Início do conteúdo
O Curso

O Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos (PPGNA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que confere o grau de Mestre e Doutor, tem por objetivo a formação de recursos humanos qualificados para o exercício das atividades de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento de outras atividades profissionais na área de nutrição, análise e controle de qualidade de alimentos. O PPGNA compreende o curso de mestrado e doutorado, que propicia a obtenção do título de Mestre e Doutor em Nutrição e Alimentos, respectivamente.

Objetivos

O Programa de pós-graduação em Nutrição e Alimentos da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas tem por finalidade proporcionar a capacitação de profissionais da área de saúde para se aprofundarem no estudo sobre as questões nutricionais e alimentares visando, sobretudo, a promoção da saúde geral da população. Também tem como objetivo oportunizar o acesso a profissionais de outros países vizinhos a esse programa, contribuindo assim para o fortalecimento da integração dos países do MERCOSUL.

Criação

A proposta de criação de PPGNA, se harmoniza com o planejamento estratégico da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que tem como metas, consolidar os cursos de pós-graduação existentes, bem como, incentivar a criação de novos cursos em áreas onde já exista uma adequada formação e produção docente. Outro importante aspecto que estimula a criação de cursos de pós-graduação é o fato da UFPel, por estar situada na cidade de Pelotas no Rio Grande do Sul, localizar-se na região do extremo meridional do país, apresentando a maior área fronteiriça com os países do Mercosul. A atuação da UFPel voltada ao Mercosul, também faz parte do planejamento estratégico dessa Universidade que já desenvolve ações voltadas no sentido de promover uma maior integração Latino-Americana. Portanto, dentre essas ações a UFPel pretende impulsionar a criação de cursos de pós-graduação que possam ser compartilhados com os vizinhos, contribuindo assim, para a formação de uma consciência favorável à integração não somente comercial, mas também cultural e de disseminação de conhecimento.

Translate