Dilemas e desafios na valorização de produtos alimentares tradicionais no Brasil: um estudo a partir do Queijo do Serro, em Minas Gerais, e do Queijo Serrano, no Rio Grande do Sul

Santos, Jaqueline Sgarbi

Tomando o caso do Queijo do Serro, em Minas Gerais, e colocando-o em contraste com os processos de valorização em curso do sistema do Queijo Serrano dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, a pesquisa publicada neste livro tem como objetivo geral estudar as tensões, conflitos, possibilidades e contradições acionadas a partir de diferentes ações do Estado brasileiro no que se refere a processos de reconhecimento e valorização de produtos alimentares tradicionais.

Acesse o livro AQUI!

Identidades em rede: um estudo etnográfico entre quilombolas e pomeranos na Serra dos Tapes

Autor: Mauricio Schneider

Este livro, baseado no trabalho de dissertação de mestrado de mesmo nome, propõe-se a refletir sobre relações entre quilombolas e pomeranos na região da Serra dos Tapes, Rio Grande do Sul, Brasil. Os dois grupos viveram processos históricos diferenciados na ocupação da região, os primeiros desvinculando-se do regime escravocrata e os segundos a partir de projetos estatais de colonização. No presente, percebe-se que, no contexto estudado, quilombolas e pomeranos partilham diversos espaços, estabelecendo inúmeras conexões. Na produção de fumo, principal atividade agrícola desenvolvida na região, quilombolas trabalham nas propriedades de colonos pomeranos. Também frequentam as mesmas festas e as mesmas benzedeiras, utilizam os mesmos equipamentos públicos, como escolas e postos de saúde. Ainda, alguns quilombolas aprenderam o idioma pomerano. Este estudo busca, a partir de pesquisa etnográfica, refletir sobre conexões estabelecidas entre os dois grupos, assim como sobre os processos de demarcação de diferenças identitárias.

 

Acesse o livro AQUI!

Financiamento coletivo contínuo: Escola Família Agrícola – EFASUL/RS

A Associação Comunitária Escola Família Agrícola da Região Sul – AEFASUL – tem como objetivo contribuir para a formação de jovens agricultores e suas famílias. A AEFASUL desenvolve, de forma gratuita, o Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Agroecologia, com duração de três anos e meio, em parceria com o IFSul Rio-grandense.

A escola está localizada no Centro de Treinamento para Agricultores da EMATER – RS (CETAC), em Canguçu e conta com uma turma de 25 educandos filh@s de agricultores familiares, assentados da reforma agrária e Quilombolas, muitos em situação de vulnerabilidade social.

A escola não conta com o aporte de recursos públicos ou privados regulares, o que faz com que suas atividades só se mantenham apartir do empenho, dedicação e aporte financeiros daqueles que acreditam nesta proposta.

Incentive a agroecologia, apoie este projeto.

A DESTERRITORIALIZAÇÃO DAS ESCOLAS NO CAMPO DO MUNICÍPIO DE DONA FRANCISCA

O livro oferece uma visão realista sobre o histórico das políticas públicas, especificamente das legislações constitutivas da Educação do/no Campo, demonstrando a lenta e eficaz desarticulação do sistema educacional brasileiro voltado para o meio rural. Os pontos de inflexão dos marcos institucionais, expostos na Constituição Federal de 1988, promoveram uma aceleração no processo de nucleação das escolas rurais em todo o país, concentrando professores e alunos em escolas-núcleo com a utilização do transporte escolar. Neste processo, muitas escolas rurais foram desativadas

Baixar E-book

Resultado Seleção Bolsista LEAA

Acesse aqui o resultado do edital de seleção de bolsista no LEAA.

A(o) bolsista selecionada(o) deverá entregar, impreterivelmente, no dia 02 de maio de 2018 à tarde, na sala 118-LEAA-ICH, a seguinte documentação:
  1. Histórico Escolar atualizado (com média – CRA ou pelo cobalto);
  2. Fotocópia da Carteira de Identidade e do CPF (frente e verso);
  3. Dados bancários: conta corrente e individual (vedada a utilização de conta poupança ou de conta conjunta de qualquer natureza).