“Conversas com o LEAA”: agrobiodiversidade, agroecologia e território

O Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais convida para a quarta edição da Ação de Extensão “Conversas com o LEAA”. Essa edição do evento se articula com a disciplina de Agricultura, sociedade e território, do Programa de Pós-graduação em Geografia, ao propor a discussão sobre os temas da agrobiodiversidade e agroecologia na perspectiva dos processos de territorialização nos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas durante as atividades do evento nos dias 04 e 11 de maio de 2022 às 14 horas.

Local do evento: https://webconf.ufpel.edu.br/b/gia-q2e-46n

VISÕES DO RURAL: UMA EXPOSIÇÃO VIRTUAL COMO PRÁTICA DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

RESUMO

Este relato busca refletir a respeito de experiência de curricularização da extensão, ocorrida a partir da disciplina Antropologia Rural, oferecida em modalidade de ensino remoto, durante o primeiro semestre de 2021, pelo Curso de Bacharelado em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, em parceria com a Escola Família Agrícola da Região Sul – EFASUL. Em tempos de pandemia, a ação extensionista promoveu oficinas sobre técnicas de produção de imagem e vídeo, junto a discentes da EFASUL e da UFPel. O trabalho resultou na elaboração conjunta de uma exposição imagética referente a visões do rural, sediada no site do Museu Histórico da Bibliotheca Pública Pelotense.
Palavras-chave: curricularização da extensão; antropologia rural; relações campo-cidade; pandemia de Covid-19; produção imagética.

https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/22416/pdf

Convite para grupo de estudos. Projeto – Jovens Rurais e a construção de suas identidades: significados rurais e urbanos

PAISAGEM: leituras, significados, transformações. Volume II

Convidamos a assistir: INVENTOS

 

O vídeo aborda as tecnologias desenvolvidas pela família Schiavon na produção agroecológica em sua propriedade, na Colônia São Manoel, no interior de Pelotas, Rio Grande do Sul. Aborda tecnologias sociais, o sistema de agrofloresta e o preparo de compostos biodinâmicos na propriedade, com imagens captadas em 2016 e também em 2021.

Este vídeo é um dos produtos da agenda de pesquisa Saberes e Sabores da Colônia. O trabalho foi conduzido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Alimentação, Consumo e Cultura (GEPAC), em parceria com o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som (LEPPAIS) e o Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais (LEAA).