O LEAA e a disciplina de Formação Territorial do RS, ministradas pelas profas. Dras. Giancarla Salamoni e Maria Regina Caetano Costa, promoveram o “Ciclo de Palestras sobre a Formação Territorial do RS, em três módulos realizados durante os meses de abril, maio e junho de 2019.

O Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais (LEAA)  e a disciplina de Formação Territorial do RS, ministradas pelas professoras Giancarla Salamoni e Maria Regina Caetano Costa, promoveram o “Ciclo de Palestras sobre a Formação Territorial do RS, em três módulos realizados durante os meses de abril, maio e junho de 2019.

Durante os módulos, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer diferentes perspectivas sobre o território. Na data de 16 de abril, o palestrante prof. Dr. José Ricardo Caetano Costa abordou “O processo de ocupação territorial a partir das águas do sul”. No dia 24 de maio, a palestrante profa. Dra. Renata Menasche apresentou o projeto “Saberes e Sabores da Colônia’ que discute dimensões do rural.  E como fechamento do ciclo de palestras, na data de 11 de junho, a profa. Ms. Luana Pavan Detoni  propôs um olhar multifacetado sobre a  temática das “Cidades Pequenas: território de um devir menor na  Contemporaneidade” e do  projeto “Travessias na Linha de Fronteira Brasil-Uruguay: controvérsias e mediações no espaço público de cidades gêmeas”.

O projeto de ensino “Ciclo de palestras sobre a Formação Territorial do RS” objetivou a compreensão da formação territorial do Rio Grande do Sul, identificando fatores naturais, étnico-culturais, sociais, econômicos e políticos, atuantes neste processo de organização.

Deixe sua Opinião

comentários