E-book  “Territórios, Redes e Desenvolvimento Regional: Desafios e Perspectivas” 

E-book  “Territórios, Redes e Desenvolvimento Regional: Desafios e Perspectivas” –  organizado pelos professores Rogério Leandro Lima da Silveira e Ângela Cristina Trevisan Felippi, do PPGDR-UNISC.
O livro está constituído de onze capítulos elaborados pela conferencista do Seminário, pelos panelistas e por um dos organizadores do evento, alguns desses capítulos tendo agregados na sua produção parceiros de pesquisas dos autores principais. Os temas vão traçando um caminho que se delineia nos desdobramentos da proposta geral do Seminário, e que contemplam os cinco eixos temáticos do evento. A saber: 1) Território e Redes: Aportes e perspectivas teórico-metodológicas no campo interdisciplinar do desenvolvimento regional; 2 – Relações e Contradições entre o Rural e o Urbano no processo de Desenvolvimento Regional; 3 – Redes, Sociedade e Políticas Públicas em contextos regionais; 4 – Redes de Cooperação, Arranjos Produtivos e Desenvolvimento Regional; e 5 – Redes Sociais, Migração e Interculturalidade: Desafios e oportunidades para o desenvolvimento regional.
O livro é um dos profícuos resultados do VIII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, realizado em setembro de 2017, em Santa Cruz do Sul/RS, Brasil. O evento, tradicional na área do Planejamento Urbano, Regional e Demografia (PURD), é promovido a cada dois anos pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGDR-UNISC). 

Dilemas e desafios na valorização de produtos alimentares tradicionais no Brasil: um estudo a partir do Queijo do Serro, em Minas Gerais, e do Queijo Serrano, no Rio Grande do Sul

Santos, Jaqueline Sgarbi

Tomando o caso do Queijo do Serro, em Minas Gerais, e colocando-o em contraste com os processos de valorização em curso do sistema do Queijo Serrano dos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, a pesquisa publicada neste livro tem como objetivo geral estudar as tensões, conflitos, possibilidades e contradições acionadas a partir de diferentes ações do Estado brasileiro no que se refere a processos de reconhecimento e valorização de produtos alimentares tradicionais.

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Identidades em rede: um estudo etnográfico entre quilombolas e pomeranos na Serra dos Tapes

Autor: Mauricio Schneider

Este livro, baseado no trabalho de dissertação de mestrado de mesmo nome, propõe-se a refletir sobre relações entre quilombolas e pomeranos na região da Serra dos Tapes, Rio Grande do Sul, Brasil. Os dois grupos viveram processos históricos diferenciados na ocupação da região, os primeiros desvinculando-se do regime escravocrata e os segundos a partir de projetos estatais de colonização. No presente, percebe-se que, no contexto estudado, quilombolas e pomeranos partilham diversos espaços, estabelecendo inúmeras conexões. Na produção de fumo, principal atividade agrícola desenvolvida na região, quilombolas trabalham nas propriedades de colonos pomeranos. Também frequentam as mesmas festas e as mesmas benzedeiras, utilizam os mesmos equipamentos públicos, como escolas e postos de saúde. Ainda, alguns quilombolas aprenderam o idioma pomerano. Este estudo busca, a partir de pesquisa etnográfica, refletir sobre conexões estabelecidas entre os dois grupos, assim como sobre os processos de demarcação de diferenças identitárias.

 

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Financiamento coletivo contínuo: Escola Família Agrícola – EFASUL/RS

A Associação Comunitária Escola Família Agrícola da Região Sul – AEFASUL – tem como objetivo contribuir para a formação de jovens agricultores e suas famílias. A AEFASUL desenvolve, de forma gratuita, o Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Agroecologia, com duração de três anos e meio, em parceria com o IFSul Rio-grandense.

A escola está localizada no Centro de Treinamento para Agricultores da EMATER – RS (CETAC), em Canguçu e conta com uma turma de 25 educandos filh@s de agricultores familiares, assentados da reforma agrária e Quilombolas, muitos em situação de vulnerabilidade social.

A escola não conta com o aporte de recursos públicos ou privados regulares, o que faz com que suas atividades só se mantenham apartir do empenho, dedicação e aporte financeiros daqueles que acreditam nesta proposta.

Incentive a agroecologia, apoie este projeto.

A DESTERRITORIALIZAÇÃO DAS ESCOLAS NO CAMPO DO MUNICÍPIO DE DONA FRANCISCA

O livro oferece uma visão realista sobre o histórico das políticas públicas, especificamente das legislações constitutivas da Educação do/no Campo, demonstrando a lenta e eficaz desarticulação do sistema educacional brasileiro voltado para o meio rural. Os pontos de inflexão dos marcos institucionais, expostos na Constituição Federal de 1988, promoveram uma aceleração no processo de nucleação das escolas rurais em todo o país, concentrando professores e alunos em escolas-núcleo com a utilização do transporte escolar. Neste processo, muitas escolas rurais foram desativadas

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