Voltar para Ensino

Pensar o Rural: abordagens da Geografia e do Planejamento Rural

Pensar o Rural: abordagens da Geografia e do Planejamento Rural

Período de Realização: 2017/ 2018

O projeto parte da premissa de que pensar o rural exige a compreensão mais ampla sobre a agricultura e suas relações com o ambiente natural, a partir da identificação dos elementos que conformam o complexo agrário. Pois, a organização do espaço agrário é entendida como resultado da interação entre a ação humana e os condicionantes físicos, ao longo do processo histórico de desenvolvimento social, econômico, cultural e político das sociedades. Diante disso, a proposta contém atividades complementares voltadas para os alunos das disciplinas de Geografia Rural e Planejamento Rural do Curso de Geografia -Bacharelado da UFPel.

Justifica-se ao proporcionar aos alunos o acesso a atividades extracurriculares relacionadas aos conteúdos curriculares das disciplinas de Geografia Rural e Planejamento Rural. As atividades previstas envolvem a interpretação das relações socioespaciais estabelecidas entre o rural e o urbano, entendidas a partir da reprodução dos modos de produção e suas transformações ao longo do tempo, seus conflitos e contradições, os quais se encontram presentes no desenvolvimento do capitalismo no agro brasileiro. Além disso,a atuação de monitor estimula a relação aluno-aluno no processo pedagógico de aprendizagem de conteúdos teóricos e práticos.

Pensar o rural sob diferentes perspectivas teórico-metodológicas, com vistas a ampliar os conhecimentos bibliográficos e práticos relacionados as disciplinas de Geografia Rural e Planejamento Rural