Início do conteúdo
Nacional

No âmbito da cooperação interinstitucional, indicamos abaixo uma lista com alguns dos convênios ativos no momento e as respectivas instituições de parceria. Também é importante mencionar que os docentes do PPG mantém uma parceria também com a EMBRAPA, que apresenta uma sede próxima aos campi da UFPel onde são compartilhados recursos e estrutura física. Além disso, uma das docentes do PPG em Nutrição e Alimentos (Maria Cristina Gonzalez) é professora da Universidade Católica de Pelotas, instituição com a qual também é mantida uma relação de parceria bem próxima, também devido a proximidade física dos campi.

Além disso, o PPG em Nutrição e Alimentos tem destinado parte da verba do PROAP ao custeio de viagens de alunos para intercâmbio em outras instituições e participação em congressos nacionais. Isto propicia que nosso discentes possam interagir com outros pesquisadores e ampliar sua formação, estabelecer novas parcerias com outra instituições brasileiras e também divulgar o nome do PPG em outra localidades. Nestes últimos dois anos mesmo com o corte de verbas o PPGNA investiu aproximadamente R$ 20.000,00 em auxilio de viagens de alunos, mostrando o comprometimento da coordenação com esta esfera da formação.

Algumas colaborações que podemos citar:

– Colaboração do Prof. Carlos Castilho de Barros com o Departamento de Biofísica da UNIFESP nos projetos “Estudo do Perfil Glicêmico e da Regulação da Gliconeogênese Hepática Durante o Jejum, em Camundongos Mutantes Deficientes para Leptina”, “Efeito da deficiência dos receptores de cininas na regulação da pressão arterial e do sistema renina-angiotensina” e “Atletas do Futuro – A Ômica à Serviço do Esporte”.

– Colaboração multicêntrica da Prof. Maria Cecilia Assunção no projeto “Determinantes ao longo do ciclo vital da obesidade, precursores de doenças crônicas, capital humano e saúde mental. Uma contribuição das coortes  de nascimentos brasileiras para o SUS”.

– Colaboração da Prof. Juliana Vaz com a UFPR e UNIVALI no projeto “Desenvolvimento e validade relativa de um questionário quantitativo de frequência alimentar para a população adulta da região sul do Brasil” e com a UFRJ no projeto “Saúde mental e estado nutricional na gestação e no pós-parto: estudo prospectivo com ensaio clínico randomizado aninhado”.

– Colaboração da Prof. Ângela Nunes Moreira com a UFG com o projeto “Desenvolvimento e implantação de uma plataforma de testes rápidos para diagnóstico direto de Listeria monocytogenes”.

– Colaboração da Prof. Renata Torres Abib com a Dra. Carmem Gottfried do Departamento de Bioquímica da UFRGS com os projetos “Impacto da Suplementação de Vitamina C sobre parâmetros de estresse oxidativo e imunidade em camundongos com imunossupressão induzida por ciclofosfamida” e “Restrição Calórica: Efeitos em parâmetros oxidativos, comportamentais e no estado nutricional de ratos Wistar”.

– Colaboração da Prof. Sandra Costa Valle com a Dra. Marcia Trapp da UFRGS com o projeto “Efeito da composição da dieta e do jejum sobre as características do Receptor Insulin-like, a transdução do sinal e o transporte de glicose em N. granulata”

– Colaboração do Prof. Augusto Schneider com a Dra. Yara Moreno do PPG em Nutrição da UFSC com o projeto “Genotipagem para polimorfismos no gene da PON1 e sua relação com a atividade sérica da PON1 e o risco de doenças cardiovasculares em diferentes faixas etárias”.

– Colaboração da Prof. Marcia Gularte com a FURG no projeto “Obtenção e avaliação de alimentos para necessidades especiais”.

– O projeto multicêntrico “Programa Dieta Cardioprotetora: Efeito do Programa alimentar brasileiro cardioprotetor na prevenção de eventos cardiovasculares” tem sido desenvolvido desde 2012 em parceria com mais de 30 centros de pesquisa do Brasil de instituições públicas e privadas, coordenado pelo Hospital do Coração em parceria com o Ministério da Saúde, a partir do PROADI-SUS, sob coordenação local da Prof. Renata Torres Abib. Este projeto já rendeu uma publicação com um discente do PPGNA em revista qualis A1 no ano de 2016.

Translate