, e não somente com as disciplinas as quais pretende aproveitar os créditos.
- Preencher o documento Formulário 6 – Transferência ou Aproveitamento de Créditos o qual deverá indicar quais as disciplinas gostaria de aproveitar os créditos, o semestre em que cursou a referida disciplina e o conceito final obtido. Obter a concordância e a assinatura do(a) orientador(a).
- Encaminhar junto a solicitação o Histórico Acadêmico que ateste a disciplina cursada anteriormente, o semestre e o conceito final obtido. No caso de disciplinas cursadas em outros PPGs, encaminhar junto a súmula e o conteúdo programático da disciplina para que o Colegiado possa verificar a equivalência e/ou pertinência do crédito com o PPGNA.
Os 3 documentos preenchidos e assinados deverão ser encaminhado por e-mail a secretaria do PPGNA. Solicitações com quaisquer pendências de preenchimento não serão aprovados em reunião de Colegiado.
Créditos e/ou Disciplinas que não são aproveitadas:
- Cujos conceitos obtidos seja C ou inferior, ou
- Obtidos em PPGs não recomendados pela CAPES.
- Não são passíveis de aproveitamento de créditos: Docência Orientada e Seminários de Nutrição e Alimentos.
Plano de atividades de docência orientada
O plano de atividades de docência orientada deve ser entregue na primeira semana de cada semestre letivo de acordo com o calendário da UFPel vigente conforme o Modelo.
Relatório de docência orientada
O relatório de docência orientada de ser entregue na última semana de cada semestre letivo de acordo com o calendário da UFPel vigente o relatório de docência orientada conforme o Modelo
Relatório final de semestre
O relatório final de semestre deve ser entregue na última semana de cada semestre letivo de acordo com o calendário da UFPel vigente o relatório final, que é obrigatório para bolsistas e não bolsistas, conforme o Modelo
Qualificação Mestrado e Doutorado
Para marcação da qualificação deve ser enviado o Formulário de Agendamento da Qualificação. No dia da defesa deve ser preenchido e assinado o Formulário 7 para Defesa de Exame de Qualificação, que deve ser assinado por todos da banca.
Encaminhamento de defesa de Mestrado e Doutorado
Para marcação da defesa de Dissertação ou Tese, o Formulário de agendamento da defesa o qual deverá ser preenchido e enviado para o e-mail do PPGNA até 15 (quinze) dias antes da data prevista de defesa. Todos os membros da banca deverão, no mínimo, ter a titulação de doutor. O documento de dissertação deve estar na Normas da UFPel disponível neste link.
Dia da defesa
Previamente ao dia da defesa deve ser requisitado ao PPGNA a Ata de Defesa que, após a defesa, deverá ser assinada pela banca examinadora com o parecer final. O preenchimento e assinatura da banca deve ser feito em formato digital e encaminhada a secretaria por e-mail.
Após defesa de Mestrado e Doutorado
Após a defesa da Dissertação ou Tese e alterações efetuadas (caso tenham sido solicitadas pela banca), deve ser solicitada a Ficha Catalográfica à Biblioteca https://wp.ufpel.edu.br/sisbi/files/2024/10/SOLICITACAO-DE-FICHA.pdf e inseri-la na Dissertação ou Tese. Até 90 dias após a data da defesa deverão ser enviados para o e-mail do programa:
1) o arquivo em PDF com a Dissertação/Tese na íntegra e com ficha catalográfica, formatada de acordo com as normas da Biblioteca,
2) o termo de autorização da biblioteca https://wp.ufpel.edu.br/sisbi/files/2025/01/Termo-Dissertacoes-e-Teses-07-2025-1-1.pdf para publicação para dissertação/tese;
3) Mestrado: comprovante da submissão do artigo à revista indexada no Qualis CAPES A1, A2, A3 e Doutorado: comprovante de publicação de um artigo e submissão de outro em revista indexada no Qualis CAPES A1, A2, A3 da área da Saúde.