FAEM conquista primeiro lugar na Competição Sul Brasileira de Solos

A Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, da Universidade Federal de Pelotas (Faem/UFPel), conquistou o primeiro lugar em equipes e o primeiro lugar individual da 5ª Competição Sul Brasileira de Solos. O evento ocorreu nos dias 14 e 15 de novembro, em São Joaquim – SC.

O grupo Pedologia, do Departamento de Solos da Faem, representou a UFPel. Os integrantes da equipe foram o doutorando Stefan Nachtigall, a doutoranda Mélory Araujo, o doutorando Adão Pagani Júnior, do Programa de Pós-Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água, e o graduando em Agronomia José Vitor Peroba, tendo o professor Pablo Miguel como técnico.

A competição funciona com atividades competitivas, do tipo competição acadêmica, desenvolvidas na área de solos, nas quais os alunos são desafiados a realizarem a identificação e interpretação de solos e suas paisagens. As competições são chamadas de Soil Judging Contest (Concurso de Julgamento de Solos, em tradução livre) e conhecidas no Brasil como competições de identificação e interpretação de solos.

O grupo da Pedologia UFPel competiu com equipes e estudantes da Universidade Federal de Santa Catariana, Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Federal da Fronteira Sul e ganhou o primeiro lugar da competição em equipes. O doutorando Adão Pagani Júnior ganhou o primeiro lugar da competição individual.

A organização da competição foi do Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI).

Fonte: DS/FAEM e CCS/UFPel

Publicado em 22/11/2022, na categoria SOBRE A FAEM.