Início do conteúdo
Educação básica

O PPGNA tem buscado inserir-se também na Educação Básica, para tanto são desenvolvidas atividades como palestras sobre alimentação saudável em escolas locais. Inclusive alguns projetos já desenvolvidos e em desenvolvimento, conforme pode ser visto na lista de projetos de pesquisa dentro da Plataforma Sucupira, envolvem a avaliação e educação nutricional de escolares, tanto na zona urbana quanto rural e promovem uma interação direta dos estudantes do PPG com os alunos e responsáveis. Ainda, são desenvolvidas ações voltadas para o controle higiênico sanitário, com oficinas para merendeiras e profissionais em geral, diretamente ligados ao preparo dos alimentos a serem servidos a este grupo.

Alguns projetos desenvolvidos pelos professores do PPGNA que possuem uma interação com o ensino básico são citados abaixo. Importante ressaltar que vários professores do PPGNA realizam estas atividades, mostrando que há um interesse comum nesta ênfase e que não se tratam de ações isoladas e passageiras de alguns docentes.

– Prof. Giovana D. Gamarro: Projeto: “Descobrindo a ciência na Escola”. Promove a interação entre alunos do PPG e escolares da região de Pelotas, no sentido de divulgar as pesquisas e métodos usados pelos mesmos e promover o entendimento do que acontece dentro da universidade.

– Prof. Kelly L. Rodrigues: Projeto de extensão: “Condições higiênicossanitárias de preparações alimentícias e capacitação de manipuladores em escolas públicas” e o projeto de pesquisa: “Boas práticas em serviços de alimentação de escolas públicas e condições higiênicossanitárias das mãos dos manipuladores”. Estes projetos já resultaram e irão resultar em dissertações de mestrado defendidas por alunos do PPGNA e visa entender os problemas que ocorrem dentro do serviço de alimentação escolar, como promover o treinamento e capacitação das merendeiras.

– Prof. Samanta W. Madruga: O projeto de extensão “Promoção da saúde no âmbito da assistência social”. Este projeto tem a participação direta de alunas do PPG em Nutrição e Alimentos e da graduação em Nutrição e acontece semanalmente no CRAS São Gonçalo e atende crianças carentes e em vulnerabilidade social que permanecem no serviço no turno inverso ao da escola. O projeto enfoca ações de Educação Alimentar e Nutricional e inclusive foi divulgado como destaque em reportagem do jornal local (link: http://www.diariopopular.com.br/index.php?n_sistema=3056&id_noticia=OTM1NTk=&id_area=Mg==). Isto mostra como o que é desenvolvido no âmbito da universidade gera uma resposta a comunidade local e inclusive dá visibilidade ao trabalho dos professores.

– Prof. Marcia R. D. Buchweitz: Projeto de pesquisa – Capacitação de professores, manipuladores de alimentos e agricultores familiares para a promoção da alimentação saudável na escola: um estudo multicêntrico.

– Alunas da Prof. Renata Abib também palestram nas escolas locais sobre alimentação saudável e transtornos alimentares, beneficiando em torno de 80 alunos do ensino fundamental por ano. Estes eventos isolados ocorrem por demanda das próprias escolas e professores vinculados que conhecem o trabalho da Fac. De Nutrição e seus alunos e requisitam estas atualizações para seus alunos. Acreditamos que embora sejam casos isolados e ocorram eventualmente, ajudam o PPGNA a dar um retorno para a sociedade e com o passar do tempo estas ações vão sendo divulgadas na mídia local e ampliadas a outras escolas e setores.

Translate