Voltar para Ensino

Ciclo de palestras sobre a Formação Territorial do RS

Ciclo de palestras sobre a Formação Territorial do RS

Período de Realização: 2019/ em andamento

A proposta se propõe a desenvolver a reflexão sobre o processo de organização do espaço geográfico, com ênfase na formação territorial e socioeconômica do Estado do Rio Grande do Sul. Os condicionantes naturais e humanos, presentes no processo de desenvolvimento regional, são enfocados como marcos referenciais na construção da identidade do Rio Grande do Sul, bem como, os problemas atuais, suas possibilidades de organização, desenvolvimento e integração no cenário do país.

Justifica-se ao abranger as várias dimensões da territorialidade no Rio Grande do Sul, abordadas pelos três módulos de palestras, com enfoques sobre as dimensões da fronteira, espaço agrário e espaço urbano. Assim, permite que os alunos percebam a espacialidade de cada sociedade, tomando como ponto de partida a escala regional, articulando os conteúdos curriculares com as abordagem extraclasse apresentadas pelos palestrantes do evento.

Compreende a formação territorial do Rio Grande do Sul, identificando fatores naturais, étnico-culturais, sociais, econômicos e políticos, atuantes neste processo de organização;