Livro “Memória do sabor e sabor da memória” – ebook acesso livre

 Ebook com acesso livre pela editora da UFS com artigos sobre pesquisadas realizadas a respeito de alimentos e manifestações culturais, no livro intitulado: ” A memoria do sabor e o sabor da memoria:  praticas alimentares, saberes, tradição e segurança alimentar” já está disponível no site da livraria.
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Os artigos reunidos neste livro resultam de incursões no cotidiano e reflexões desenvolvidas nos grupos de pesquisa dos quais os autores fazem parte. A parceria estabelecida entre tais grupos tem suscitado diálogos instigantes e troca de experiências. Assim, as discussões apresentadas revelam múltiplas possibilidades de abordagem sobre uma temática significativa e que têm alcançado visibilidade cada vez mais consistente: as práticas alimentares e as manifestações culturais. Pensar em comida, alimentos e manifestações culturais é pensar em memória, gostos, cheiros, sabores e valores, o que certamente provoca a necessidade de um olhar multidisciplinar. É essa, então, a proposta desse livro: possibilitar ao leitor uma multiplicidade de olhares sobre essas temáticas, que tem ocupado lugar central na contemporaneidade. Os textos apresentados buscam refletir sobre os desafios que estão sendo vivenciados para a manutenção da produção, do consumo, da soberania e da segurança alimentar nutricional, em suas diferentes dimensões, além de manifestações culturais na contemporaneidade. Nessa direção, o livro explora metodologias diversificadas e valoriza essa temática como objeto de estudo, compreendido como essencial nas últimas décadas. A valorização de temáticas envolvendo a produção, consumo e manifestações tradicionais se refere também à valorização de personagens vivos, atuantes, que sob diversos pontos de vista, instigam novos olhares acerca das diferentes formas de saber fazer, modos de vida e de apropriação do espaço. Os artigos apontam resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito da Graduação e de Programas de Pós-Graduação nas seguintes instituições: UFS, UESB, UNILAB, UFRGS e outras. Por meio de diferentes perspectivas teórico metodológicas, os autores desse livro tecem reflexões e análises que abarcam múltiplas possibilidades de pensar e refletir sobre a problemática dos alimentos, da comida e da bebida no cotidiano de sujeitos reais e concretos que constroem o espaço geográfico.

Integrantes do LEAA participam do XIIIº Encontro Nacional da Pós-graduação em Geografia: “a geografia brasileira na ciência mundo”, nos dias 02 a 06/09 de 2019 na USP SP

A profa Giancarla Salamoni coordenou o GT 02 – Agricultura, Desenvolvimento Regional E Transformações Sócio Espaciais e a mestranda Ana Carolina Bilhalva Drehmer (bolsista CAPES), apresentou trabalho no XIIIº Encontro Nacional da Pós-graduação em Geografia: “a geografia brasileira na ciência mundo”, nos dias 02 a 06 de Setembro de 2019 na USP SP.

Durante o evento também ocorreu reunião da Rede de Estudos Agrários – REA – com integrantes dos grupos de pesquisa da Universidade Estadual Paulista (UNESP – Rio Claro/SP), Universidade Federal de Sergipe (UFS – Aracaju/SE) e Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES – Montes Claros/MG).

SABER POPULAR, PRÁXIS TERRITORIAL E CONTRA-HEGEMONIA, por MARCOS AURELIO SAQUET

 

SABER POPULAR, PRÁXIS TERRITORIAL E CONTRA-HEGEMONIA

Autor: MARCOS AURELIO SAQUET

Coleção Território e Práxis Popular

 

Sobre o livro:

O leitor poderá identificar, nesse texto, algumas sínteses analíticas e argumentações que resultam dos processos de pesquisa e cooperação que realizamos desde 1996, notadamente trabalhando com camponeses e cidadãos da periferia urbana. A partir das pesquisas realizadas sobre o território e a questão agrária, bem como das reflexões feitas sobre os procedimentos de pesquisa e, principalmente, com base na nossa práxis de cooperação com as gentes do povo tentamos, nessa oportunidade, avançar um pouco mais na compreensão do processo de colonização feito na América Latina e de uma possibilidade para repensar e refazer a ciência. Por isso, partimos de uma sucinta reflexão sobre a formação dependente e exploradora da América Latina considerando, a partir dessa problemática, a vital importância dos saberes indígenas, afrodescendentes, camponeses e operários para subsidiar e sustentar a possível construção participativa, dialógica, solidária e popular do conhecimento. Portanto, também assume centralidade, na nossa argumentação, a ousadia de tentar contribuir para a produção de uma abordagem territorial descolonizadora centrada na pesquisa/participante-cooperação/participativa, bem como em princípios orientadores da ciência popular, preferencialmente, feita com e para o povo, por dentro e por fora das nossas escolas. Assim, também são fundamentais as noções de territorialidade e temporalidade, juntamente com a práxis cooperada e solidária, participativa e dialógica, num movimento de (in)formação, luta e resistência contra a opressão, a degradação ambiental e cultural, contra o  Estado burguês e a acumulação ampliada do capital. Trata-se, desse modo, de uma descrição analítico-reflexiva a partir do que fizemos e fazemos tentando, cada vez mais, trabalhar com as nossas gentes mais simples e humildes, do rural e do urbano, numa práxis territorial contra-hegemônica.

 

Sobre o Autor: 

Marcos Aurelio Saquet é formado em Geografia com doutorado na UNESP ? P. Prudente. Fez doutorado sanduíche na Università Ca Foscari di Venezia e Pós-Doutorado no Politecnico e Università de Torino – Itália. Foi professor visitante em Universidades da Itália, Colômbia e México. Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, onde ensina nos cursos de graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável. Também é membro da Red Territorio, Actores y Gobernanza América Latina, pesquisador do CNPq e da Red en Gestión Territorial para el Desarrollo Rural Sustentable e do Programa de Investigación Latinoamericano en Gestión para la Soberanía Alimentaria, bem como membro do International Network – Cultural Changes Laboratory, Inequalities and Sustainable Development e do Progetto di Cooperazione Territori, Sostenibilità e Università.

 

6ª Mostra Etnográfica do RS: história e gêneros de vida. 09 Jul 2019

O projeto de extensão “6ª Mostra Etnográfica do RS: história e gêneros de vida” será realizado por meio de exposição audiovisual (painéis, banners, vídeos, objetos, fotografias, culinária, vestimentas, etc…) sobre aspectos da cultura material e imaterial das principais etnias formadoras da sociedade rio-grandense. A Mostra estará aberta para visitação de alunos, professores e comunidade em geral.

O LEAA e a disciplina de Formação Territorial do RS, ministradas pelas profas. Dras. Giancarla Salamoni e Maria Regina Caetano Costa, promoveram o “Ciclo de Palestras sobre a Formação Territorial do RS, em três módulos realizados durante os meses de abril, maio e junho de 2019.

O Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais (LEAA)  e a disciplina de Formação Territorial do RS, ministradas pelas professoras Giancarla Salamoni e Maria Regina Caetano Costa, promoveram o “Ciclo de Palestras sobre a Formação Territorial do RS, em três módulos realizados durante os meses de abril, maio e junho de 2019.

Durante os módulos, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer diferentes perspectivas sobre o território. Na data de 16 de abril, o palestrante prof. Dr. José Ricardo Caetano Costa abordou “O processo de ocupação territorial a partir das águas do sul”. No dia 24 de maio, a palestrante profa. Dra. Renata Menasche apresentou o projeto “Saberes e Sabores da Colônia’ que discute dimensões do rural.  E como fechamento do ciclo de palestras, na data de 11 de junho, a profa. Ms. Luana Pavan Detoni  propôs um olhar multifacetado sobre a  temática das “Cidades Pequenas: território de um devir menor na  Contemporaneidade” e do  projeto “Travessias na Linha de Fronteira Brasil-Uruguay: controvérsias e mediações no espaço público de cidades gêmeas”.

O projeto de ensino “Ciclo de palestras sobre a Formação Territorial do RS” objetivou a compreensão da formação territorial do Rio Grande do Sul, identificando fatores naturais, étnico-culturais, sociais, econômicos e políticos, atuantes neste processo de organização.