Início do conteúdo
Ensino

O curso é composto por um núcleo de disciplinas obrigatórias que incluem as noções básicas de estatística, métodos em pesquisa, ética, além de conceitos em políticas públicas, alimentos e nutrição. Os alunos bolsistas também têm como curso obrigatório a docência orientada, que é ofertada de maneira eletiva aos não bolsistas, desta maneira visando complementar a formação docente do aluno. Além disso, um conjunto de disciplinas eletivas nas diversas áreas de atuação dos professores do curso é ofertado, permitindo ao aluno direcionar sua formação dentro do curso para linha experimental, clínica, epidemiológica ou de análise de alimentos. Dentre as eletivas são valorizadas as áreas de microbiologia, análise de alimentos, nutrição clínica, saúde pública, genética, bioquímica e fisiologia, todas tendo como ênfase sua interface e aplicação a ciência da nutrição.

Além disso, a UFPel conta com um sistema online de matrículas que permite aos alunos de um PPG se matricularem com facilidade em disciplinas de outro PPG e aproveitar estes créditos de maneira integrada. Assim, vários alunos do PPGNA têm complementado sua carga horária em disciplinas eletivas com créditos obtidos em cursos afins como Epidemiologia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Biotecnologia, Veterinária e Antropologia, o que tem sido estimulado entre alunos para que busquem uma formação mais interdisciplinar e direcionadas a ao seu projeto de dissertação.

 

Abaixo estão listadas as disciplinas e respectivas ementas:

 

DISCIPLINAS – OBRIGATÓRIAS

Total: 6 disciplinas obrigatórias (mais docência orientada)

 

  1. Bioestatística I

Introdução ao pensamento estatístico e ao estudo da importância e da natureza da variabilidade existente nos dados de interesse em saúde, através da sumarização de dados, estudo das medidas de tendência central e das medidas de variabilidade ou dispersão, distribuição normal, distribuição das médias amostrais, análise das probabilidades e da inferência estatística.

 

  1. Metodologia de Pesquisa I

Revisão bibliográfica. Formulação e definição de um problema de pesquisa. Construção de objetivos e hipóteses. Definição de variáveis. Justificativa. Método. Elaboração do projeto de pesquisa. Planejamento (operacionalização) de pesquisas observacionais e experimentais (ensaios com animais e alimento).

 

  1. Metodologia de Pesquisa II

A disciplina tem por objetivo acompanhar o processo de elaboração dos projetos de pesquisa dos mestrandos estimulando-os a desenvolver as habilidades de organização e apresentação do projeto.

 

  1. Alimentos e Nutrição

Estudo dos alimentos em relação as suas propriedades físico-químicas; valor nutritivo; substâncias bioativas; alimentos funcionais; efeito dos aditivos alimentares, embalagens, métodos de conservação e processamento sobre o valor nutricional dos alimentos; atualidades em legislação sanitária; controle de qualidade de alimentos; alimentos orgânicos, transgênicos e características sensoriais; compreensão e reconhecimento dos mecanismos que envolvem a caracterização das condições fisiológicas nos ciclos da vida: gestação e lactação, lactente, pré-escolar, escolar, adolescente, adulto e idoso, inserindo-as nos contextos psicológicos, sociais e econômicos. Análise dos novos conceitos das recomendações nutricionais e sua interpretação.

 

  1. Políticas e Programas de Saúde e Nutrição

O panorama epidemiológico nutricional no Brasil e suas tendências; Diretrizes técnicas internacionais (OMS e OPAS) sobre alimentação e nutrição; Política nacional de Alimentação e Nutrição; Ações setoriais para acesso universal aos alimentos; Garantia da segurança e da qualidade dos alimentos nesse contexto; Monitoramento da situação alimentar e nutricional; Promoção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis; Distúrbios nutricionais e doenças associadas à alimentação inadequada; Alimentação e Nutrição no SUS; Desenvolvimento histórico institucional da área de alimentação e nutrição no Brasil.

 

  1. Bioética

Direito, moral e ética. Princípios gerais da ética/bioética. A bioética e os direitos individuais. A ética em pesquisa; Dilemas éticos frente aos limites ou fronteiras do desenvolvimento científico e biotecnológico contemporâneos.

 

DISCIPLINA OBRIGATÓRIA SOMENTE PARA BOLSISTAS

 

  1. Docência Orientada I e II

Desenvolvimento de atividade de apoio à docência em disciplinas correlatas à área de formação do aluno de Pós-graduação e ministrada no curso de Graduação em Nutrição. As atividades a serem desenvolvidas compreenderão: auxílio ao professor responsável pela disciplina no preparo e ministério de aulas práticas e/ou teóricas; elaboração, aplicação e correção de listas de exercícios, responsabilidade por plantão de dúvidas, aulas de reforço aos alunos das referidas disciplinas e outras atividades correlatas.

 

DISCIPLINAS ELETIVAS

Abaixo a lista de disciplinas eletivas separadas de acordo com as linhas de pesquisa do curso.

 

– Comuns as várias áreas

  1. Redação de Artigos
  2. Bioestatística II

 

– Análise e controle de qualidade de alimentos:

  1. Análise Sensorial de Alimentos
  2. Carboidratos em Alimentos
  3. Ensaios Microbiológicos em leite e derivados
  4. Lipídeos – Análise Instrumental
  5. Microbiologia de Alimentos
  6. Substâncias Bioativas em Alimentos
  7. Proteínas em Alimentos

 

– Clinica e Epidemiologia Nutricional

  1. Antioxidantes nas doenças cardiovasculares
  2. Avaliação Nutricional
  3. Epidemiologia Nutricional
  4. Nutrição Clínica
  5. Nutrição Esportiva
  6. Tópicos em Endocrinologia e Nutrição

 

– Nutrição Básica e Experimental

  1. Câncer: alterações nas vias de sinalização insulina/IGF
  2. Tópicos em Nutrição Experimental
  3. Microbiota Intestinal e Interação com o Hospedeiro Humano
  4. Métodos Experimentais em Nutrição
  5. Bioquímica da Nutrição
  6. Genômica Nutricional
  7. Bases moleculares da obesidade e diabetes
Translate