Os docentes do PPGNA têm ampliado sua atuação na Educação Básica por meio de projetos de pesquisa, ensino e extensão, registrados na Plataforma Sucupira. Essas iniciativas promovem a difusão do conhecimento por meio de palestras e oficinas sobre educação nutricional para escolares, além de capacitação para merendeiras e docentes da rede de ensino, tanto na zona urbana quanto na rural. As ações contam com a participação direta de discentes de mestrado e doutorado, além de docentes do PPGNA. Também envolvem acadêmicos de graduação e outros docentes da Faculdade de Nutrição, fortalecendo a integração entre diferentes níveis de ensino. Destaca-se que essas atividades refletem um interesse contínuo dos docentes do PPGNA nesta área, demonstrando que não se trata de ações isoladas e passageiras, mas sim de um compromisso consolidado com a educação nutricional na comunidade.
Dentre os projetos com ações em extensão desenvolvidas que possuem uma interação com o ensino básico, destacam-se:
“Oficina de Alimentação Saudável” coordenado pela docente Carla Rosane Mendonça com a participação dos discentes Murillo Santiago e Cindy Camacho. Este projeto de extensão vem sendo desenvolvido desde 2015 e tem por objetivo estimular os estudantes do ensino fundamental para o consumo de frutas e hortaliças e cuidados na higienização dos alimentos. Este propósito tem sido alcançado através de visitas às escolas de ensino fundamental da Região Sul, nas quais elaboram-se palestras e oficinas com abordagem dos tópicos de educação e higienização alimentar sugeridos pelos docentes de cada escola. Após a execução das oficinas, os alunos participantes avaliam o curso ministrado, como forma de retorno e também de compreensão da atividade desenvolvida. O projeto desperta diversos interesses entre os escolares relacionados à alimentação. Em 2024, o projeto recebeu fomento do programa PROEXT-PG.
“Investigação de Hábitos e Cultura Alimentar em Escolares da Zona Rural de Pelotas, RS”, coordenado pelas docentes Mariana Mathias e Elizabete Helbig, mestranda Julia Soares Corrêa, pós-doc Elisa dos Santos Pereira e alunos de extensão da graduação. O objetivo da pesquisa é investigar os hábitos alimentares e a cultura alimentar de crianças, e suas famílias, de cinco escolas da zona rural da rede municipal de ensino de Pelotas, RS. De forma mais ampla, o objetivo é conhecer os hábitos para preservar a cultura e ofertar alimentos adequados a seus hábitos dentro do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Fazem parte do projeto crianças matriculadas no 5º ano do Ensino Fundamental. Em seu desenvolvimento, estão previstas ações para orientações às merendeiras para a proposição de preparações alimentares na merenda escolar alinhada aos hábitos e cultura alimentar das famílias.
Quanto às ações voltadas ao ensino médio, dois projetos de destacam:
Iniciação Científica para alunos do Ensino Médio: o projeto de pesquisa “Protocolo de Assistência Nutricional ao Autismo” (PANA) foi contemplado em 2024 para a inserção de um bolsista de iniciação científica do ensino médio, cuja proposta institucional é aproximar o aluno da universidade. A participação no projeto PANA visa conhecer e experimentar as etapas de uma pesquisa na área da Saúde, com fins de compreender de forma mais profunda e crítica a ciência da Nutrição e o conhecimento científico; desenvolver habilidades básicas de pesquisa, estimular o raciocínio e análise crítica; e desenvolver habilidade de tradução do conhecimento de saúde e nutrição no atendimento e orientação de crianças e adolescentes no espectro do autismo.