Voltar para Extensão

Regiões Brasileiras: Caracterizações e Identidades

Regiões Brasileiras: Caracterizações e Identidades

Período de Realização: anualmente

A formação do território brasileiro, tendo entre seus pilares de sustentação o colonialismo de Portugal, voltado exclusivamente para o enriquecimento da metrópole, deixou sinais que podem ser facilmente observados, nos nossos dias atuais. Criou-se, por aqui, uma herança excludente e uma sociedade apoiada no caráter autoritário, patrimonialista e escravocrata, produzindo mazelas históricas irreparáveis, como por exemplo, a segregação étnico-racial entre tantas outras desigualdades sociais.
O modelo de formação histórica no Brasil contribuiu, também, nos aspectos culturais, da identidade e da etnicidade brasileira. Além da contribuição dos colonizadores e outros migrantes brancos, indígenas e negros africanos constituíram um dos pilares étnicos de nossa formação social e cultural.
Nesse contexto, o presente projeto pretende oportunizar aos alunos dos cursos de Geografia e Ciências Sociais da UFPel e os alunos da Rede, uma experiência de identificação de características estruturantes da formação do território e sua expansão, através do estudo detalhado das cinco regiões formadoras do território brasileiro (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul). Tratar-se-á de temas especiais que envolvam a sustentabilidade ambiental, direitos humanos e diversidade cultural.
Utilizar-se-á, para o estudo, a observação de características diferenciadoras de ordem física, de relevo, clima, vegetação, bem como as atividades, étnico-culturais e econômico-sociais.

A construção deste projeto busca a promoção da formação integrada entre as turmas de bacharelado e licenciatura do Curso de Geografia e Ciências Sociais da UFPel, os alunos do 5º ano do Instituto Lar de Jesus e o contato com a comunidade externa, bem como a troca de saberes e conhecimentos que contribuam para a realização da Mostra das Regiões Brasileiras: Caracterizações e identidades” que ocorrerá nas dependências do ICH, campus l e II da UFPel. Além disso, pretende-se oportunizar aos discentes experiências de realização de pesquisa bibliográfica e com a comunidade local originárias de outras regiões brasileiras, aprofundando o aprendizado do conteúdo programático da disciplina, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem como um todo.
A experiência pretende ainda auxiliar no processo de integração da comunidade acadêmica com a comunidade local de Pelotas e municípios limítrofes, criando condições que propiciem a interação entre ambas, através da apresentação da Mostra na forma de exposição ao público convidado.