JORNADA DE ESTUDOS TERRITORIAIS

O Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais-LEAA, em articulação com as disciplinas de Formação Territorial do Rio Grande do Sul e Formação Territorial do Brasil, dos cursos de Geografia-Licenciatura e Bacharelado da UFPel, promove a Jornada de Estudos Territoriais que, nessa edição, tem como objetivo promover a interlocução de saberes acadêmicos e populares, a fim de provocar a reflexão sobre o processo de organização do espaço geográfico, com ênfase na formação territorial do Rio Grande do Sul, abrangendo várias dimensões das identidades e territorialidades gaúcha. O evento terá como palestrantes-convidados:

Ledeci Lessa Coutinho, ativista e membro do Movimento Negro Unificado, historiadora, mestre em educação pela UFPel, Yaô de Yemanjá, mãe da Kizzy, pesquisadora da construção de identidade de mulheres negras, diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Queiroz, com a palestra intitulada E a territorialidade negra no RS como fica/ Ela existe? Em que condições?”.

Luiz Fernando Mazzini Fontoura, doutor em Geografia, professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando com ênfase em Geografia Agrária e Rural, principalmente nos temas do desenvolvimento rural, geografia rural, pecuária, agricultura, regionalização e pequenas cidades. Com a palestra intitulada “O gaúcho e o seu modo de vida: a formação espacial da Banda Oriental do Uruguai”.

* Inscrições gratuitas no local do evento.

Deixe sua Opinião